Escalabilidade Ilimitada com zkSync
Acelerando a adoção em massa de cripto para a soberania pessoal
Prezada Nação Bankless,
Um novo ano se iniciou mas continuamos com a mesma missão: levar conhecimento para mais pessoas.
Por isso, na publicação de hoje traremos um artigo sobre as soluções de segunda camada do Ethereum, focando, principalmente, na zkSync, escrito pelo Ethercast Brasil.
Para aqueles que ainda não conhecem, o Ethercast Brasil é uma fonte de informação dedicada à rede Ethereum e aos avanços do ecossistema Ethereum no geral, trazendo notícias, análises e explicações sobre a rede e suas aplicações.
Se você está interessado em aprofundar seu conhecimento sobre a blockchain do Ethereum e quer ficar por dentro das últimas notícias e tendências do mercado, o Ethercast Brasil pode ser uma ótima fonte de informação para você.
Escalabilidade Ilimitada com zkSync
L1 e L2: qual é a diferença?
Como já abordamos anteriormente, o termo camada 1 (ou L1) é usado para se referir à chain primária, como a rede Ethereum ou Bitcoin. As blockchains de camada 1 determinam as regras gerais dos protocolos e executam as funções de nível básico dos aplicativos construídos sobre elas.
De forma similar, o termo Camada 2 (ou L2) é usado para descrever um aplicativo ou rede que opera no topo da chain de camada 1. Na maioria das vezes, elas são criadas para fornecer soluções de escalabilidade adicionais, assumindo uma parte das tarefas para aliviar o impacto na camada 1, acelerando o tempos da transação e reduzindo as taxas de gás.
zkSync é uma L2, onde L1 é a blockchain do Ethereum.
Construído pela Matter Labs, a zkSync pertence a uma classe de L2s conhecida como zkRollups. Isso significa que a zkSync usa provas criptográficas de “Zero-knowledge” para agrupar e validar com eficiência as transações do Ethereum pela zkSync postando lotes de dados “on-chain” para o Ethereum enquanto executa transações externamente para a camada base do Ethereum.
O design de um zkRollup leva a algo bastante mágico: por meio de efeitos de rede, a zkSync se torna mais barata para os usuários à medida que a atividade em sua rede aumenta. Essa realidade contrasta fortemente com as blockchains tradicionais, que se tornam mais caras quando a demanda por seu espaço de bloco cresce. Como tal, você pode ver por que um recurso como a zkSync é tão promissora como uma possibilidade para escalar o Ethereum!
Hoje, a zkSync é a 7º maior L2 com um TVL de US$ 53 milhões, de acordo com o site de análise L2BEAT. Esse número deve crescer à medida que a zkSync continua avançando em recursos e funcionalidades e mais usuários começam a migrar para os zkRollups, para melhor UX e também para transações mais baratas.
O que é a zkSync 2.0?
A zkSync 2.0 é um rollup Zero Knowledge (ZK) que suporta compatibilidade EVM generalizada para a blockchain Ethereum. O principal benefício da zkSync 2.0 é que os desenvolvedores que criaram dApps EVM podem migrar para a zkSync 2.0 sem esforço e obter taxas de gás significativamente mais baixas e mais transações por segundo enquanto herdam a segurança e a descentralização do Ethereum.
zkSync 2.0 vs Optimistic Rollups
Os Rollups Optimistics, como a Arbitrum e Optimism, utilizam a abordagem optimistic para proteger sua rede. No momento de seu desenvolvimento, eles representavam uma importante melhoria em relação a outras opções disponíveis. No entanto, uma opinião amplamente difundida (incluindo a de Vitalik Buterin) é que os métodos optmistics representam mais uma solução temporária e, a longo prazo, a única solução permanente e verdadeiramente escalável serão blockchains baseadas em Zero-knowledge proof.
- Os Rollups Optimistics sofrem dos seguintes problemas:
Os Rollups Optimistics são garantidos por meio da teoria dos jogos. Este método assume que todas as transações são válidas e, em seguida, utiliza um mecanismo de teoria dos jogos para pagar os participantes para descobrir transações fraudulentas ou inválidas (por exemplo, devido a bugs). A teoria dos jogos nunca é perfeita e, assim como a teoria dos jogos que rompeu com as stablecoins e outros sistemas, simplesmente não se mostra a melhor opção a longo prazo e em escala real para oferecer a segurança que o ecossistema precisa. A zkSync 2.0, por outro lado, baseia-se na matemática, não na teoria dos jogos, para fornecer a certeza absoluta da prova de que cada transação é comprovadamente válida e não fraudulenta.
Métodos Optimistcs levam 7 dias para serem comprovados. O tempo de comprovação está se tornando um recurso cada vez mais importante para os parceiros do ecossistema. À medida em que as necessidades dos parceiros do ecossistema amadurecem, aumentará a necessidade de uma comprovação instantânea. Com métodos optimistics, esse problema de comprovação não desaparecerá. Sempre terá um tempo de comprovação de 7 dias porque os métodos optimistics precisam de 7 dias após o fato para que a teoria do jogo conclua sua fase do desafio. A única maneira de contornar isso é trazer terceiros que forneçam alguma liquidez, mas, novamente, esse é um potencial risco de segurança ao confiar nos provedores de liquidez. Quando a zkSync 2.0 for lançada e estiver à todo valor, ela fornecerá comprovação em horas, mas o time por trás já está trabalhando para que a comprovação aconteça em minutos, e à medida que melhorarem, os tempos de comprovação irão para quase zero e nenhum parceiro precisará alterar nenhum código.
Os Rollups Optimistics não têm nenhum método de escalabilidade além de onde estão agora. Quando os métodos optimistics surgiram pela primeira vez, eles se tornaram populares porque escalaram o Ethereum - (por exemplo, eles permitiram o processamento de 10x as transações no Ethereum sem degradação da segurança e descentralização). O problema é que, embora eles possam escalar o Ethereum em 10 vezes agora, eles não têm mecanismo para ir além de 10 vezes sem degradar a segurança e a descentralização. Em contraste, a zkSync 2.0 é baseada em zero-knowledge proof que possuem características importantes que os métodos optimistics não têm - eles podem hiperescalar.
zkSync 2.0 vs outros zkRollups
Embora todas as blockchains de rollups zero-knowledge compartilhem a tecnologia de provas criptográficas, existem muitas diferenças importantes.
- zkSync versus Starkware.
Quando você compara a zkSync com a Starkware, principalmente o que você vê são duas estratégias divergentes nas quais a zkSync otimiza para ser compatível com o ecossistema, tecnologia e ethos do Ethereum, e que a Starkware otimiza para benefícios teóricos de desempenho ao custo de compatibilidade.
EVM.
zkSync é compatível com EVM, já a Starknet não é compatível com EVM.
Conjunto de ferramentas.
A zkSync é compatível com as ferramentas da rede do Ethereum (toolchain), já a Starknet não é e exige que as pessoas aprendam uma toolchain totalmente nova, centrada em uma linguagem personalizada chamada Cairo.
Ecossistema.
O ecossistema da zkSync funciona naturalmente com todos os conjuntos de ferramentas do ecossistema Ethereum, a Starkware está tentando inicializar um ecossistema totalmente novo com todas as novas ferramentas.
Descentralização.
A zkSync adota a descentralização, tanto no nível de tecnologia quanto no nível organizacional, a Starknet não adota a descentralização.
Código aberto.
A zkSync é totalmente de código aberta, já a Starkware não é de código aberto.
The Big Bang
Quando a zkSync abrir as comportas para o Full Alpha, todos os projetos do ecossistema serão lançados simultaneamente, criando o maior lançamento de Camada 2 na história de cripto. Dos maiores projetos do ecossistema na Web3 a mais de 150 projetos inovadores vindos de fundadores de todo o mundo, o lançamento da zkSync 2.0 será um momento 10 X que acelera a soberania pessoal para todos.
A Camada 3 da zkSync é a Próxima Fronteira
A visão da zkSync para a Camada 3 é que ela seja um ecossistema de blockchains personalizáveis e vinculadas sem necessidade de confiança, alimentados pela zkEVM, aos quais se referem como 'HyperChains'. A camada 3 permitirá escalabilidade ilimitada com personalização ilimitada, resultando em um campo estelar de momentos 10x. Esses momentos atravessam cinco vetores:
Segurança — Sabemos que muitos hacks ocorrem como resultado da fraqueza inerente em pontes não nativas. Na L3 da zkSync toda a interação entre fractal HyperChains ocorre através de pontes nativas resultando em um momento de 10x para segurança.
Desempenho — Com a Camada 2, espera-se aumentos de desempenho de 10 a 100 vezes, mas na Camada 3 o desempenho é ilimitado.
Custo — Os custos de dados são reduzidos exponencialmente na Camada 3, dadas as opções de soluções de disponibilidade de dados.
Facilidade de uso — Espera-se ver muitas melhorias em SDKs, CLIs e até soluções com pouco código/sem código para cada tipo de caso de uso no ecossistema, facilitando a criação de aplicativos.
Composabilidade — O compilador LLVM, não só suporta a linguagem de programação Solidity, mas também qualquer linguagem moderna que cria um aumento de 10x na acessibilidade para desenvolvedores especializados em Rust, C++, Swift, etc.
Com a Camada 3 da zkSync, os desenvolvedores poderão escolher entre 3 opções de disponibilidade de dados, todas usando a mesma infraestrutura de prova para seu projeto. Os desenvolvedores podem escolher seus próprios trade-offs entre preço, desempenho e segurança.
ZKRollup — Escolha isso se quiser ter a segurança total do Ethereum (Bom para DeFi).
zkPorter — Escolha esta opção se quiser um modelo híbrido, onde os dados serão construídos on-chain e off-chain, assim otimizando para ser barato, rápido e seguro (bom para jogos).
Validium — Escolha isso se você quiser o melhor desempenho com um pouco menos de segurança do que o Ethereum (casos de uso ilimitados).
Além das 3 opções de disponibilidade de dados, os desenvolvedores podem personalizar ainda mais seu fractal HyperChain para o seguinte:
Privacidade será totalmente personalizável — Os parceiros do ecossistema poderão tornar seus dados privados (armazenando dados fora da chain).
Tokenomics, alinhando incentivos — Os parceiros do ecossistema poderão ter seu próprio token para proteger Sequencers, Provers, provedores de DA (Data Availability).
HyperBridges — A solução de Camada 3 substituirá pontes não nativas por pontes nativas (ou “HyperBridges”). Isso criará um impacto positivo na segurança e terá o potencial de aumentar a confiança nas pessoas em criptomoedas.
É previsto que a ZKSync irá lançar o primeiro protótipo L3 na testnet, chamado de Opportunity, no primeiro trimestre de 2023.
Conclusão
Acima de tudo, a missão da ZKsync de acelerar a adoção em massa de cripto para soberania pessoal é o que mais importa. Cada decisão que tomam é motivada pelo fato de se verem não como uma empresa B to C, mas sim como uma M to C , onde M significa missão e C não significa consumidor, mas sim o cidadão do novo estado nação.
Aprofunde a sua pesquisa:
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com
É do Ethereum? ou da Ethereum?