EIP-5988 a postos para melhorar a compatibilidade de ZK-Rollups com a Ethereum
Vitalik enfatiza a necessidade de estabilidade da Ethereum Virtual Machine (EVM).
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje, apresentamos a tradução do artigo EIP-5988 Poised To Improve ZK-Rollups’ Compatibility With Ethereum, originalmente publicado em The Defiant.
Você pode assinar a newsletter gratuita do The Defiant por este link.
Se quiser acompanhar o The Defiant em português, inscreva-se na newsletter brasileira:
— Nação Bankless
EIP-5988 a postos para melhorar a compatibilidade de ZK-Rollups com a Ethereum
Vitalik enfatiza a necessidade de estabilidade da Ethereum Virtual Machine (EVM).
Por: Samuel Haig
Em um desenvolvimento que pode reduzir os custos de escalabilidade da Ethereum, um novo plano para melhorar a interoperabilidade entre a Máquina Virtual Ethereum (do inglês, Ethereum Virtual Machine, EVM) e os ZK-rollups se mostra promissor.
A proposta, conhecida como EIP-5988, planeja alterar a EVM, o mecanismo central de contratos inteligentes da Ethereum. Isso melhoraria a compatibilidade entre a máquina virtual e os ZK-rollups, reduzindo os custos para escalar soluções baseadas em zero-knowledge (conhecimento-zero).
A proposta implementaria a mesma função de hashing usada pelo algoritmo de hash Poseidon, projetado para otimizar a eficiência dos sistemas baseados em ZK-proof. A atualização também permitiria uma maior interoperabilidade entre a EVM e uma variedade de algoritmos de hashing.
“O Poseidon é um dos algoritmos de hashing mais eficientes que podem ser usados neste contexto”, conforme colocado na proposta. Além disso, é compatível com todos os principais sistemas de consenso. Isso o torna um bom candidato para uma pré-compilação, que pode ser usada por muitos ZK-Rollups diferentes.”
O Poseidon é atualmente usado por várias das principais equipes de Layer 2, visando a escalabilidade da Ethereum, incluindo StarkWare, Polygon e Loopring.
Nos últimos dois anos, os rollups de segunda camada surgiram como a principal solução para escalar o Ethereum. Os rollups funcionam agrupando transações na Camada 2, e depois enviando-as em lotes para verificação final na mainnet (rede principal) da Ethereum, compartilhando as taxas associadas entre todas as transações contidas em cada lote.
Optimistic Rollups
Arbitrum e Optimism, duas redes de rollups "otimistas", atualmente têm uma participação dominantes de Camadas 2 do Ethereum, representando juntas 81% do TVL (valor total bloqueado) do mercado, segundo o site L2Beat. Elas também são, respectivamente, a quarta e quinta maiores redes de contratos inteligentes, ficando atrás da Ethereum, BNB Chain e Tron.
Em comparação com as soluções baseadas em ZK, os optimistic rollups possuem melhor compatibilidade com a EVM, mas não são tão escaláveis. Isso significa que os desenvolvedores conseguem levar seu código da rede principal do Ethereum para um optimistic rollups com facilidade, o que não ocorreria no caso de ZK rollups, baseados em consenso por meio de zero-knowledge proofs.
No entanto, quando as redes baseadas em ZK desbloquearam maior compatibilidade com a EVM, elas podem superar os optimistic rollups devido à sua escalabilidade, velocidade e privacidade aprimoradas.
EIP-5988
Em 5 de janeiro, o EIP-5988 foi apresentado durante uma chamada All Core Devs pela primeira vez. A chamada ACD é uma reunião quinzenal na qual os principais desenvolvedores do ecossistema Ethereum discutem futuras atualizações para o protocolo.
A proposta foi apresentada por Abdelhmaid Bakhta, líder de exploração da StarkWare e um dos autores do EIP-5988.
“O Poseidon é uma função com hash amigável ao ZK”, disse Bakhta. “Isso o torna muito eficiente em contextos ZK e permitiria muitas aplicações interessantes.”
Bakhta também enfatizou o alto custo associado a ZK-rollups gerando provas de armazenamento, atribuindo o problema à falha da Ethereum em oferecer funções de hash amigáveis a ZKs.
Desenvolvedores clamam cautela
Alguns pesquisadores acreditam que a proposta deve ser explorada com cautela, alertando contra atualizações precipitadas na EVM.
Dankrad Feist, pesquisador da Fundação Ethereum, alertou que a pesquisa sobre a função de hash proposta é “prematura” e que o código poderia representar riscos de segurança imprevistos.
“É um pouco cedo para consagrar qualquer função aritmética de hash na EVM porque... existem preocupações com a segurança”, disse Feist. "Nós simplesmente não sabemos o suficiente sobre elas ainda."
Ao falar sobre outro assunto durante a ligação, Vitalik Buterin, co-fundador da Ethereum, pediu aos desenvolvedores que minimizem as mudanças na EVM da Ethereum sempre que possível, argumentando que a Ethereum deve fornecer um ambiente estável para os desenvolvedores.
“Aplicativos são escritos no código da EVM, e se a EVM muda, esses aplicativos não conseguem mudar”, disse Buterin.
A falta de interoperabilidade entre os ZK-rollups e a EVM provocou uma corrida entre as principais equipes L2 para lançar o primeiro zkEVM em 2022. Polygon, Matter Labs e Scroll estão trabalhando em testnets privadas para implantar rollups baseados em zkEVM.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com