Engenheiro se torna seu próprio financiador em primeiro empréstimo DeFi
Tradução do artigo Engineer Becomes His Own Lender in First DeFi Mortgage, originalmente publicado por The Defiant.
“Token.com é o nosso grande parceiro e está chegando forte no mercado brasileiro. Agora você pode ter uma rentabilidade de até 12% a.a naquela sua poupança que está no banco, e melhor ainda, tudo isso em dólar. Clica no card e não perca esse novo jeito de usar DeFi”.
Tradutor: Diego Cabral
Revisor: Brian | nonmaj 🏴
Prezada Nação Bankless,
Era janeiro de 2021 quando a primeira hipoteca DeFi foi aprovada.
Um gerente de engenharia em um protocolo DeFi de ponta, que pediu para permanecer anônimo para manter suas finanças pessoais privadas, pagou em 22 de janeiro seu empréstimo hipotecário com o Commonwealth Bank of Australia, e agora está pagando seu empréstimo imobiliário refinanciado através do protocolo DeFi Notional Finance, que fornece empréstimos a taxa fixa e tinha acabado de vir a público um mês antes dessa operação.
Este desenvolvimento marca um passo importante em um setor muitas vezes ridicularizado por falta de casos práticos de uso além da especulação. O aumento dos protocolos de empréstimos a taxa fixa em financiamentos descentralizados pode atrair usuários que buscam estabilidade em investimentos e empréstimos de longo prazo, tais como hipotecas.
“Sinto que estou no controle total da minha situação”, disse ele. “As pessoas deveriam estar de olho nessas coisas.”
Você pode assinar a newsletter gratuita do The Defiant, em inglês, clicando aqui.
Fora da Caixa das Finanças Tradicionais
O caminho para o que parece ser a primeira hipoteca em DeFi começou no mês passado, quando o mutuário (tomador do empréstimo) buscava refinanciar seu empréstimo imobiliário por meio de um veículo chamado empréstimo compensado, que direcionaria os juros de uma conta poupança para o pagamento de uma hipoteca.
Mas era difícil fazer isso nas finanças tradicionais.
“Os bancos estão sendo muito cautelosos com empréstimos durante este período de incerteza econômica”, disse ele ao The Defiant. Apesar de ele e sua esposa terem sido chamados de “barra de ouro” por um corretor de hipotecas e terem renda e ativos consideráveis, esse engenheiro foi rejeitado por um cartão de crédito básico por quatro anos.
Isto se deve em parte ao fato de que "os bancos não gostam de trabalhadores autônomos", disse ele, explicando porque ele teve que pular por tantos obstáculos para ter acesso ao crédito.
Com esta luta em mente, e ao ler sobre os empréstimos de taxa fixa do Notional no boletim The Defiant de 13 de janeiro de 2021, ele "saltou da cama" para fazer um empréstimo de teste.
Taxas Fixas em DeFi
"O que eu gostei no Notional foi como, ok, ótimo, resolvido! Alguém resolveu este produto de taxa fixa que eu preciso", disse ele, mergulhando nos detalhes de sua missão para se tornar seu próprio emprestador.
Em janeiro de 2021 havia US$ 5,2 bilhões em empréstimos em circulação em DeFi, de acordo com dados do DeBank, com mais de 80% emitidos na MakerDAO e Compound Finance a taxas variáveis. Além do Notional, um número crescente de protocolos DeFi está lidando com o mercado de taxa fixa, incluindo o Yield Protocol, Mainframe e Aave.
O Notional oferece empréstimos a taxa fixa por até seis meses. Os usuários podem depositar WBTC, ETH, WETH, ou DAI, e depois fazer um empréstimo com esses criptoativos como garantia. Ao contrário de como uma casa é dada em garantia em uma hipoteca convencional, no Notional e em outros protocolos de empréstimo baseados em blockchain, a garantia é um criptoativo.
A MakerDAO foi o primeiro protocolo a permitir que qualquer pessoa contraísse empréstimos contra seus criptoativos, mantendo o potencial positivo desses ativos, mas as taxas são variáveis, adicionando risco a empréstimos de longo prazo.
Uma Abordagem Complexa
Foi um processo com várias etapas. Primeiro ele teve que quitar o empréstimo da casa com o banco, para o qual precisava de dólares australianos (AUD). Depois de confirmar que isto era possível, o engenheiro foi ao Notional para pedir emprestado USDC a uma taxa fixa.
Mas, notando que havia um slippage devido ao baixo volume da plataforma ainda em estágio inicial, o mutuário forneceu liquidez de USDC ao protocolo, igual à quantia que ele queria tomar emprestada, a fim de aproveitar suas próprias taxas, e ostensivamente agir como seu próprio financiador, quando ele tomou emprestado na plataforma.
Após adicionar liquidez, o engenheiro adicionou cerca de $1M de garantia ao Notional (como WBTC e ETH), contra o qual ele tomou emprestado aproximadamente $500K de USDC. As taxas de empréstimo para USDC estavam em torno de 6% na plataforma na época. Ele então converteu o USDC em AUD (Dólar Australiano) com um serviço de conversão de cripto em moedas fiduciárias para pagar seu empréstimo ao Commonwealth Bank.
Com isso, o engenheiro se tornou apto a ter o título de sua casa de 3 milhões de dólares.
Vantagens da Garantia em Cripto
A maioria dos mutuários da MakerDAO usa empréstimos garantidos como uma forma de comprar mais cripto, apostando que seus trades superarão os juros e taxas variáveis que teriam que pagar sobre esses empréstimos.
Mas com a instabilidade das taxas de empréstimo em moedas estáveis, o engenheiro precisava de uma opção de taxa fixa para se sentir confortável com o risco de uma hipoteca DeFi-facilitada.
Empréstimos com criptoativos como garantia em vez de uma casa tem vantagens adicionais. A óbvia: o tomador do empréstimo consegue manter sua exposição a cripto em um bull market.
ETH e WBTC também são muito mais líquidos do que uma casa. Se o preço de uma casa sobe, uma pessoa não pode vender parte da casa para pagar a hipoteca. Mas isto pode acontecer com o Notional e plataformas similares. Se as garantias aumentarem de valor, os usuários são capazes de manter sua taxa de garantia, mas também liquidar parte desses ativos para pagar uma parcela do empréstimo, reduzindo os juros totais pagos.
Ele também é capaz de compensar alguns dos custos do empréstimo graças às taxas que ganha com sua posição de provedor de liquidez.
"Tudo isso parece um pouco louco", disse ele, mas a "estrutura complicada serve a duas razões principais". A primeira é que ele consegue "manter minha exposição à cripto sem liquidá-la, em um bull market", disse ele. Se tiver sorte, este tomador de empréstimo espera potencialmente quitar o empréstimo no Notional apenas com os ganhos de cripto.
A segunda razão do engenheiro para colocar suas criptomoedas como garantia, em vez de fazer um resgate para comprar uma casa, é para evitar desencadear um evento tributável. Se ele tivesse vendido seus ativos ele teria que pagar impostos sobre seus ganhos de capital.
É claro que, para poder fazer isso, o comprador da casa teria que ter o suficiente em cripto para oferecer como garantia.
Mercados Tradicionais Fazem Ethereum Parecer Rápida
As pessoas frequentemente lamentam as taxas de gás e os tempos de transação da rede Ethereum. Em comparação com as empresas como a Visa, a Ethereum tem um caminho a percorrer para atingir uma escala semelhante. Porém, em comparação com a papelada envolvida na solicitação de empréstimos, DeFi já pode estar quilômetros à frente.
Não houve necessidade de preencher nenhum formulário ou requerimento para realizar seu refinanciamento. O processo foi baseado em dados pseudônimos na blockchain. O engenheiro até tentou usar a plataforma centralizada de empréstimo cripto BlockFi, mas não conseguiu passar pelo processo KYC porque em sua foto de passaporte seu cabelo estava diferente do atual "visual careca".
"Senti que teria levado meses de requerimentos, encontrando declarações de impostos e extratos bancários para o banco me refinanciar, mas consegui fazer tudo isso em um dia, sob minha própria gestão", disse o tomador do empréstimo. "Eu não conseguia pensar em nenhum lugar na finanças tradicionais onde eu pudesse sentar no meu computador, fazer operações rapidamente nos mercados de empréstimos, e avaliar com facilidade as melhores taxas e decidir fazer isso. E está feito".
Ele rapidamente construiu a estrutura no Notional, da maneira que ele queria, converteu os ativos que pegou emprestado em moedas fiduciárias através de um serviço de conversão para pagar o banco, e cerca de uma semana depois de ter descoberto a plataforma pela primeira vez, seu empréstimo imobiliário estava encerrado.
Riscos Envolvidos
Para ter certeza, embora as taxas sobre empréstimos no Notional sejam fixas, elas são fixadas apenas por seis meses. O mutuário precisará renovar o empréstimo a cada seis meses. Como a taxa de juros é ditada pela liquidez no ecossistema, os custos do empréstimo podem aumentar.
Entretanto, o engenheiro acha que vale a pena o risco, já que se as taxas forem muito altas no Nocional, ele pode ir a outros fornecedores de empréstimos, potencialmente obter um empréstimo temporário de taxa variável, e então retornar ao Nocional se as taxas caírem.
"É um pouco arriscado agora", admite ele, embora seja um risco com o qual ele acredita poder lidar.
Futuramente ele irá ao banco com sua esposa e terá o título de propredade de sua casa. O processo tem sido uma revelação.
"Vejo essas diversas pessoas com suas hipotecas pensando que estão vivendo em suas próprias casas, mas não, na verdade a casa é do banco", disse ele.
"Eu acho que isso é incrível. Devemos ser capazes de ser nossos próprios financiadores".
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
TOKEN.COM
Agora é possível dolarizar sua carteira e ter um rendimento de até 12% ao ano. Tudo isso só com um PIX… Conheça mais sobre a token.com
👉 Acesse o site da Token.com e confira.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbr.com