É assim que Wall Street se torna Obsoleta
WSB quer destruir o Sistema Financeiro Antigo; DeFi quer construir um novo
Tradução do artigo This is How Wall Street Becomes Obsolete, originalmente publicado por The Defiant.
Tradutor: Diego | ChippiEth
Revisor: Brian | nonmaj 🏴
Prezada Nação Bankless,
Há cerca de um ano as ações da GameStop (GME) foram para a lua. Assim como as dos cinemas AMC (AMC), da Nokia (NOK), da BlackBerry (BB), e talvez até da Bed Bath & Beyond (BBBY) — basta perguntar aos ‘shitposters’ do r/wallstreetbets (WSB) no Reddit.
A saga WSB foi uma fascinante caixa preta para qualquer pessoa interessada em finanças (ou redistribuição de riqueza), e se concentrou em torno de um ethos anti-institucional que tem muitos paralelos com DeFi. A comunidade DeFi pode até ser capaz de tirar uma ou duas lições dos memelords da WSB — e vice versa.
Você pode assinar a newsletter gratuita do The Defiant, em inglês, clicando aqui.
O Enredo
Antes de entrarmos na conexão DeFi, aqui está um resumo do que aconteceu:
A velha guarda da grande bolsa de valores ficou em histeria por causa de uma comunidade de traders varejistas do Reddit, muitos sem qualquer experiência prévia de investimento e operando exclusivamente com o aplicativo RobinHood, que travaram uma verdadeira guerra contra os ‘short-sellers’ institucionais que apostavam em um bear market.
Os short sellers (vendedores a descoberto) tomam emprestadas as ações de uma empresa com a expectativa de que essas ações logo cairão de valor. Eles vendem imediatamente as ações emprestadas, esperam que o valor das ações caia, e então compram as ações de volta ao preço mais baixo para repagar a quem quer que tenham tomado emprestado e lucram com a diferença. Se o valor subir, o vendedor a descoberto será obrigado a recomprar as ações a um valor maior, empurrando o valor das ações ainda mais para cima.
O Inimigo Público nº 1
Os membros da WallStreetBets normalmente vêem os profissionais de Wall Street como predadores gananciosos. Os short sellers, que capitalizam as falhas de outros, são o inimigo público número um. Alimentados por este desdém pelas principais instituições, alguns membros da WSB elaboraram uma estratégia.
“Se um número suficiente de membros da comunidade WSB comprassem uma ação muito em baixa, a demanda e o preço subiriam, e os vendedores a descoberto se dariam muito mal, se vendo obrigados a vender por preços ridiculamente inflacionados. Além disso, qualquer pessoa da WSB que comprasse essas ações em baixa poderia vender no auge para obter lucros maciços”.
A comunidade WallStreetBets, que se declara como "a 4chan encontrou um Terminal Bloomberg", tem sido historicamente um espaço para investidores amadores brincarem sobre negócios arriscados envolvendo ações (nos quais eles muitas vezes perdem dinheiro). Os membros "YOLO" geralmente se vangloriam de aplicar dinheiro em empresas de baixo desempenho, enquanto ironicamente fingem que essas empresas têm perspectivas brilhantes de futuro. Então, quando um usuário que passou por u/DeepFuckingValue postou sobre a compra de $50.000 de ações da GME em 2019, a WSB se tornou conhecida.
A nostalgia GamesStop
Considerando que muitos membros da WSB são ‘millennials’ (ou mais jovens), a GameStop — um alvo comum para os short sellers que simultaneamente tem fortes laços de nostalgia para o público gamer mais jovem — pareceu ser o cavalo perfeito para ser seguido.
Os membros da WSB identificaram 29 de janeiro de 2021 como o dia de vencimento de muitos contratos de vendas a descoberto da GME, incluindo aqueles detidos pelos grandes hedge funds Citron Research e Melvin Capital. Em novembro de 2020, muitos membros do WSB haviam investido fortemente na GME.
No início de novembro, a GME estava abaixo de US $11. No início de 2021, a GME estava acima de US $17. Em 13 de janeiro, a GME havia subido para mais de US $30. O ímpeto continuou aumentando à medida que o preço subiu para US $65 no dia 22, US $147 no dia 25, US $347 no dia 25. Veja no gráfico abaixo:
5 Bilhões de dólares de Perdas
Como resultado, os vendedores a descoberto da GME perderam mais de $5B. A Melvin Capital chegou perto da falência. Ninguém sabia exatamente o que iria acontecer a seguir, e era provável que alguns ‘fronteiristas de trens atrasados’ também ficassem segurando parte da bolsa. Mas u/DeepFuckingValue manteve seu investimento de US $50.000 desde novembro de 2019, e em janeiro de 2021 chegou a ter US $50M em GME.
Durante o mês de janeiro de 2021, as ações da AMC aumentaram de US $2 para US $19, NOK passou de US $1 para US $6, e BB passou de US $6 para US $25. Até o BBBY subiu de US $18 para US $52.
Pancada Forte
Assim como os ‘early adopters’ de BTC e ETH, algumas pessoas ficaram muito, muito ricas. E assim como alguns recém-chegados perderam muito dinheiro no bear market de cripto ativos de 2018, algumas pessoas provavelmente terão um duro choque de realidade.
O mais importante, porém, é que a WSB deu um duro golpe no mundo das finanças institucionais. Se um bando de traders medianos, jovens e não-profissionais podem se unir no Reddit e fazer piada sobre o mundo financeiro convencional, então claramente seu poder centralizado não está mais seguro.
Apoio da Comunidade
Neste sentido, a comunidade DeFi e a comunidade WSB estão na mesma página. Quando se trata da energia geral, no entanto, ambas as comunidades sentem-se muito diferentes. Claro, ambas estão cheias de memes, de shitposts e de linguajar próprio que pode alienar os forasteiros. Mas a comunidade WSB se sente muito mais acolhedora e solidária com seus membros do que a comunidade cripto.
Para ter certeza, os membros da WSB ainda discutem sobre quais são as melhores ações, e qualquer um que não seja all-in na GME corre o risco de ser considerado um cúmplice das corporações. Mas em geral, a WSB é um lugar onde todos querem que todos sejam bem-sucedidos e quando alguém é bem-sucedido, todos ficam felizes por eles, independentemente de terem ou não participado da aposta bem-sucedida.
Contraste isso com a comunidade cripto e a DeFi, nas quais há uma luta interna é constante.
DeFi & WSB: Raiva compartilhada, mas paradigmas diferentes
Cripto pode aprender alguma coisa com a atuação unificada de r/wallstreetbets no caso do ‘short squeeze’? Certamente, o grau de coordenação social envolvido é algo que o espaço como um todo aspira, mas muitas vezes fica aquém das expectativas.
Um ‘post’ no Reddit em r/cryptocurrency (que, como r/wallstreetsbets, ostenta mais de um milhão de assinantes) intitulado, “Pergunta sincera: por que a comunidade cripto não pode se reunir e agir como a comunidade r/Wallstreetbets agiu esta semana?” mostra a frustração da comunidade de ativos digitais.
Short Squeeze insuficiente
Algumas respostas sugeriram que não existe nenhum token em cripto com o tipo de pressão de venda a descoberto (shorteado) que existia em relação as ações da GME. De acordo com a FinViz, no momento em que o WSB executou seu plano as ações da GME tinham uma taxa flutuante de 140% (pressão vendedora), o que significava que os corretores emprestaram mais ações da GME a compradores a descoberto do que as ações disponíveis.
Cripto pode não ter ‘shorts’ (pressão de venda) suficientes para se usar a mesma estratégia. Mas isso não se aplica a uma questão mais ampla. Não se trata de alcançar esta estratégia financeira específica; trata-se de se coordenar e de apoiar outros membros da comunidade.
Short Squeeze insuficiente
Uma thread de um usuário do Twitter chamado Bleeded Shiller adotou um ângulo diferente para enumerar as diferentes facções de cripto, desde os “shillers”, até os “maximalistas” e os “religiosos”.
As principais facções identificadas, segundo o autor do tuíte:
A Religião: aqueles que representam seus ativos como uma religião, forçando você a reconhecer uma altcoin como o único Deus verdadeiro. Você tem que se unir a eles ou então enfrentará seu descontentamento. Argumentar contra isso? Você será excluído e atacados por um exército de outros zelotes.
As Superestrelas do Dinheiro: eram muito famosos até o bear market de 2017. Eles adoram suas altcoins, mas sofrem a dor de amargar prejuízos severos com elas até hoje. De que forma eles superam isso? Atacando você. São o tipo que tem o pavio mais curto.
O Torcedor de Cripto: trata seus ativos como uma equipe esportiva. Torce por eles sem fim por qualquer novidade/atualização. Usa múltiplos perfis para espalhar a palavra. Critica todos os outros projetos em que não investe e vê todos como um rival, porque isso é o que fazemos no esporte.
O Shiller: colocar algum material envolvente e educativo? O SHILLER NÃO QUER SABER. Ele está aqui para copiar e colar alguma propaganda de sua altcoin para tentar angariar uma nova onda de novatos despreparados que pensarão que aquilo é a próxima grande novidade. Nem se envolva com eles.
O Maximalista: passa os dias conversando sobre todos os outros projetos que não são aqueles em que investe. Historicamente, este tem sido feito por quem tem XRP, Link Marines e BTC maxis. Impossível ganhar uma discussão, pois tudo termina com "Espere e veja mano".
Tensões entre desenvolvedores e traders, capitalistas de risco e desenvolvedores, capitalistas de risco e traders, também surgiram, assim como numerosos conflitos, alguns de necessidade questionável, sobre as especificações técnicas e da resistência, à época, do EIP-1559 pelos mineradores de Ethereum.
Similaridades Superficiais
Olhando com mais atenção, parece que as semelhanças entre as duas comunidades "degeneradas" não vão tão fundo. A DeFi representa os esforços para construir um novo sistema financeiro. A WSB quer queimar o antigo, ou no mínimo, vencê-lo em seu próprio jogo.
Em um jogo simples com um vilão facilmente identificável, a unidade é fácil. É a WSB contra Wall Street.
Mas, a DeFi, como uma indústria inovadora, enfrenta o desafio mais nebuloso de superar inúmeros obstáculos técnicos e regulatórios, à medida que o espaço tenta evoluir para algo que uma pessoa seguindo o ethos da WSB poderia eventualmente abraçar.
Comunidade diversificada
A DeFi não é uma simples comunidade de desenvolvedores. Se fosse, talvez pudesse alcançar a unidade da WSB. Mas a DeFi envolve comerciantes, capitalistas de risco, idealistas, e talvez o mais importante, desenvolvedores, dos quais nasce muito conflito.
E este é apenas um nicho. Desafios e vilões são diferentes para outras sub comunidades dentro do mundo cripto: Bitcoiners, Ethereans, Link Marines, XRP Army — todos eles têm visões e objetivos diferentes do mundo.
Como diz o velho ditado, é mais fácil destruir do que criar.
DeFi é um Sistema Financeiro Melhor
Talvez o cripto Twitter pudesse aprender uma lição da comunidade WSB, mas se os traders em ambos os mundos estão, em última análise, procurando o melhor ecossistema para colocar dinheiro para trabalhar, então a WSB deveria dar uma olhada nas finanças descentralizadas.
A DeFi é, em sua essência, aberta, não-custodial, transparente e descentralizada. Suas transações não podem ser bloqueadas e, portanto, não podem ser sujeitas a intermediação.
“ Recalibrar Posições”
As coisas não são assim nos mercados tradicionais de ações. O frenesi da WSB serviu como mais um exemplo dos perigos da centralização. Adena Friedman, CEO da Nasdaq, declarou na época que a bolsa de valores, ao ver "uma atividade comercial incomum", "potencialmente interromperia essa ação para nos permitir investigar a situação, para podermos nos envolver com a empresa e para dar aos investidores uma chance de recalibrar suas posições".
Robinhood, o aplicativo que muitos negociadores da WSB usaram para comprar GME, chegou a limitar o acesso às ações da GME e a várias outras muito visadas pela WSB, alimentando a raiva anti-establishment.
Ativos digitais em finanças descentralizadas são transacionados em protocolos sem permissão. Não há entidade que possa, por si só, limitar seu acesso.
Serviço Interrompido
E para todas as reclamações — na maioria das vezes justificáveis - sobre tempos de confirmação e custos de gas, as finanças tradicionais também pode colapsar sob o peso do aumento da atividade.
"Robinhood esteve off-line por 2 horas; TD Ameritrade colocou restrições nas negociações da GME; Trading 212 tinha interrompido o serviço; Reguladores sugeriram uma parada de 30 dias na GME", disse Nick Chong da ParaFi Capital.
Além disso, o caso da WSB trouxe à tona o fato de que a Robinhood vende dados a empresas comerciais de alta frequência, permitindo que elas liderem o mercado. Isto significa que enquanto algumas instituições estão no centro das atenções e à beira da falência devido à compra da WSB, outras ainda estão lucrando com o short squeeze.
Acesso Global
Em seu ponto mais meritocrático, DeFi transforma todos com uma conexão à internet em um potencial investidor, e abre o mesmo conjunto de produtos financeiros acessados pelas instituições e indivíduos. Não há informações privilegiadas; todos os dados estão disponíveis publicamente nos livros contábeis distribuídos onde os ativos são negociados.
Com o banimento do Discord do canal da WSB, já passou da hora de os dois grupos de degenerados conversarem.
Como diz o meme, macaco juntos fortes.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbr.com