Construindo Organizações Mutáveis em uma Blockchain Imutável | Estado das DAOs #37
O ecossistema de DAOs está evoluindo e novas ferramentas estão surgindo para auxiliar no desenvolvimento dessas organizações.
Prezada Nação Bankless,
GM e Bem Vindos ao Estado das DAOs,
Estado das DAOs tem discutido ferramentas de DAOs desde sua criação em 2021, e quase todas as edições tocaram nesse assunto em algum aspecto. Por quê? Porque as ferramentas de DAOs são um dos aspectos mais desafiadores para começar, executar e expandir uma DAO. Se a coordenação é o nosso objetivo, as ferramentas que usamos são o meio para chegar lá.
Muitas DAOs têm dependido de ferramentas para realizar o trabalho, ferramentas testadas e comprovadas como Snapshot, Sesh, Coordinape, Collab-Land e Safe. DAOs que realizam seu trabalho onchain tendem a usar o AragonOS ou o Governor Bravo da Compound com o Boardroom, e alguns estão experimentando outras ferramentas da Commonwealth e de outros projetos. Claro, essas ferramentas têm muitos concorrentes, mas a abordagem fragmentada para as ferramentas, combinada com a natureza imutável da blockchain, fez com que a conversa sobre ferramentas de DAOs continue, em quase todos os cantos do criptoverso.
Aragon é uma plataforma antiga de ferramentas de DAOs, que ajuda na construção de comunidades desde o final de 2016. Este ano, eles lançaram o que pode ser seu produto mais ambicioso até agora - o AragonOSx. Com esse novo lançamento, a Aragon está trazendo flexibilidade para governança e operações de DAOs, mas mais importante, uma mentalidade que diz que as DAOs funcionam melhor quando são mutáveis - ou seja, quando podem responder a mudanças dentro da DAO e do ecossistema.
Nesta edição, Samantha Marin, ex-membro da BanklessDAO e líder emergente na Aragon, nos fornece detalhes sobre esse novo sistema operacional de DAOs. Como ela escreve: "Ninguém pode prever como serão as organizações do futuro. Então, a Aragon construiu uma pilha de tecnologia completamente gratuita e de código aberto que qualquer pessoa no mundo pode aproveitar para construir suas organizações. Com o poderoso e modular OSx, você pode construir qualquer coisa que possa imaginar! E a interface simples, sem código, torna fácil lançar uma DAO e começar a experimentar a governança na velocidade do software."
Como sempre, concluímos esta edição com um “sem tempo irmão” sobre algumas das mais recentes perspectivas e pensamentos sobre o ecossistema de DAOs, tornando mais fácil para você cortar o ruído e aprender tudo o que precisa saber sobre o estado atual das DAOs.
- Nação Bankless
Construindo Organizações Mutáveis em uma Blockchain Imutável
Como a Aragon OSx se inspirou nos primeiros sistemas operacionais que revolucionaram os computadores.
Author: Samantha Marin
A blockchain é imutável - você não pode alterar o estado anterior de qualquer coisa dentro dela. Você pode adicionar novas entradas à blockchain assinando transações, mas não pode alterar entradas antigas.
Embora isso torne aos DAOs mais resilientes e transparentes, pode ser um problema, porque elas não podem ser facilmente alteradas. Como a blockchain, essas organizações digitais acabaram sendo imutáveis tradicionalmente. Até agora.
Historicamente, se você implantar uma DAO de votação de token na blockchain, digamos através de um contrato original do AragonOS ou Governor Bravo, você não pode mudar de ideia mais tarde e decidir permitir votação por carteira autorizadas, votação por NFT, votação delegada ou um novo modelo de governança que ainda não foi descoberto. Você está preso ao que começou, a menos que migre para um contrato completamente novo, o que é arriscado, complicado e demorado. Dependendo da configuração da sua DAO, pode até ser impossível migrar e evoluir!
Mas se há algo que aprendemos nos últimos sete anos de evolução de DAOs, é que as organizações devem ser capazes de se adaptar e mudar. Se as organizações não podem experimentar e evoluir, elas fracassarão.
A Aragon decidiu resolver esse problema fornecendo a cada DAO um sistema de gerenciamento de permissões em evolução.
Mas antes de entrarmos nisso, vamos falar sobre sistemas operacionais.
O que é um sistema operacional?
Um sistema operacional é o que faz seu computador funcionar. O Mac OS, por exemplo, é o sistema operacional usado por todos os computadores Mac. O sistema operacional atua como intermediário entre o hardware e o software do seu computador. Ele funciona como um sistema de gerenciamento de permissões, permitindo essencialmente que os programas (aplicativos que você instala no seu computador) sejam executados concedendo permissões a eles. Você pode ter vários aplicativos no seu computador ao mesmo tempo e, quando não precisar mais de um aplicativo, pode desinstalá-lo.
Isso nos parece completamente normal hoje em dia, mas percorremos um longo caminho.
Nos primeiros dias dos computadores, cada programa era o sistema inteiro. Você não podia executar vários programas ao mesmo tempo. Os computadores foram construídos com um único programa em mente. Não havia como instalar um novo aplicativo ou programa - você tinha que reprogramar todo o sistema para fazer isso. Sem mencionar que esses computadores tinham o tamanho de geladeiras e não eram muito práticos.
Qualidades dos computadores nos anos 70:
Um único programa era todo o sistema
Um programa para cada arquitetura
Não era possível instalar programas (seria necessário uma nova arquitetura para isso)
Para editá-lo, era necessário reprogramar todo o sistema.
Um novo paradigma em sistemas operacionais: Linux, Mac OS e Windows
Em seguida, surgiram sistemas operacionais como Linux, Mac OS e Windows. Estes foram revolucionários por causa de sua adaptabilidade. Você não precisa atualizar todo o sistema para fazer uma mudança: você simplesmente atualiza o aplicativo.
Um sistema operacional moderno funciona da seguinte maneira: há um kernel confiável no centro, com acesso irrestrito aos recursos, como a câmera, o microfone, a tela e o disco. O kernel é o componente central do sistema operacional e tem controle total dos sistemas de hardware.
Em seguida, existem vários programas não confiáveis que solicitam acesso aos recursos compartilhados. Um programa pode ser o Google Chrome, o aplicativo de e-mail, o Discord ou qualquer outra aplicação que você instale no seu computador.
Cada aplicativo que você instala precisa de permissão do sistema operacional para funcionar e, dependendo das permissões que você configurar, ele terá sucesso ou falhará.
Em resumo: sistemas operacionais gerenciam permissões para aplicativos não confiáveis.
Por exemplo, ao instalar o Discord, você precisa dar permissão para acessar sua câmera e microfone. No entanto, você pode optar por bloquear o acesso a essas ferramentas.
Com um sistema operacional no núcleo, não é necessário reinstalar todo o sistema operacional para fazer uma atualização em um aplicativo. Você simplesmente atualiza o próprio aplicativo.
Isso foi revolucionário para o desenvolvimento de aplicativos mais avançados. Sem sistemas operacionais, não seríamos capazes de fazer nada do que podemos com computadores hoje.
Os frameworks de DAOs em blockchains operavam como os primeiros computadores
Blockchains são uma mudança de paradigma em muitos aspectos. Mas os frameworks de DAOs originais em cima deles operam de maneira semelhante aos computadores do tamanho de uma geladeira dos anos 60 e 70.
Para editar um conjunto de contratos inteligentes que você implantou na blockchain, é necessário reinstalar todo o que foi criado. Isso torna o desenvolvimento lento, abre riscos de segurança e torna o desenvolvimento de contratos inteligentes muito arriscado.
Implantar novamente um contrato sempre que ele precisar de uma atualização também é caro, pois é necessário pagar taxas de gás toda vez que um novo comando é adicionado à blockchain.
Os frameworks de DAOs em blockchains de hoje:
são como os programas de computador originais antes dos sistemas operacionais
precisam codificar e reimplantar contratos personalizados para obter o que sua comunidade precisa - não há maneira fácil de instalar e desinstalar novos recursos.
O problema: as organizações lutam para se adaptar em uma blockchain imutável
As DAOs lutam para se adaptar porque precisam atualizar sua implantação on-chain sempre que uma grande mudança, como alterar sua estrutura de governança, é feita.
Vamos revisar a abordagem da Aragon para construir o OSx e toda as ferramentas no topo.
A Solução: Construir um Sistema Operacional Para DAOs
Ao construir o OSx, a Aragon adotou a abordagem do núcleo confiável mais plugins - assim como o sistema operacional que revolucionou o computador.
O plugin é um smart contract externo à DAO que pode fazer coisas em nome da DAO somente quando as permissões são concedidas.
O cofre da DAO, ou tesouro que detém todos os ativos da DAO, é o núcleo confiável no centro. Para que os plugins possam interagir com esses ativos - como para retirar, trocar ou apostar - eles precisam ter permissão concedida.
Os plugins podem ser não confiáveis, o que significa que não importa quem os constrói ou o que eles contêm. Isso ocorre porque os plugins não estão incorporados na DAO em si com permissões completas para o tesouro; eles são externos ao tesouro da DAO, assim como os aplicativos são externos ao sistema operacional de um computador.
Isso significa que os plugins também podem ser "desconectados" ou ter permissão revogada. Isso é semelhante a desinstalar um aplicativo em seu computador.
Cada DAO é um sistema de gerenciamento de permissões em seu centro, gerenciando como o tesouro, que pode conter ativos ou outras informações, é acessado. Esse sistema de gerenciamento de permissões é o que concede e revoga permissões aos plugins externos.
O protocolo Aragon OSx foi construído com a filosofia UNIX em mente: blocos de construção pequenos e componíveis que podem ser rearranjados em muitos tipos diferentes de organizações. As DAOs vão misturar e combinar plugins para construir qualquer tipo de lógica que sua DAO precisa.
Na imagem abaixo, você pode ver os ativos no tesouro da DAO, como ETH e DAI. Uma camada de permissões separa esses ativos dos plugins abaixo, que precisam solicitar acesso à DAO para interagir. Portanto, para que a função "retirar" seja executada, ela precisa passar pela camada de permissões.
Os desenvolvedores podem escolher como desejam projetar seus plugins. Os plugins podem ser atualizáveis, tornando fácil mudar e instalar novas versões. Ou podem ser imutáveis, para que não possam ser alterados posteriormente.
Assim como os aplicativos que você usa em seu computador e telefone, os desenvolvedores têm controle sobre como projetam os plugins. A Aragon está fornecendo o sistema operacional e as funções básicas que as DAOs precisam para operar, mas construtores como você estão expandindo aplicativos e funcionalidades em cima!
Oráculos: Filtros de Permissão para Trazer Mais Precisão ao Gerenciamento de Permissões
Podemos levar o gerenciamento de permissões de DAOs um passo adiante com oráculos, que são como filtros de permissão. Um oráculo "conversa" com a blockchain para fornecer informações do mundo externo. Por exemplo, uma blockchain não pode saber qual é o preço do ouro. Então, se você quisesse tokenizar o ouro na blockchaim, precisaria de um oráculo para constantemente informar seu contrato qual é o preço do ouro.
As DAOs podem usar oráculos para tornar sua gestão de permissões mais específica. Por exemplo, uma DAO pode querer conceder permissão para trocar tokens no plugin Uniswap, mas somente se a transação estiver abaixo de US$ 5.000 em valor. A DAO usaria um oráculo para adicionar lógica ao plugin, basicamente personalizando-o às necessidades únicas da DAO.
Os oráculos podem se tornar uma parte fundamental de muitos plugins no futuro.
Quer conhecer mais sobre essa ferramenta da Aragon? Acesse o app
Opiniões do Ecossistema
Insights de todo o ecossistema de DAOs
DAOs e Governança
Author: Polynya
🔑 Insights: Existem inconsistências sobre se DAOs ou modelos tradicionais servem melhor ao objetivo de descentralização ou propriedade pública. Não é impossível para organizações tradicionais, como cooperativas, usarem tecnologias blockchain e contratos inteligentes para se tornarem mais eficientes. Isso questiona a necessidade de criar DAOs.
Um dos principais obstáculos autoinfligidos que as DAOs enfrentam é adotar métodos rudimentares de organização. Existem três modelos adequados para as DAOs emular - empresas públicas, governos locais e cooperativas. Cada um desses modelos depende do tipo de protocolo em uso.
As DAOs também podem prosperar mais em sistemas que empregam estruturas meritocráticas planas combinadas com gerenciamento em camadas quando necessário.
Outra perspectiva efetiva para as DAOs são as cooperativas. A chave desse sistema é que, em vez de votação com um sistema de token plutocrático, haverá uma votação democrática de um usuário-um-voto pelos construtores na comunidade.
Independentemente das experimentações com os diferentes modelos de DAOs para melhorar a democratização da propriedade, uma DAO ainda precisa de uma estrutura organizacional funcional e eficiente.
Resolvendo o Problema de Dados das DAO
Author: Traver Normandi
🔑 Insights: Identidade e gráficos sociais descentralizados permitem que as DAOs melhorem seus dados e fluxos de trabalho. Novas ferramentas on-chain estão ajudando DAOs a coletar dados detalhados além de mapear o alcance das organizações web2 e das ferramentas atuais de DAOs.
Aquisição de informações pode ser difícil devido à falta de infraestrutura, permissões de administração e dados incompatíveis em plataformas diferentes. Uma pilha de DAOs on-chain permitiria que aplicações compostas aproveitassem um único banco de dados central: a blockchain.
A identidade on-chain usa uma única credencial para fornecer a identidade on e off-chain de um usuário em toda a pilha de ferramentas de DAOs. Depois de regularizada, as DAOs podem adotar essas identidades para exercer autoridade entre partes interessadas valorizadas.
Transações on-chain criam camadas de dados usadas por DAOs como alavancagem entre colaboradores e a organização. Isso permite transparência e elimina assimetrias de informação, tornando as DAOs responsáveis.
Como resultado do custo de governança on-chain, soluções de dados que transmitem identidade através de caminhos on-chain e web2 tradicionais estão sendo desenvolvidas atualmente.
Criação Multijogador: Desbloqueando a Mídia Participativa
Author: 1kx.eth
🔑 Insights: Trabalhar isoladamente enquanto tenta satisfazer as necessidades artísticas de uma audiência tem sido a norma para criadores. Mas com o surgimento da web3, eles podem ter uma comunidade participando do processo criativo conectando-se com indivíduos que se alinham com seus valores, obtendo ideias dentro da comunidade e obtendo feedback construtivo que poderia guiar projetos futuros.
A criação multiplayer é a transformação do processo criativo, permitindo que várias pessoas participem de uma ou mais etapas do trabalho criativo.
Os indivíduos envolvidos neste processo participam de qualquer uma dessas etapas: formação, coordenação, produção, distribuição de valor ou pós-lançamento.
As ferramentas de criação multiplayer podem transformar um consumidor em criador e aumentar a qualidade do conteúdo lançado, pois encapsulam a criatividade de diferentes indivíduos - transformando as interações on-chain em uma forma de autoexpressão.
Hiperestruturas
Author: jacob
🔑 Insights: Hiperestruturas são protocolos cripto que podem funcionar de forma gratuita e permanente, sem manutenção, interrupção ou intermediários. Elas são gratuitas, imparáveis, permissionless, expansivas, valiosas e credivelmente neutras. Construtores e participantes também são recompensados por criar e contribuir para uma hiperestrutura que serve à sociedade por muitos anos.
Criar propriedade e governança em Hiperestruturas só deve ser feito onde for absolutamente necessário.
Hiperestruturas são criadas para alimentar não apenas uma interface, mas milhões de interfaces.
Com a web3, podemos reestruturar as utilidades da internet dos últimos 40 anos fora do controle privado e criar outras inteiramente novas que pareciam impossíveis antes.
Pelo bem das próximas gerações, devemos criar Hiperestruturas em suas formas mais puras, livres e belas.
Descentralização Progressiva: Um Guia Prático para Construir Aplicações Descentralizadas
Author: kydo
🔑 Insights: A descentralização progressiva está se tornando cada vez mais popular na indústria cripto, embora preocupações tenham sido levantadas sobre sua eficácia. Este manual apresenta um conjunto de ações que os construtores podem usar para promover a descentralização sem violar diretamente os padrões legais.
O primeiro passo é criar um protocolo e um produto que permita aos colaboradores dar feedback sem a dificuldade de desafios regulatórios.
Também é necessário formalizar o procedimento de desenvolvimento do protocolo e dar propriedade à fundação do protocolo.
O processo de desenvolvimento do produto deve ser organizado da maneira de um negócio tradicional.
Um token pode ser introduzido para gerenciar o processo de desenvolvimento do protocolo.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recompensação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Post Original:
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterador para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um e-mail para: contato@banklessbr.com