A EIP 1559 foi aprovada para o hard fork de Londres em Agosto.
Pra quem não sabe, a EIP 1559 é conhecida como o “mecanismo de queima do ETH” ou o “motor de escassez do Ether”. O mecanismo de queima é o que gera toda a atenção e empolga em torno da implementação, já que queimar ETH implica um aumento na escassez do ETH enquanto mais dele é queimado em taxas de transação.
Porém, este é apenas um aspecto da EIP — há outros benefícios cruciais e não-monetários que a implementação traz.
É sobre alinhar o crescimento do Ethereum ao povo que protege a economia do Ethereum. É sobre sustentabilidade a longo prazo. É sobre produzir um sistema que dure por gerações porque o construímos corretamente.
Mas primeiro, o começo.
O que é um EIP?
Um ‘EIP’ é a sigla em inglês para uma “Proposta de Melhora do Ethereum (Ethereum Improvement Proposal)” , que segue dos BIPs do Bitcoin, que vem de “Proposta de Melhora do Bitcoin (Bitcoin Improvement Proposal)”.
No desenvolvimento de software de código aberto, qualquer pessoa pode escrever código e adicioná-lo a um repositório. Mas incluir novo código no que é canonicamente conhecido como ‘Ethereum’ requer a aprovação de desenvolvedores no centro do Ethereum, por ex. pessoas que gerenciam o repositório do Ethereum no Github.
O fluxograma a seguir detalha como ocorrem as mudanças na Ethereum atualmente
Um EIP é como um projeto de lei. Ele tem que passar pelo processo de inclusão para que o EIP se torne a lei da terra no Ethereum.
Eles são propostos, avaliados, editados, testados e incluídos (ou não).
EIP 1559
A EIP 1559 é provavelmente a maior atualização a qualquer sistema criptoeconômico na história. Não só porque muda a política monetária do segundo criptoativo mais valioso do mundo, o ETH, mas porque é uma mudança de paradigma em como um sistema criptoeconômico escolhe incluir transações em seus blocos.
O EIP 1559 parece a metáfora do cego e o elefante:
Dependendo da perspectiva, o EIP 1559 faz coisas diferentes:
1. Estabelece o “Preço de Mercado” para Inclusão das Transações
O EIP 1559 usa um mecanismo parecido com o ajuste de dificuldade de prova de trabalho do Bitcoin para automaticamente achar um equilíbrio dinâmico para preços de gás. A dificuldade de minerar um bloco de Bitcoin automaticamente aumenta quando blocos de Bitcoin são achados mais rápido que um bloco a cada 10 minutos, e diminui quando blocos são minerados mais devagar do que 10 minutos.
É assim que os blocos de Bitcoin mantêm uma média de 10 minutos, e esta função é embutida diretamente no protocolo do Bitcoin.
O EIP 1559 faz a mesma coisa, mas com o preço para inclusão das transações.
O EIP 1559 muda o Ethereum para ter o dobro do tamanho do espaço nos blocos, mas aí o objetivo é que os blocos estejam apenas 50% cheios. Com o tempo, o tamanho dos blocos do Ethereum será normalizado para ter o exato mesmo tamanho que possuíam antes, mas essa capacidade extra permite flexibilidade com inclusão em transações.
Se blocos de Ethereum estiverem mais que 50% cheios, então os custos de gás para inclusão aumentam. Se blocos estiverem menos que 50% cheios, os custos de gás para inclusão diminuem.
Isto cria a possibilidade de eliminar um passo inteiro no processo de fazer uma transação: determinando o preço do gás.
Enquanto os cripto nativos e usuários avançados de DeFi estão acostumados a fazer o gerenciamento dos custos de gás, o processo de entender como selecionar uma taxa de gás é um dos maiores obstáculos que impedem a adoção de cripto. É difícil demais fazer com que a maioria das pessoas fiquem confortáveis com isso.
O EIP 1559 é uma melhoria da experiência em como fazer uma transação na Ethereum.
2. Mitigando o Valor Extraível do Minerador (MEV)
O Valor Extraível do Minerador (MEV - Miner Extractable Value) refere-se à quantidade de lucro que mineradores podem extrair por reorganizar e proibir transações on-chain. Estes que têm o poder para organizar transações (Mineradores em PoW, stakers em PoS) têm a habilidade de organizar as transações da maneira mais lucrativa para eles mesmos.
Às vezes, blocos no Ethereum têm recompensas de taxas que são muito maiores que a emissão do ETH. Isto é porque robôs de arbitragem entram em guerras de lances para extrair alguma quantidade de arbitragem do Ethereum. No fim, estes lances vão para às mãos dos Mineradores, porque os esses robôs darão lances em quantidades de ETH que vale mais do que o lucro sobre a operação de arbitragem
Isto desestabiliza a blockchain. Se o bloco N tem 30 ETH pagos em recompensas, 2 ETH da emissão de ETH, e 28 ETH de taxas, então o Ethereum não será estável por mais 14 blocos. Todos os mineradores são incentivados a não minerarem na cadeia mais longa, pois economicamente falando faz mais sentido para eles tentarem re-minerar o bloco de recompensa de 30 ETH para reivindicar a taxa para si mesmos.
O EIP 1559 conserta esta instabilidade queimando todas as recompensas de taxa de ETH pagas aos mineradores, reduzindo muito o incentivo a tentar re-minerar um bloco mais antigo, após novos blocos já terem sido propagados.
3. Pressão Deflacionária no ETH
Enquanto os mecanismos acima são atualizações fantásticas ao Ethereum, o EIP 1559 é famoso por seu impacto na agenda de reserva do ETH, a moeda nativa do Ethereum.
O EIP 1559 liga formalmente o crescimento da economia do Ethereum à escassez do ETH, o ativo.
A política monetária do Ethereum é “Emissão Mínima Viável”. ETH suficiente será emitido para garantir segurança suficiente ao Ethereum, e não mais do que isso. O EIP 1559 é um mecanismo que permite que o Ethereum reivindique ETH gasto, e reduza a emissão líquida do Ether como função da demanda para transacionar no Ethereum.
O EIP 1559 queima o ETH gasto em uma taxa de transação. Aquele ETH é retirado da oferta. Sob Proof of Stake (PoS), o custo para atacar o sistema é uma função do quão escasso o ativo é. Sob o EIP 1559, o ETH se torna mais escasso, já que toda transação no Ethereum queima alguma quantidade de ETH. O EIP 1559 torna o Ethereum mais seguro.
Como o ETH é mais escasso devido à pressão deflacionária do EIP 1559, assim fazemos do ETH um ativo mais valioso. Se a reserva de ETH abaixa devido ao EIP 1559, então logicamente segue que o valor do ETH aumenta. Oferta e demanda.
Mas há um efeito sinergético acontecendo aqui. Se o EIP 1559 faz do ETH mais valioso, significa que o Ethereum não precisa emitir tanto ETH para alcançar o mesmo nível de segurança.
O EIP 1559 não só cria uma força deflacionária no ETH queimando taxas de transação, mas também cria a possibilidade de reduzir emissão de ETH como recompensa de bloco. Se emitimos 2 ETH por bloco a 10 mil reais por ETH, então podemos alcançar o mesmo nível de segurança emitindo 1 ETH por bloco a 20 mil reais por ETH.
Queimando ETH hoje, reduzimos a necessidade de emitir ETH amanhã.
O Ethereum está gerando uma quantidade imensa de taxas (que já chegou a cerca de 15 milhões de dólares em um dia). Sob o EIP 1559, 15 milhões de dólares em queima de ETH viram uma quantidade adicional de emissão menor de ETH no futuro, segundo a política monetária de “Emissão Mínima Viável”.
4. Ligando o ETH ao Ethereum
O EIP 1559 liga formalmente o ETH (o ativo) ao Ethereum (a rede). Faz isto de uma forma que devolve o valor da economia do Ethereum às mãos das pessoas que mais são alinhadas com seu bem-estar: Holders de ETH.
O Ethereum como economia é protegido e mantido por holders de ETH. Aqueles que acreditam no valor do ETH são aqueles que o compram e mantém, e o protegem do risco. O EIP 1559 recompensa estes indivíduos que enfrentam o risco do Ethereum e o protegem de ataques.
Com o EIP 1559, o PIB do Ethereum é formalmente capturado pelo ETH, e o valor da economia do Ethereum é devolvido às mãos daqueles que protegem a rede de ataques.
Isto é apenas boa arquitetura de mecanismos.
Para mim, a inclusão bem-sucedida do EIP 1559 ilustra o balanço entre inovação centralizada de pesquisadores e desenvolvedores de Ethereum, a comunidade descentralizada que é capaz de identificar uma boa atualização quando veem uma, e apoiá-lo em alto e bom som até que ela seja incluída.
Isto ilustra que humanos podem identificar coisas boas, coordenar ao redor delas de maneira descentralizada, e materializá-la na existência.
Este é um sinal positivo para o futuro.
Eleve o seu nível de conhecimento em cripto com o programa completo do Bankless Brasil. Garanta o seu POAP customizado, dentre outros benefícios. Assine agora e aproveite a promoção de inauguração.
Leia nossos últimos artigos 📖
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
Post Original: https://newsletter.banklesshq.com/p/eip-1559-on-the-horizon-market-monday
- Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
- Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.