Como valorar NFTs?
Aprofundando no rarity.tools e DeGenData para uma tentativa de precificação de NFTs
Prezada Nação Bankless,
No ecossistema NFT, não se pode subestimar a importância de analisar e compreender dados on-chain (dados diretamente da blockchain). Se você não está acompanhando a atividade on-chain de forma periódica, é como se você tivesse ficando para trás.
Por outro lado, acompanhar esses dados é como se você estivesse muito conhecimento em suas mãos: você basicamente consegue medir o pulso dos projetos de NFT apenas com esses dados.
Dito isso, o que ajuda imensamente é ter uma plataforma de análise de dados on-chain que facilita a visualização das informações. Um projeto recém lançado, mas que está fazendo um bom trabalho é o DeGenData.
Lançado me março, e inspirado no cruzamento dentre DeFi e NFTs, o DeGenData é um laboratório de dados que apresenta dashboards com análises de inúmeros projetos NFTs.
Em julho, a artista Joshua Bagley lançou Dreams, uma série de 700 obras de arte generativas que exploram uma “subdivisão desigual”, como um lançamento com curadoria pelo Art Blocks.
Felizmente, Joshua escreveu um post descrevendo as ricas variações em propriedades visuais exibidas ao longo da série de NFTs. É uma boa leitura por si só, mas é também um ótimo recurso para colecionadores e negociadores querendo navegar nas idiossincrasias dos Dreams.
Entretanto, não é sempre que somos sortudos em terem esses artigos perspicazes no lançamento de um projeto. Na verdade, na maioria das vezes nós temos que descobrir por conta própria o que faz de nossos NFTs especiais ou não.
Mas esse processo não tem que ser difícil. Não quando você tem um serviço como o rarity.tools, um website que facilita o aprendizado dos usuários a respeito da raridade e coleções populares de NFTs.
Vamos te atualizar a respeito dessas duas ferramentas no artigo de hoje!
Na assinatura completa, além de acesso exclusivo a artigos, te dá acesso a um POAP do Bankless Brasil: NFTs com emissão grátis na rede xDAI.
Assine agora e garanta já seu POAP!
Caçando dados de NFT com DeGenData
Criado por uma “equipe de traders, engenheiros, cientistas de dados e desenvolvedores de contratos inteligentes”, DeGenData tem a sensação de ser uma plataforma de análise de NFTs construída para usuários de NFT, por usuários de NFT.
Isso é porque o DeGenData provê dashboards customizadas para todos os projetos que cobre, o que permite aos usuários ter uma noção mais específica das atividades acontecendo on-chain, algo que seria mais difícil em dashboards que mostram métricas base para todos os projetos NFT de uma só vez.
Com isso, o DeGenData se torna particularmente útil por que permite acompanhar estatísticas que são únicas e importantes para cada projeto cadastrado e porque a plataforma te permite procurar por essas estatísticas prontamente, ao longo de vários períodos.
Por exemplo, digamos que você foi atribuído a tarefa de criar um relatório de pesquisa no desempenho do mercado de CryptoPunks no primeiro trimestre de 2021. Com o DeGenData, você consegue colocar nos parâmetros de pesquisa um filtro para 1º de janeiro até o dia 31 de março de 2021, e assim conseguir analisar rapidamente a atividade daquele período. Na imagem acima é também possível ver as outras estatísticas que você pode buscar: atributos, compradores, vendedores, sexo e cor de pele do Punk
Além dos CryptoPunks, DeGenData ainda fornece dados a respeito dos mais famosos projetos de NFT, incluindo:
E novamente, todos esses dashboards proporcionam informação de alta qualidade específica para cada projeto. O dashboard do projeto Ringers, por exemplo, te permite procurar por categorias de assinatura como, por exemplo “Peg Layout” e “Peg Style”. O dashboard do Cryptovoxels te permite buscar por vendas filtrando pelo tamanho da construção, e assim por diante.
Talvez você não veja o dashboard do projeto que você queira por agora, mas por ser um projeto relativamente novo, é de se esperar que o time continue adicionando dashboards para outros projetos ao longo do tempo.
De forma geral, se você já teve perguntas a respeito das atividades relativas a um projeto NFT, durante uma janela específica de tempo, considere dar uma olhada no DeGenData ou outras plataformas parecidas. Com certeza é uma ótima forma de começar a treinar seus músculos de análise de NFTs!
🏆 Adentrando o rarity.tools
Adicionando mais uma ferramenta no seu repertório de análise de NFTs, temos o rarity.tools!
O criador crazy4nfts apresentou o rarity.tools em abril deste ano, como uma versão remodelada e com mais funcionalidades do que seu sistema inicial de ranqueamento para o projeto NFT “Waifusion”, o WFbrowser.
A versão atualizada do rarity.tools é mais focada em “ranqueamento de arte degenerada e NFTs colecionáveis por raridade”. Começou com suporte aos principais projetos NFT, como CryptoPunks, Bored Ape Yatch Club e Hashmasks. O serviço se expendiu para suportar mais projetos como, por exemplo, um dos novos favoritos da comunidade o “Forgotten Runes Wizards Cult” e “Cool cats”
Entendendo a pontuação do Rarity
Para a sua pontuação de raridade, o rarity.tools não fica depende somente das raridades estatísticas ou raridade média dos NFTs.
Ao invés disso, ele conta com um sistema de pontuação de raridade ou Rarity Score apresentado pelo crazy4nfts que dá um equilíbrio entre “ênfase nas características únicas de raridade e também inclui traços gerais de raridade em seu cálculo”, de forma a proporcionar nuança.
Tradução do texto da imagem:
O jeito mais simples de se calcular uma pontuação de raridade, que também foi descrita no site é:
[Pontuação de raridade para um valor de característica] = 1/ ([Número de itens com aquele valor de característica] / [Número total de itens na coleção])
A pontuação de raridade total para um NFT é a soma da pontuação de raridade de todos seus valores de características.
O resultado desse sistema, então, são pontuações de raridade que você pode utilizar para comparar os NFTs de um projeto uns com os outros. Tomando como exemplo as informações de raridade do CryptoPunk 8348, o CryptoPunk mais raro, com 10.341,02 pontos. Isso é porque ele é o único Punk com 7 atributos, e só tem um Punk com essa característica! Então, como você pode ver a baixo, ele domina o ranking do rarity.tools, quando se soma todos os pontos de suas características e chega em sua pontuação final 💥
Como utilizar rarity.tools
Então, você acabou de emitir um NFT em um lançamento de uma coleção, e agora você quer descobrir o quão raro ele é.
Por exemplo, digamos que você conseguiu o STRAWBERRY.WTF colecionável número 314 e você vê no OpenSea que ele parece ser bem legal. Como será que ele se compara com seus irmãos Strawberry?
A essa altura você pode:
Entrar no rarity.tools, clicar no botão “All Collections” (Todas as Coleções), e na barra de pesquisa procurar pelo projeto STRAWBERRY.WTF
Na esquerda, você irá ver uma seção com filtros avançados de pesquisa. É possível filtrar pelo ID do Strawberry, tipo de listagem (compra direta ou leilão), preço (min e max ETH) e classificações de raridade.
Se nesse caso, você quiser apenas ver a composição do seu personagem, digite 314 na barra de pesquisa por ID, e aperte “Lookup”. Um pop-up como esse aparecerá em seguida:
Agora é a hora de explorar! Na imagem acima é possível ver que o Strawberry 314 está na posição #64 no ranking de raridade, segundo os cálculos do sistema do rarity.tools. Isso significa que dentre os 5 mil strawberries que o site contempla, dentre os 10 mil Strawberries existentes, o número 314 está bem posicionado, sendo o 64º mais raro de todos! Pode ser que esse número mude a medida que os outros 5 mil Strawberries forem sendo adicionados.
No lado direito da imagem, é possível ver a pontuação de raridade do NFT, que agora é 357,54 para o #314, e abaixo fica detalhado como se chegou nessa pontuação.
Mantenha o bom senso
É bom relembrar a todos que raridade não é tudo quando se trata de NFTs — é apenas mais um aspecto que vale a pena investigar. Além disso, serviços de análises de NFTs, como o rarity.tools podem esquecer de algum detalhe, tal como o time explicou previamente:
“Alguns NFTs podem ter estéticas únicas e outros podem ter combinações de cacacterísticas que não podem ser contabilizadas. Então não utilize a raridade como o único fator determinante […] A maioria dos NFTs em coleções são únicas por conta própria, quando considerados todas as características em conjunto”.
O projeto rarity.tools também enfatiza aos seus usuários que seus rankings não são “rankings oficiais” e que devem ser utilizados apenas como guias gerais. No final das contas, cabe a você considerar as implicações da raridade e estética, e condições de mercado dado uma variedade de serviços (OpenSean, DeGenData, rarity.tools), para se entender melhor como fazer avaliações de NFTs.
Mão na Massa
Veja a pontuação de raridade de seu projeto NFT favorito no rarity.tools
Analise a atividade on-chain em um período específico, com dados específicos de seu projeto NFT favorito no DeGenData
Inscreva-se no programa Bankless. R$ 9,90 por mês. Acesso a artigos exclusivos e aprofundados em DeFi, ETH, BTC e NFTs, um POAP customizado e acesso antecipado a novidades do Bankless Brasil.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
Post Original:
e:
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo nos artigos do Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbrasil.com.br