Confiança, Intermediários e Censura
Tradução do artigo Trust, Intermediaries and Censorship, escrito por The Defiant Team e originalmente publicado em The Defiant.
Prezada Nação Bankless,
O artigo de hoje do Guia Definitivo para DeFi de The Defiant explica como DeFi se relaciona com conceitos como confiança, intermediários e censura. Você entenderá a diferença entre algo que se apresenta como DeFi e o que é realmente DeFi.
Aproveite o artigo Confiança, Intermediários e Censura.
Confiança, Intermediários e Censura
Tradução do artigo Trust, Intermediaries and Censorship, escrito por The Defiant Team e originalmente publicado em The Defiant.
Tradutor: Brock
Revisor: Gustavo Dorea
Quando você usa um aplicativo DeFi, ele é alimentado por regras em forma de código. A ideia é que essas regras forneçam aos usuários a capacidade de fazer coisas poderosas, mas previsíveis, com seu dinheiro — como tirar ou oferecer um empréstimo, negociar e ganhar juros. Para que os usuários coordenem essas atividades envolvendo o seu dinheiro de pessoa para pessoa, é necessário confiar no protocolo (o código) para fazer o que ele foi projetado para fazer.
Você pode assinar a newsletter gratuita do The Defiant por este link.
Caso contrário, seria muito difícil confiar nos usuários anônimos de DeFi como @🍍PôneiBobo2345 no Uniswap para me vender alguns tokens de SNX pelo meu ETH. Ainda que eu tenha certeza de que @🍍PôneiBobo2345 é um cidadão íntegro, em DeFi podemos aproveitar aplicativos minimizando a necessidade de confiança, sem precisar conhecer alguém pessoalmente ou confiar nele. O que minimiza a necessidade de confiança é remover os intermediários e, ao mesmo tempo, fornecer a todos os envolvidos um incentivo econômico adequado para cooperar com as regras do protocolo.
Por exemplo,
@🍍PôneiBobo2345 deseja vender SNX por ETH, com segurança.
Eu quero comprar SNX usando meu ETH, com segurança
Os provedores de liquidez da Uniswap desejam receber taxas de negociação por fornecer SNX e ETH à piscina de liquidez onde negociamos.
E os desenvolvedores do Uniswap querem um protocolo sem bugs e que funcione para os usuários, para que eles possam expandir o protocolo e se beneficiar por possuírem tokens UNI.
Por último, há um verdadeiro objetivo final dessas redes pessoa a pessoa serem resistência à censura. É para evitar que qualquer pessoa, não importa o quão poderosa seja, tome posse, corrompa ou bloqueie o acesso do aplicativo DeFi. As equipes de DeFi de mais alto nível estão trabalhando para garantir que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, independentemente da nacionalidade ou da opressão de um estado autoritário, possa acessar seu aplicativo DeFi, desde que tenha uma conexão com a Internet e uma carteira compatível com a Ethereum. Esta é uma verdadeira revolução, pela qual vale a pena lutar!
A principal lição é que minimizar a confiança, remover intermediários e fortalecer um aplicativo resistente à censura, conectando pessoa a pessoa, pode ser tão complicado quanto soa. É muito difícil de fazer e é exatamente por isso que você, como usuário, precisa entender a diferença entre algo que se apresenta como DeFi e o que é realmente DeFi.
A única coisa em que você deve confiar é o código!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbr.com
legal o material! Deixou aquele gostinho de quero mais no final! As traduções estão muito massa, conteúdo relevante demais.