DEXs vs CEXs
Tradução do artigo DEXs vs CEXs, escrito por The Defiant Team, originalmente publicado em The Defiant.
Prezada Nação Bankless,
O nosso passo de hoje no projeto de publicar os artigos que formam o Guia Definitivo para DeFi de The Defiant traz a você um artigo que, de forma clara e objetiva, esclarece definitivamente a diferença entre Corretoras Centralizadas (CEX) e Corretoras Descentralizadas (DEX).
Você pode assinar a newsletter gratuita do The Defiant, em inglês, clicando aqui.
Para saber mais sobre o projeto de tradução do Guia Definitivo para DeFi de The Defiant, clique aqui.
Fique a seguir com o artigo “DEXs vs CEXs”.
DEXs vs CEXs
Tradução do artigo DEXs vs CEXs, escrito por The Defiant Team, originalmente publicado em The Defiant.
Tradutor: Rodrigo Faria
Revisor: Brian | nonmaj 🏴
CeFi vs DeFi. Corretoras centralizadas (CEXs) versos Corretora Descentralizadas (DEXs). Negociar em CEXs envolve confiar suas informações e chaves privadas a uma empresa centralizada. Muitas vezes, também significa uma experiência de negociação mais rápida. Negociar em DEXs significa não pedir permissão e manter controle de seus ativos e informações.
As experiências de negociação entre uma DEX e uma CEX, como a Coinbase e a Binance, costumavam ser extraordinariamente diferentes. As DEXs eram desajeitadas, lentas e sem liquidez, o que eliminava a grande maioria dos participantes do mercado de cripto ativos.
Com o passar do tempo, a Uniswap e outras DEXs melhoraram muito a experiência do usuário. Vamos mergulhar nas principais diferenças entre CEXs e DEXs.
Na CEX, você abre mão do controle dos seus ativos para negociar na corretora. Nas DEXs, você nunca abre mão do controle de seus ativos e precisa custodiar os ativos em uma carteira Ethereum como a MetaMask. Isso pode soar como uma vitória para as DEXs, mas para aqueles que não confiam em si mesmos, utilizar uma CEX pode ser ideal.
Historicamente, as CEXs tinham exponencialmente mais liquidez e mais volume de negociação.
Recentemente, em 2020, as DEXs começaram a superar algumas CEXs em volume de transações, com a Uniswap realizando $200M (USD) em transações por dia durante o outono de 2020, com pico de $2B (USD) negociados em um único dia. Em 2021 vimos DEX alcançarem volumes de negociação ainda maiores do que aqueles de 2020.
As DEXs podem ser consideradas de propriedade da comunidade. Qualquer um pode fornecer liquidez e, em seguida, ganhar taxas de negociação na pool (piscina de liquidez), enquanto nas CEXs uma equipe centralizada administra a corretora e fica com toda a receita.
CEXs oferecem suporte aos clientes e, em muitos casos, com exceção de usuários mal intencionados e golpistas, custodiam fundos para os traders. Nas DEXs, geralmente não há atendimento formal ao cliente, mas há um movimento crescente de permissão do acesso a um time via grupos no Discord. O acesso ao suporte da equipe de DeFi foi um grande avanço em 2020 e 2021.
Por último, as CEXs exigem cadastro de e-mail e, na maioria dos casos, verificação dos clientes (KYC). DEXs não. Basta conectar sua carteira Ethereum e pronto.
Não se trata mais de uma batalha entre DEXs e CEXs. É sobre a oportunidade de expandir o crescimento em negociações DeFi com as DEXs que parece impossível de parar esse crescimento.