Como Utilizar o Restake na Symbiotic
Como começar a utilizar o principal concorrente do EigenLayer.
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje, apresentamos a tradução do artigo How to Restake on Symbiotic, escrito por William M. Peaster e originalmente publicado em Bankless Hq.
Como Utilizar o Restake na Symbiotic
Como começar a utilizar o principal concorrente do EigenLayer.
O EigenLayer mudou o jogo introduzindo o conceito de reestaking no ecossistema Ethereum, no entanto, era apenas uma questão de tempo até que os concorrentes aparecessem e começassem a tentar vencer o EigenLayer em seu próprio jogo!
O desafiante que está fazendo o maior barulho ultimamente é a Symbiotic, um novo protocolo de reestaking que visa oferecer aos reestakers mais opções além da ETH.
Neste guia, vamos guiá-lo através das grandes ideias da Symbiotic e, em seguida, mostrar-lhe como começar com seus primeiros depósitos 👇
O que é Symbiotic?
Lançado em junho de 2024, Symbiotic é um protocolo de segurança compartilhada para os construtores de rede criarem e gerenciarem suas próprias implementações de staking de maneira permissionless (sem permissão).
Em outras palavras, o Symbiotic permite que as redes personalizem seus processos de staking, tipos de garantia, seleção de operadores de nós, recompensas e mecanismos de slashing, mantendo a segurança por meio de contratos principais não atualizáveis no Ethereum.
Notavelmente, o Symbiotic já é o segundo maior protocolo de reestaking, atrás apenas do EigenLayer. No entanto, ao contrário do EigenLayer, que é centrado em torno do ETH, o Symbiotic oferece uma ampla gama de opções de colaterais oferecendo maior flexibilidade.
Como Funciona a Symbiotic?
A Symbiotic opera através da coordenação dos seus cinco pilares principais. Estes elementos são os seguintes:
🪙 Colateral — Os ativos onchain utilizados para proporcionar segurança econômica na Symbiotic. Estes podem incluir tokens ERC20, credenciais de withdrawal do validador Ethereum e outros ativos em várias blockchains.
🛅 Vaults — Estes componentes personalizáveis atuam como delegação na Symbiotic e camada de restaking. Eles lidam com depósitos, saques, slashing e distribuições de recompensas.
🦸 Operadores — As entidades que executam infraestruturas para redes, como validadores e sequenciadores. Os operadores podem optar por redes e receber apoio econômico de reestakers através de cofres.
⛑️Resolvers — Estas são as entidades ou contratos inteligentes encarregados de aprovar ou vetar penalidades de slashing incorridas pelos operadores. Eles garantem que as penalidades sejam razoavelmente arbitradas.
🌐 Redes — Protocolos que requerem infra descentralizados para fornecer serviços, como sequenciamento de transações, consenso de dados e automação de protocolos. O Symbiotic permite que os construtores de rede gerenciem a integração, o incentivo e a penalização de operadores e seus delegados.
Por que Symbiotic?
Faz sentido que não seja apenas um vencedor na categoria de restaking. E entre o campo de candidatos, Symbiotic atualmente se parece com o protocolo melhor posicionado para dar a EigenLayer um concorrente a altura nos próximos meses.
Dito isto, se você é geralmente otimista em relação ao reestaking, então Symbiotic é um projeto a considerar porque é novo, promissor e tem muito potencial para crescer com sua diferenciação via suporte ERC-20.
Claro, um airdrop da Symbiotic também é uma probabilidade que não deve ser ignorada. EigenLayer tem o token EIGEN, e parece inevitável que o sistema de Pontos da Symbiotic será usado para um caminho semelhante na facilitação de um airdrop de um token nativo para os primeiros usuários. Comece agora; seja pago mais tarde.
Por último, existem algumas integrações com a Symbiotic interessantes hoje que oferecem oportunidades de ganho duplo. Um é a Mellow, um projeto de token de Liquid Staking (LRT) que oferta Pontos Mellow e Pontos Symbiotic para usuários que depositam em Symbiotic através de sua plataforma.
Como Fazer o Restake na Symbiotic
Se você estiver interessado em restaking na Symbiotic, vá para https://app.symbiotic.fi/restake e conecte sua carteira. Observe que algumas regiões são bloqueadas geograficamente para acessar o front-end.
Na página principal do “Restaking”, você verá a lista de cofres para oferta como a da imagem abaixo. Observe que alguns cofres, como o Wrapped Lido Staked Ether (wstETH), atualmente atingiram seus limites de depósito temporário, enquanto outros cofres, por exemplo, Coinbase Wrapped Staked Ether (cbETH), ainda estão abertos para depositantes.
Então, vamos dizer que você tem algum cbETH, e você quer começar o staking. Basta clicar no cofre do cbETH, que o levará a uma interface como esta:
Neste ponto, você deve simplesmente inserir o valor do depósito desejado e, em seguida, concluir a transação subsequente para começar o restaking. Você pode retirar seus fundos através desta mesma interface ou rastrear seus depósitos e pontos através do Página do Dashboard conforme necessário.
Observe que, se você estiver interessado em dobrar seus pontos, utilizando o Mellow, o processo de depósito é praticamente idêntico. Escolha seu cofre, insira o valor do depósito desejado, conclua a transação e, em seguida, os pontos fluirão.
Zoom Out
À medida que o ecossistema de restaking evolui, protocolos como o Symbiotic podem afetar significativamente como a segurança da rede e os incentivos econômicos são gerenciados em toda a criptoeconomia.
Com seu design modular e suporte para collateral em tokens ERC-20, a Symbiotic desafia o paradigma de restaking existente e também abre novos caminhos para inovação e flexibilidade.
Como a abordagem do Symbiotic influenciará outros protocolos e quais novas oportunidades surgirão de suas capacidades? Nos teremos que esperar para ver, mas, enquanto isso, este é um projeto que vale a pena assistir e usar!