Construindo o caminho da Solana para a onipresença
Os anúncios do Solana Breakpoint destacaram a força da narrativa em torno de mobile, stablecoins e aplicativos de uso diário.
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje, apresentamos a tradução do artigo Building Solana’s Path to Ubiquity, de autoria de David C, originalmente publicado em Bankless HQ.
Construindo o caminho da Solana para a onipresença
Os anúncios do Solana Breakpoint destacaram a força da narrativa em torno de mobile, stablecoins e aplicativos de uso diário.
Apesar de ter durado apenas alguns dias, o Solana Breakpoint trouxe uma energia contagiante.
A conferência principal trouxe uma série de grandes anúncios relacionados à Solana, impulsionando várias das principais narrativas da rede, ao mesmo tempo que reforçava a ideia amplamente defendida pela comunidade de que a Solana continua sendo a melhor blockchain para uso cotidiano.
Vamos explorar algumas das principais afirmações e ver onde os construtores do Breakpoint conseguiram fortalecer sua narrativa! 👇
"Solana é o melhor lugar para dispositivos móveis (mobile)."
O Breakpoint destacou o contínuo investimento da Solana no desenvolvimento mobile, com hardware como o telefone Seeker e um ecossistema crescente de aplicativos móveis, posicionando a rede como líder no inevitável futuro mobile do mercado cripto.
Globalmente, cerca de 60% do tráfego da internet agora vem de smartphones, proporcionando um uso mais acessível da internet. Curiosamente, há uma forte sobreposição entre as regiões com o maior tráfego móvel e as regiões com a maior adoção de cripto.
Os destaques aqui incluem a Índia, que ocupa o primeiro lugar no relatório de adoção de cripto da Chainalysis, onde cerca de 70% da atividade na internet vem do uso móvel, e a Nigéria, que ocupa o segundo lugar no relatório, onde cerca de 80% de sua atividade na internet é realizada via dispositivos móveis. No geral, há uma forte sobreposição regional na adoção de cripto entre geografias onde a penetração móvel liderou o caminho para trazer pessoas, principalmente na África e na Ásia.
Com o uso de carteiras móveis atingindo recentemente máximas históricas, essas tendências de adoção e uso posicionam a estratégia móvel da Solana — com o Saga, o Seeker e agora o JamboPhone2, um smartphone Web3 de baixo custo — como crucial para acessar mercados de alto crescimento, onde o uso da internet móvel domina e a adoção de cripto continua a crescer. Isso coloca a Solana à frente de outras blockchains, que carecem do mesmo foco estratégico e progresso.
Embora o sucesso desses celulares possa ser atribuído, em grande parte, à caça de airdrops, eles representam, de qualquer forma, o investimento da Solana em descobrir como o cripto pode ser melhor integrado em um ambiente móvel. Além dos novos celulares cripto, o Breakpoint também apresentou novos aplicativos móveis de dApps líderes:
Jupiter, o principal agregador da Solana, anunciou seu próximo aplicativo móvel para a Apple App Store e Google Play com transações sem gás, swaps com um toque, sem taxas e suporte para Google & Apple Pay e cartões de crédito.
DRiP, a popular plataforma para criadores, lançou seu aplicativo móvel em beta público tanto para iOS quanto para Android.
Photo Finish, um jogo de corridas de cavalos para dispositivos móveis, foi lançado na App Store após seus títulos anteriores acumularem mais de 15 milhões de downloads.
Esses desenvolvimentos demonstram que a Solana continua sendo a mais preparada para a adoção de cripto móvel, posicionando-a como a blockchain mais equipada para capitalizar a transição para um uso da internet centrado em dispositivos móveis.
"Solana é o melhor lugar para stablecoins."
Com base no sucesso das stablecoins, o Breakpoint destacou os esforços da Solana para demonstrar a superioridade de sua rede em relação à Ethereum e à Tron.
O Head de Cripto do PayPal foi uma das vozes mais destacadas no Breakpoint, afirmando que a Ethereum 'não é a melhor opção para pagamentos', enquanto ressaltava as extensões de token da Solana, uma funcionalidade que permite adicionar capacidades adicionais aos tokens, como uma das principais razões para a expansão para a Solana.
A oferta de stablecoins da Solana ainda é apenas uma fração da Ethereum, mas mais que dobrou em 2024 até agora. Mesmo com a queda no volume, a Solana continua em primeiro lugar em transferências totais de stablecoins, reforçando sua posição como uma das principais blockchains para stablecoins.
Com o uso de stablecoins continuando a crescer, os builders no Breakpoint demonstraram o potencial para casos de uso emergentes ainda maiores.
A Fuse Wallet anunciou um cartão pré-pago virtual da Visa que permite que os usuários gastem stablecoins enquanto mantêm a custódia própria.
Sling Money, um serviço de pagamentos em stablecoin que atende principalmente a Europa e África, anunciou suporte para USDC e Paxos USDP na Solana.
Helio, um provedor de pagamentos cripto, anunciou seu suporte para Solana Blinks no Shopify, permitindo que as pessoas vendam produtos diretamente no Twitter.
Coins.ph, uma empresa de cripto com sede nas Filipinas, anunciou que lançaria uma stablecoin em Peso Filipinense na Solana no quarto trimestre.
Além disso, a Sky (anteriormente MakerDAO) anunciou uma proposta para se integrar mais nativamente com a Solana, enquanto a Perena anunciou uma troca de stablecoins multi-token, demonstrando esforços amplos para fazer da Solana o lar do uso de stablecoins.
"Solana é o melhor lugar para construir aplicativos para uso diário."
Vários dos principais projetos da Solana estrearam novas ferramentas para desenvolvedores voltadas para permitir experiências de usuário mais simples, com as complexidades de cripto abstraídas em segundo plano.
A Reown (anteriormente WalletConnect) lançou seu Solana Appkit, oferecendo uma plataforma abrangente para desenvolvedores integrarem facilmente a Solana em seus aplicativos e equipá-los com recursos como logins simplificados e rampas de entrada fiat-para-cripto, além de suporte para várias linguagens de programação.
A Phantom introduziu seu novo recurso de carteira embutida, projetado para simplificar o processo de integração de novos usuários a dApps, removendo a necessidade de frases-semente e downloads de aplicativos externos — o que significa que não será necessário instalar uma extensão de navegador. Em vez disso, os usuários podem criar contas auto-custodiadas apenas com um endereço de e-mail e um PIN de quatro dígitos.
O Squads Protocol, um popular protocolo multi-sig, anunciou sua atualização v5, oferecendo mais controle, flexibilidade e segurança para desenvolvedores. Os principais recursos incluem limites de gastos dinâmicos e gerenciamento administrativo expandido, tornando as carteiras mais semelhantes a contas bancárias, com limites de retirada diários ou autenticação multifatorial — ampliando a possibilidade de uso da carteira por empresas ou garantias de segurança para os usuários.
Juntos, esses anúncios destacam o interesse da comunidade Solana em se diferenciar por meio da usabilidade cotidiana, focando na expansão do conjunto de ferramentas para desenvolvedores para que as dApps possam melhorar a experiência do usuário.
No geral, o Breakpoint deixou claro que a Solana não é apenas um centro de narrativas, mas uma líder na promoção do uso cotidiano de cripto.
Com o progresso contínuo no desenvolvimento móvel para acompanhar as tendências globais de adoção, a integração de stablecoins para apoiar um dos casos de uso mais impactantes de cripto, e ferramentas de desenvolvimento amigáveis para oferecer experiências de aplicativos superiores às do Web2, a Solana demonstra que está rapidamente aprimorando sua posição no mercado.
Em um mundo onde diferentes blockchains suportam diferentes tipos de casos de uso, os desenvolvedores da Solana estão definindo cada vez mais um caminho claro para o futuro da rede.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil ou ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este é um boletim informativo, com finalidade estritamente educacional e não se trata de um conselho de investimento ou uma sugestão para comprar ou vender quaisquer ativos ou tomadas de decisão financeira, também não é um conselho fiscal. Consulte um contador. Faça a sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão caso você realize uma compra através de um desses links. Sempre divulgaremos quando for o caso.