DAOs são oportunidades para os torcedores ⚽🏆 | DAO Talks
Como as DAOs podem ser a chance que os torcedores precisavam para entrar no jogo.
Prezada Nação Bankless,
Gm e bem-vindo à vida DAO!
Soluções do universo cripto como NFT, tokens sociais e DAOs estão revolucionando o mundo dos esportes. Times sempre tiveram comunidades apaixonadas, então nessa edição exploramos como DAOs podem entregar um sonho para os torcedores: equipes onde os fãs são donos do clube!
Em breve não estaremos apenas assistindo da arquibancada.
Web3 é propriedade!
- Danko
✨ Patrocinador: A NFTfy é uma plataforma que permite a fracionalização de NFTs. Conheça a RockPool, um produto da NFTFY que permite a criação de Pools para a compra coletiva de NFTs diretamente da OpenSea.
DAOs são oportunidades para os torcedores
Autor: theconfusedcoin (Bankless DAO)
Tradução, revisão e formatação: Guilda de Escrita BanklessBR DAO (Verb4al, JowJow e Danko8383)
Muitos de nós, em algum momento da infância, sonhou em se tornar atleta profissional. A adrenalina ao marcar um gol, marcar um touchdown ou uma cesta de três que muda a história da partida, é algo que fatalmente já passou pela nossa cabeça.
Com o passar do tempo e a percepção de que a vocação e o chamado para o esporte profissional não se realizará, ter seu próprio time passa a ser o próximo sonho. Esse sonho nunca é alcançado pela maioria de nós, a menos que você tenha nascido extremamente rico, tenha comprado 50.000 BTC a $1 dóllar, ou seja, o Elon Musk.
Assim, o mais próximo que um torcedor chega de possuir um clube é adquirindo ações de uma entidade de capital aberto como o Manchester United. Como um investimento, no entanto, essa aquisição não se traduz no poder efetivo de interferir internamente no clube e, certamente, menos ainda no nível operacional.
À medida que as modalidades esportivas começam a ser cada vez mais comercializadas, os torcedores temem, com razão, que seus clubes possam estar perdendo sua alma. Algo precisa ser feito para recuperar o coração e o sentimento que envolvem essa comunidade.
Aí entram as DAOs.
Organizações Autônomas Descentralizadas, ou DAOs, são organizações que pertencem à comunidade, sem uma equipe de liderança altamente centralizada, gerida por seus membros. A tomada de decisão é tipicamente por consenso da maioria, permitindo que cada membro (dependendo do mecanismo de votação da DAO) tenha voz no caminho que a DAO escolhe seguir. A tesouraria também é gerenciada coletivamente, e pode ter suas transações totalmente automatizadas on-chain (dentro da blockchains).
A pergunta óbvia é: onde as equipes esportivas se relacionam com isso? Assim como as DAOs, os esportes são um fenômeno que une comunidades. Raça, religião, riqueza ou status social são esquecidos quando você assiste seu time favorito jogar, as vitórias podem melhorar o seu dia, enquanto as perdas podem destruí-lo. Com tanta atenção e emoção investidas, é uma pena que não tenhamos absolutamente nada a dizer sobre o futuro do clube.
Por muito tempo, equipes esportivas foram gerenciadas e comandadas pelos caprichos imprevisíveis e anêmicos de seus proprietários. Os fãs muitas vezes ficam se perguntando por que determinado jogador foi contratado ou demitido, ou porque alguma escolha específica foi feita. Mas sem os torcedores não existe a equipe, e se alguma vez houve uma entidade que deveria ser de propriedade e gestão coletiva, essa entidade é um time esportivo.
Para entender onde as DAOs podem fazer a diferença, vejamos alguns cenários.
Interesses Desalinhados
Muitos times grandes foram destruídos porque seus proprietários focaram somente em usá-los como lugares para fazer lucro. O Newcastle United, um time de futebol da Premier League, costumava ser um time muito competitivo. Após sua aquisição por um proprietário que não priorizou o sucesso do clube, os craques foram negociados e os rendimentos foram drenados do clube. Essa especulação por lucros jogou o time em uma espiral que terminou com seu rebaixamento para a segunda divisão.
Sendo propriedade de um investidor ou uma organização centralizada, a quantidade de protestos ou apelos dos torcedores acaba por ter peso quase nenhum. O Newcastle tem uma das mais apaixonadas torcidas do futebol e ver seu clube desmoronando foi de partir o coração.
Nesse caso, a propriedade do clube por uma organização autônoma descentralizada poderia ser libertadora. As DAOs permitem que um grupo de pessoas possam juntos e coletivamente administrar um clube. Decisões sobre transferências, utilização de fundos e busca de novos talentos podem ser votadas e decididas coletivamente por pessoas que estão envolvidas monetária e emocionalmente no futuro do clube. A propriedade pode ser distribuída na forma de tokens que podem atuar como mecanismos de votação e permitir uma maior participação dos indivíduos.
Muitos torcedores apaixonados podem ter tanto conhecimento sobre esportes como os chamados “especialistas” e as DAOs podem dar a esses torcedores uma chance de ativamente contribuir e compartilhar seus conhecimentos em prol do clube. Ver os problemas de fora pode levar a soluções eficazes que ninguém pode ver de dentro.
Recursos Limitados
Os clubes profissionais contam com um número relativamente pequeno de pessoas para tomar decisões sobre qual técnico indicar, quais jogadores observar e quais contratar. Embora isso seja vantajoso quando você tem as pessoas certas trabalhando no time pelos motivos corretos, pode ser devastador quando o time não tem essa estrutura, o que é o caso da maioria dos clubes menores com orçamento apertado.
O envolvimento e o investimento de pessoas que conhecem o clube, podem dar aos tomadores de decisão acesso a um conjunto maior de informações. A tokenização da propriedade incentiva as pessoas a irem além do esperado por estimular o sentimento de fazerem parte de algo maior que si mesmos. Todo torcedor deseja contribuir e ser reconhecido pelo clube que torce e a tokenização permite que as DAOs recompensem os fãs que ativamente participam para fazerem o clube melhor.
Transparência
A maioria das grandes equipes são propriedade de organizações que não são exatamente transparentes. Há rumores de que muitos proprietários usam essas equipes para lavar dinheiro que vem de fontes questionáveis e também para economizarem com tributos. Embora possam injetar uma grande quantidade de dinheiro no clube, acabam por deixar um sentimento amargo em seus torcedores.
Transações em um tesouro controlado por uma DAO são registradas em blockchain. As participações e transações são públicas e podem ser revisadas por qualquer pessoa. Isso permite aos torcedores e auditores, clareza sobre a origem dos recursos e como eles estão sendo investidos.
Muitos regulamentos foram implementados para garantir que o dinheiro ilícito não chegue aos esportes, no entanto, o sistema atual não é transparente, por isso é fácil para os proprietários sofisticados contornarem a lei. Muitas ligas profissionais veem uma concentração de capital entre alguns clubes e franquias, tornando as ligas unilaterais e menos divertidas de assistir.
Fontes de receitas adicionais
A tokenização pode abrir um mundo de possibilidades em termos de fluxo de receita e engajamento de fãs. Como a propriedade do token é líquida e negociável por meio de corretoras, o clube pode gerar receita por meio de taxas. Tokenomics inovadores também podem ser desenvolvidos para aumentar a utilidade do token. Por exemplo, o staking de tokens podem aumentar o peso do seu voto. O staking também reduz a oferta total em circulação, o que pode ajudar a aumentar o preço do token.
A receita através da tokenização sem compartilhamento de propriedade é algo que os clubes já estão pensando.
O IQSocios, construído na blockchain Chilliz, está tentando fazer isso, ajudando os clubes a envolver torcedores, permitindo que detentores de tokens participem da tomada de algumas decisões e tenham poder de voto com base no número de tokens. As competições também são realizadas e os vencedores são recompensados na forma de token nativo do clube. Para detentores de tokens, a partir de determinada quantia, está sendo dado acesso a chats exclusivos, ingressos para o dia da partida e Facetime com jogadores. No momento, a maioria dos benefícios de manter um token são superficiais; no entanto, podemos ver a direção em que estamos nos movendo.
Há muitos benefícios de ter uma DAO administrando uma equipe esportiva. Incentivos alinhados, tomada de decisão coletiva, receita adicional e transparência nas negociações financeiras são alguns deles. No entanto, existem dois lados para cada história. Existem certos obstáculos que precisam ser superados.
Desafios para DAOs esportivas
Regulações
Possuir uma equipe envolve ter várias licenças que só podem ser emitidas para organizações legalmente registradas. Além disso, na maioria das ligas profissionais, o corpo diretivo da liga e os outros proprietários precisam dizer se os novos proprietários de um time são aceitáveis.
A maioria das equipes hoje é administrada por proprietários para quem a criptomoeda ainda é um conceito de outro mundo. Obter a aprovação dessas organizações governamentais para uma DAO possuir uma equipe esportiva pode ser um desafio.
Segredos de negócios
Com as DAOs, a maioria das informações é aberta ao público, seja em bate-papos no Discord, página do Notion, ou na blockchain. Embora isso possa ser um benefício para a transparência, isso pode ser algo prejudicial para o funcionamento interno dos clubes. Táticas, estratégias, planos de jogo, políticas de transferência e dinâmicas do time são coisas que precisam permanecer privadas em um ambiente de competição.
A decisão entre manter as informações abertas ao público ou não, é algo que pode ser um desafio para essas organizações. Eles precisarão de políticas rigorosas de governança e procedimentos para garantir que informações confidenciais sejam preservadas.
Tomada de Decisões
As decisões mais críticas dentro de uma DAO são colocadas em votação para toda a comunidade. As notícias precisam ser devidamente compartilhadas para que todos os membros possam participar devidamente. No entanto, às vezes, decisões precisam ser tomadas de forma ágil para, por exemplo, não ser perdida a oportunidade de se contratar um craque.
Imagine um cenário no qual a DAO decidiu oferecer para um jogador um salário semanal máximo de $20.000 dólares por semana. O agente do jogador insiste em $22.000. Valeria a pena perder um talento por conta de $2.000?
Decisões como essa precisam ser tomadas de forma breve, o que talvez não seria possível caso a autorização para realização do negócio precisasse ser submetida à votação coletiva. Quanta margem de manobra pode ser dada a determinadas funções e até onde vai essa autonomia é algo que exigiria uma maturidade de governança por parte da DAO.
As DAOs possuírem e operarem com sucesso equipes envolvidas em esportes físicos certamente será uma possibilidade em um futuro próximo. Tentativas de comprar equipes na MLB (baseball) e na NBA (basquete) já estão sendo feitas, no entanto, a governança e a regulamentação através de uma DAO ainda precisa amadurecer para que elas gerenciem com eficiência os diferentes desafios de possuir um time. Essa é uma área no qual os esportes físicos podem aprender com o E-Sports.
E-Sports abrindo o caminho
Os E-Sports são uma área que se adaptam mais naturalmente para a estrutura atual das DAOs. Os melhores jogadores se reúnem e formam um 'clã' que participam de vários torneios em todo o mundo. Dependendo das habilidades e alcance dos membros do clã, fundos são levantados para apoiar jogadores a participarem de vários torneios. À medida que o Tesouro aumenta, jogadores de maior qualidade são contratados e a equipe continua melhorando.
Geralmente, o acesso aos fundos é restrito a alguns membros do clã. Isso gera uma concentração de poder e as decisões são tomadas com base na opinião de alguns dos membros. Esse sistema pode ser facilmente replicado e aprimorado usando DAOs. Por ter um caixa comum, todos têm voz sobre onde os fundos devem ser aplicados.
A adição de jogadores e a seleção de torneios são decididas pela comunidade, e nenhuma pessoa tem controle individual sobre o futuro do time. Um dos primeiros exemplos desse conceito foi o MetaClan, que era um DAO nativa em cripto focada em jogos play-to-earn (onde o usuário ganha para jogar). Provavelmente veremos muito mais interações nos E-Sports que continuam a moldar o melhor caminho a seguir.
DAOs para a vitória
Equipes esportivas administradas de forma coletiva por seus fãs são o futuro. Pessoas que investem emocional e dinheiro no sucesso de uma organização devem ter uma opinião ativa sobre como ela é administrada. Antes, esse mecanismo parecia fora de alcance, mas com a invenção das blockchains e das DAOs, é possível que isso se torne realidade em breve.
A governança e os processos precisam amadurecer, mas os projetos já estão sendo elaborados. O futuro das equipes esportivas pertencentes aos torcedores está ao nosso alcance.
Agora só falta colocar a bola na rede. ⚽🥅
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
A LoopiPay te ajuda a obter seus tokens de cripto diretamente na sua carteira, de maneira fácil, livre de taxas ocultas e sem várias etapas confusas. Uma maneira simples, direta e elegante de enviar criptomoedas para sua carteira em poucos segundos.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO e fale conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Post Original: DAOs Give Fans a Sporting Chance
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com