Empréstimos com NFTs | Metaverso
Existe um ecossistema DeFi esperando para ser explorado: os empréstimos com NFTs
Prezada Nação Bankless,
O setor de empréstimos de NFT é definitivamente uma área em alta nas últimas semanas. Talvez você ainda não tenha se atentado para isso, talvez por não estar muito envolvido com NFT ou por não se envolver com DeFi.
Realmente é algo muito novo e muitas pessoas ainda estão tentando entender o básico desse panorama de empréstimos de NFTs.
Fato é, que projetos surgem todos os dias e as pessoas começam a procurar formas de capitalizar os NFT sem vendê-los.
No artigo de hoje do editorial Metaverso, vamos dar uma olhada nesse cenário e te mostrar caminhos para fazer sua própria pesquisa e se alavancar com posições em NFT!
— Danko
✨ Patrocinador: Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas em seu smartphone! Baixe o aplicativo Nodle Cash e receba o token NODL detectando dispositivos inteligentes e conectando anonimamente com o seu celular.
Empréstimos de NFT
Autor: William M. Peaster
Tradução, revisão e formatação: Guilda de Escrita da Bankless BR DAO (Marcelo Panegali, Gabriella Mena Ogusuku, e Danko8383).
Os principais tipos de empréstimos NFT
Hoje, existem dois tipos principais de empréstimo envolvendo NFTs: projetos de locação de NFT e projetos de empréstimo de NFT.
O primeiro tipo permite aos usuários alugarem seus NFTs para outros, por exemplo, se um tomador de empréstimo quiser obter acesso temporário a uma comunidade protegida por tokens. A reNFT é uma dessas equipes trabalhando neste campo.
O v2 é o coração da reNFT que nos permitirá desbloquear todo o potencial dos aluguéis de NFT através de integrações de parceiros sem garantia!
O segundo tipo, projetos de empréstimo NFT, permite que as pessoas colateralizem seus NFTs a fim de tomar emprestadas criptomoedas contra eles. Abaixo, vou me concentrar nestes tipos de projetos de empréstimo, uma vez que são muito mais comuns e procurados do que os projetos de aluguel atualmente.
Por que usar NFTs como garantia?
Em muitas jurisdições, a venda de um NFT (assim como a venda de criptomoedas) causa um evento tributável. No entanto, tomar empréstimos contra seus ativos, por exemplo, criptomoedas ou NFTs, produz uma renda não tributável nos Estados Unidos, por exemplo. Assim, ao dar um NFT como garantia e ao contrair empréstimos, uma pessoa pode trazer liquidez sem realmente vender seu NFT e desencadear implicações fiscais. Nada mal, certo?
Além disso, algumas pessoas tomam empréstimos contra seus NFTs a fim de conseguir mais fundos para comprar mais NFTs, ou seja, uma espécie de alavancagem.
“Como vocês devem saber, no Brasil o cenário fiscal para DeFi carece de algum entendimento para que seja mais competitivo e desperte interesse dos investidores. Em teoria, os tokens obtidos através do empréstimo deveriam ser calculados para o preço médio (custo total de aquisição) de cada criptoativo”. - Danko
Seguindo a narrativa: a onda NFTfi
O mais antigo e mais popular protocolo de empréstimo NFT é o NFTfi, um projeto de empréstimo NFT peer-to-peer (P2P) onde os usuários emprestam e tomam emprestado diretamente uns dos outros.
No NFTfi, os credores podem ganhar juros fornecendo empréstimos em DAI ou WETH, enquanto os devedores podem ter acesso à liquidez dando garantias aos NFTs permitidos na lista. Os termos de um empréstimo (duração, juros, etc.) são acordados pelas contrapartes, e o NFT em garantia é entregue ao credor se ocorrer inadimplência.
Outras plataformas P2P de empréstimo NFT
AbraNFT - um projeto de empréstimo da NFT construído pela Abracadabra Money.
Arcade - um projeto de empréstimo NFT construído sobre o Protocolo Pawn, um sistema de infraestrutura NFT.
Tradução: A Arcade v2 está surgindo no horizonte! 👾
Com mais tipos de empréstimo, maior funcionalidade e uma melhor IU, o novo Arcade impulsionará a DeFi & NFTs e permitirá liquidez para a próxima classe de ativos de trilhões de dólares.
Para a linha do tempo e destaques sobre a v2, leia em 🧵👇
Abordagens alternativas de empréstimos NFT
Os empréstimos P2P não são a única maneira de facilitar os empréstimos NFT.
O protocolo de empréstimos JPEG'd foi pioneiro em posições de dívida não fungíveis, ou NFDPs (non-fungible debt positions).
Ao invés de, por exemplo, você fazer o staking de ETH para pegar empréstimo em DAI (stablecoin), os NFDPs permitem que você deposite um CryptoPunk para emprestar a stablecoin PUSD do JPEG'd. O projeto usa oráculos da Chainlink para buscar e manter o preço on-chain de suas garantias NFT.
Outra abordagem de empréstimo NFT que tem crescido muito ultimamente é o modelo peer-to-pool.
Esses tipos de projetos implicam em credores servindo como provedores de liquidez (LPs) que fornecem ETH para pools de liquidez, das quais os tomadores de empréstimos podem tomar emprestado através da primeira colateralização dos NFTs.
Por exemplo, considere o caso da BendDAO, um projeto de empréstimo peer-to-pool que aceita NFTs de primeira linha como Azukis, Bored Apes, CryptoPunks, CloneX e Doodles como garantia.
Outros projetos peer-to-pool para pesquisar
DropsDAO — “Empréstimos instantâneos para JPEG, NFT, e ativos do metaverso”.
Fluid — “Justo. Instantâneo. Protegido. Empréstimos garantidos por NFT”.
Pine — “Empréstimos garantidos por NFT sem permissão e financiamento NFT”
Comparando P2P vs. NFDPs vs. peer-to-pool
Os modelos de empréstimo P2P, NFDP, e NFT peer-to-pool têm seus respectivos prós e contras.
Prós do P2P
Mais adequado para lidar com NFTs mais raros, uma vez que as contrapartes podem personalizar os termos que levam em conta características raras;
A liquidação, ou inadimplência, só ocorre quando o mutuário não paga (ao invés de preços mínimos em queda, etc.);
O formato de depósito direto mantém a lógica simples de contratos inteligentes.
Contras do P2P
Os empréstimos podem levar mais tempo, pois dependem de encontrar credores dispostos;
Os rendimentos dos empréstimos não são instantâneos ou constantes, mas dependem da adesão dos empréstimos.
Prós do NFDP
Apoia-se na estruturação de dívida colateralizada como garantia (CDP)
Contras do NFDP
A queda do floor-price pode levar a posições de dívida sub-colateralizadas e, portanto, a liquidações;
Oráculos personalizados que ainda não foram muito testados;
Opções de colaterais limitadas (por enquanto).
Prós do modelo peer-to-pool
Os mutuários podem ter acesso a empréstimos instantaneamente;
Os credores podem ganhar rendimentos imediatamente em seus depósitos de ETH.
Contras do modelo peer-to-pool
Tokenomics mais complicados;
Lógica mais complicada de contratos inteligentes;
Opções de colaterais limitadas (por enquanto).
Tem mais!
O cenário de empréstimos NFT avançou muito desde o ano passado, e parece que crescerá muito mais em um futuro próximo. Veja abaixo os projetos "Não Lançados" a partir de 1º de maio de 2022:
Diante disso, espere uma atividade mais intensa em torno dos empréstimos NFT num futuro próximo. Outra coisa para se manter atento são as inovações, como as pontuações de crédito NFT, que podem abrir caminho para novos tipos de possibilidades de empréstimos com tecnologia dos NFT!
Biografia do autor
William M. Peaster é um escritor profissional e criador do Metaversal - um boletim informativo Bankless focado no surgimento de NFTs na economia cripto. Recentemente ele também tem contribuído com conteúdo para a Bankless, JPG, e outros!
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
NODLE CASH
Conheça a Nodle, nossa nova parceira dessa Jornada Bankless. Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas em seu smartphone, basta baixar o aplicativo Nodle Cash. A Nodle vem com a proposta de desenvolver a Internet das Coisas (IOT) e, ao baixar o app, ele detectará sensores e dispositivos inteligentes e, eventualmente, conectará a eles anonimamente. Em troca, o usuário recebe o Nodle Cash, também conhecido como token NODL.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO e fale conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Post Original: NFT lending 🔥
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com