Como usar a Polygon
O setor DeFi na Polygon está bombando. Aqui está como tomar proveito deste momento.
Prezada Nação Bankless,
As taxas de transação são uma merda.
Não me entendam mal — obter uma alta receita proveniente de taxas é um bom problema para uma blockchain.
Mas altas taxas de gas significa que usuários com menor poder de compra não conseguiram usar a rede da Ethereum. Sim, a Eth2 está vindo, temos aplicativos na segunda camada em produção e soluções de escalabilidade promissoras, como Arbitrum e Optimism vindo logo mais
Mas hoje, há uma solução de escalabilidade que já ganhou muita atenção: Polygon.
Após mudar sua marca de Matic Network em fevereiro, Polygon disparou com proeminência no setor DeFi e no espaço da Ethereum.
A solução de escalabilidade agora possui cerca de 10 bilhões de dólares em seus contratos inteligentes e um crescente ecossistema de protocolos DeFi de renome, como Aave, Sushiswap, Curve, OpenSea e PoolTogether.
Não, não é perfeito. Ela não herdou todas as garantias de segurança da Ethereum... ainda. Mas está um passo a frente. Anthony Sassano explicou essas compensas muito bem nessa thread.
Resultado para usuários DeFi: há uma tonelada de coisas a fazer na rede da Polygon hoje em dia e o custo com gas é praticamente zero, então você deveria dar uma chance a ela.
Esse artigo explica como utilizar a Polygon e algumas coisas legais que você pode fazer nela hoje.
🙏 Patrocinador: Nftfy — Negocie frações dos NFTs mais valiosos do mundo
Como Utilizar a Polygon
A Polygon tem uma visão de construir a internet das blockchains da Ethereum. Para ser breve, a Polygon fornece uma infraestrutura genérica para permitir que desenvolvedores criem chains customizadas e específicas a aplicações que utilizam da segurança da Ethereum, além de providenciar uma rede interoperável que liga uma variedade de soluções de escala diferentes como zk-rollups, optimistic-rollups, e sidechains.
Vamos explicar esses termos com mais detalhes nos próximos artigos. Se estiver realmente curioso, entre no nosso grupo do Telegram e converse diretamente com nosso time!
Esta tática irá focar em todas as coisas que você pode fazer na blockchain PoS da Polygon, uma das implementações mais bem-sucedidas do grupo. Há muito a se fazer neste ecossistema emergente de DeFi que abriga protocolos familiares vistos na rede Ethereum.
Vamos explorar.
Objetivo: Se tornar um especialista da Polygon
Habilidade: Intermediária
Esforço: 20 minutos para começar com seu primeiro protocolo
Retorno no Investimento: Altos rendimentos em farms + muita economia em taxas de gas!
Tudo Que Você Pode Fazer na Rede PoS do Polygon
Eu provavelmente não preciso te falar isto, mas usar a Ethereum é caro. A demanda avassaladora pelo espaço de seus blocos aumentou o preço do gas, empurrando a rede aos seus limites e os usuários a outras chains com custos menores (mas mais centralizadas) como a Binance Smart Chain (BSC).
Para quem quer viver uma vida sem bancos (Bankless), ou passar a calada da noite mexendo com DeFi, isto é uma fonte incrível de frustração, FOMO, e decepção. A Ethereum precisa escalar, ou arrisca perder usuários e capital para outras redes que não têm o mesmo compromisso com auto-soberania, neutralidade de confiança, e descentralização.
Felizmente, esta longa crise do gas pode estar chegando a uma solução. Várias soluções de escala diferentes estão sendo lançadas neste momento, incluindo Segundas Camadas, sidechains alinhadas a Ethereum, e claro, o ETH 2.0.
Uma das primeiras destas soluções obtendo adoção significativa é a rede PoS da Polygon. Seu crescimento explodiu de maneira absurda recentemente, com a rede tendo em seus contratos inteligentes mais de $8 bilhões de dólares alocados, e protocolos, novos e antigos, sendo lançados a cada dia. Acompanhado por um aumento no preço do $MATIC, a Polygon é o assunto do momento entre os usuários de cripto no Twitter.
E após passar um tempo mexendo na Polygon, vou te falar: vale a pena. Transações são muito rápidas e baratas. Com mais dos aplicativos que conhecemos e amamos do Ethereum L1 estabelecendo-se no mercado, usuários também estão começando a colher as recompensas da compossibilidade.
Até o fim deste artigo, você aprenderá sobre todas as coisas diferentes que pode fazer, e o quanto você irá economizar em gas, no Polygon.
O que é Polygon?
A Polygon tem uma visão de construir a internet de blockchains do Ethereum. Pra ser breve, ela providencia uma infraestrutura generalizada para permitir que desenvolvedores criem chains customizadas e específicas a aplicações que aumentam a segurança do Ethereum, além de fornecer uma rede interoperável que liga uma variedade de soluções de escalabilidade diferentes como zk-rollups, optimistic-rollups, e sidechains.
O foco deste artigo é a rede PoS da Polygon, que se tornou o primeiro produto da Polygon a ganhar tração significativa. A rede cai em algum lugar no espectro entre uma sidechain e uma solução de escalabilidade de segunda camada pura, como um rollup, que herda por completo a segurança da rede principal.
Suposições sobre Arquitetura e Segurança
Antes de usar a Polygon ou qualquer outra rede, é importante entender sua arquitetura, além de algumas suposições de segurança importantes que você faz como usuário. Estamos falando de uma nova tecnologia pra começo de conversa, então use por sua conta e risco!
A Polygon é assegurada através de um mecanismo de consenso proof-of-stake (PoS) onde validadores apostam tokens MATIC em contratos inteligentes que são hospedados na cadeia principal do Ethereum. Por exemplo, há atualmente mais de $2.6 bilhões em MATIC apostados nestes contratos.
Para mover fundos do Ethereum ao Polygon, você deve passar pelo que é conhecido como uma ponte (bridge). Resumindo, pontes funcionam pelo uso de um mecanismo de lock and mint (trava e criação).
No caso da Polygon, quando você deposita fundos em uma ponte, eles estão sendo trancados (locked) num contrato na Ethereum, e depois recriados (minted) na Polygon. Para sacar fundos, você precisa voltar e passar pela ponte. Ao fazer isto, os tokens que você envia pela ponte serão queimados na Polygon e os fundos no contrato no Ethereum serão destravados.
Na Polygon, você poderá escolher usar duas pontes: a ponte Plasma, e a ponte PoS. A ponte Plasma herda sua segurança da cadeia principal do Ethereum, mas leva sete dias para completar o processo do saque. A ponte PoS é assegurada pelo mesmo conjunto de validadores e MATIC em aposta (stake) que está assegurando a própria rede, e o tempo médio de saque é de três horas.
Assim, os contratos com os MATICs em stake são responsáveis pela segurança da rede e dos fundos travados na ponte PoS. Isto é algo para manter em mente, porque tanto os contratos de staking quanto os da ponte podem ser alterados através de um representante controlado por uma carteira multi-assinatura (multi-sig).
Esta carteira era inicialmente uma multi-sig 2/3*, mas foi atualizada para um esquema 5/8. Foi confirmado recentemente pela equipe que quatro destas assinaturas são os cofundadores do Polygon, e quatro são membros notórios de outros projetos DeFi do Polygon.
Uma carteira multi-assinatura (multi-sig) 2/3, pode ser entendida como os pais controlando as despesas do filho. O filho pede autorização aos pais, e basta um dos pais aceitar o pedido do filho, que os fundos são liberados. Isso é interessante pois caso a mãe perca acesso à carteira, os fundos não ficam travados para sempre.
Uma analogia parecida pode ser feita para a carteira 5/8, ou com outros valores.
📰 O Bankless Brasil está providenciando uma carteira Multi-sig para aceitar pagamentos das inscrições em criptoativos, e gerenciar os fundos recebidos.
🔐 Mais detalhes na implementação da Multi-sig da Polygon podem ser encontradas aqui (apenas em inglês).
Este é um vetor de centralização e certamente um fator de risco a se considerar ao decidir usar o Polygon. Se esta carteira fosse comprometida, a segurança da rede, junto com a habilidade de mover fundos de volta ao Ethereum, estaria em grande perigo.
Além do multi-sig, cerca de 31% do MATIC em stake foi delegado a um node gerenciado pela Binance. Esta centralização de fundos é outro fator a levar em conta ao decidir se deverá fazer a mudança para Polygon.
Como Usar a Polygon
Antes de usar a Polygon há algumas coisas que você deverá fazer. Primeiro, você deve configurar a rede na sua carteira, e, como discutido acima, você deverá usar uma das duas pontes para mover seus fundos da rede principal da Ethereum.
Explicamos os detalhes de como fazer isso nesse post do Instagram.
LEMBRETE: Sempre lembre-se de ter MATIC suficiente na sua carteira para pagar pelo gas! Apesar de requerer menos, a rede Polygon também cobra gas pela sua utilização.
O que você pode fazer na Polygon
1. Swaps e Prover Liquidez no QuickSwap
Exchanges Descentralizadas (DEXs) estão no coração de qualquer sistema financeiro baseado em blockchain. Não é diferente na Polygon, com a DEX mais popular na rede chamando-se QuickSwap. Um fork do Uniswap V2, o QuickSwap explodiu em popularidade no mês de maio. O protocolo faz jus ao nome: com o tempo de bloco em média de 2.1 segundos do Polygon, swaps no QuickSwap são confirmadas em um piscar de olhos.
O protocolo possui uma liquidez total de mais de 5 bilhões de reais, enquanto processa cerca de 460 milhões de reais em volume diário. Como resultado, o QuickSwap está gerando centenas de milhares de dólares em taxas diárias para seus provedores de liquidez.
Para provedores de liquidez (LPs) que querem ganhar fontes de renda adicionais além de taxas de trocas, há atualmente mais de 100 piscinas (pools) com incentivos. LPs destas pools podem ganhar recompensas em $QUICK, o token de governança nativo do QuickSwap, além do 0.25% de volume de troca na forma de taxas.
Além disto, de maneira parecida com o SushiBar no SushiSwap, titulares de QUICK podem apostar seus tokens QUICK para receber 0.04% de taxas de negociação geradas pelo protocolo na forma de tokens dQUICK.
Economia de Gas
Embora DEXs estão entre os protocolos DeFi mais baratos de se utilizar, eles ainda não são viáveis para pequenos trades. Em preços atuais de gas, as trocas no Uniswap custam cerca de 150 a 400 reais, e o custo para prover liquidez ao protocolo tende a ser maior que 500 reais
Estes custos são reduzidos drasticamente no QuickSwap. Para botar em perspectiva, o custo de uma swap e prover liquidez são R$ 0,001, o que significa ser 435.000x mais barato negociar e 785.000x mais barato iniciar uma posição de LP na Polygon do que seria fazê-los na Camada 1 do Ethereum!
Isto significa que usuários com um saldo de qualquer tamanho pode trocar ou fazer LP o quanto quiserem sem se preocuparem com taxas de gas comerem grande parte dos seus lucros!
2. Fazer e Receber Empréstimos no Aave
O Aave foi um dos primeiros grandes projetos DeFi a anunciar o lançamento na Polygon. Após o anúncio, a integração a Polygon do Aave atraiu mais de 20 bilhões de reais. Assim como o Aave no Ethereum L1, usuários podem depositar ativos no protocolo e usá-los como colateral para empréstimo.
O mercado da Polygon no Aave suporta depósitos para sete ativos: USDT, USDC, DAI, wBTC, wETH, MATIC e AAVE, e empréstimos para todos, exceto AAVE. O protocolo na Polygon é ainda um pouco limitado, comparado aos mercados da Ethereum, por não possuir suporte para staking ou swaps de colateral. Contudo, usuários ainda podem emprestar contra alguns dos ativos mais líquidos em DeFi para aplicar em farms de rendimentos, alavancar-se em longs, ou shortar um ativo.
Você também pode ganhar MATIC por usar o protocolo, com 1% da reserva total de MATIC sendo alocada para usuários de Aave, e juros (APR) geralmente tendo alcance entre 5 e 15%.
Economia de Gas
A economia por usar o Aave no Polygon é bem mais notável que a do QuickSwap. Nos preços de gas atuais no momento desta escrita, depositar capital no Aave no Ethereum L1 custa cerca de R$500, enquanto emprestar custa cerca de 625 reais. Ou seja, você terá que desembolsar mais de R$1000,00 para usar as principais funções do protocolo.
Na Polygon, estes custos combinados são reduzidos por um fator de 235.000 vezes, visto que depósitos e empréstimos custam meros R$0.005 cada!
3. Swaps e Prover Liquidez no Curve
O Curve é outro grande projeto DeFi com um lançamento recente na Polygon. Embora não ofereça o grupo completo de pools que conhecemos no Ethereum L1, o Curve atualmente oferece cinco pools na Polygon:
aave
ren
atricrypto
atricrypto2
atricrypto3
Na pool do Aave, em um clique, usuários podem depositar e apostar aDAI, aUSDC, ou aUSDT (ou apenas depositar diretamente a versão não-aToken destes ativos) para ganhar 0.02% de toda troca em taxas, além de recompensas em MATIC. Além disto, LPs podem ganhar juros (APY) combinados que consistentemente ficam área dos 35 a 45% ao ano.
Esta integração é a compossibilidade DeFi em seu melhor: usuários podem fazer dividendos chover dos céus, empregando uma estratégia onde eles:
Depositam um ativo no Aave e ganham juros e recompensas e MATIC
Tomam empréstimos em ativos estáveis (stablecoins) com o custo subsidiado por mais recompensas MATIC
Depositam estas stablecoins na pool do Curve para ganhar taxas de negociação e ainda mais recompensas em MATIC
Na pool do Ren, a possibilidade de gerar múltiplos rendimentos com aTokens também existe: o usuário pode facilmente depositar WBTC na pool do Aave e, com esta representação do depósito — o amWBTC —, pode depositá-lo no Curve na pool do Ren.
As pools atricrypto e atricrypto2 são pool experimentais da Curve, criadas após sua atualização para V2. A partir dela, criou-se a possibilidade de negociar criptos como ETH, BTC e suas versões tokenizadas e, com ela, o desenvolvimento de pools que mesclam stablecoins como USDC, DAI e USDT e criptos como BTC e ETH. Com essa mistura, o risco aumenta, mas a rentabilidade também: a atricrypto2 atualmente paga 10% em CRV e 10% em MATIC, ao ano.
Economia de Gas
Surpresa! As economias de gas são imensas. Nos preços atuais da Ethereum, realizar um swap no Curve custa cerca de R$350,00, enquanto depositar e apostar como LP custará mais R$550,00. Na Polygon, estes custos são reduzidos a meros R$0,0010. São reduções em custo de 355,000x e 570,000x, respectivamente!
4. Swaps, prover liquidez, tomar e fornecer liquidez para empréstimos no SushiSwap
O SushiSwap é mais um protocolo popular lançado na Polygon. Nas duas semanas desde seu lançamento, o projeto já acumula mais de 3 bilhões de reais em liquidez, e processa dezenas de milhões em volume diário.
Assim como na Ethereum, usuários podem utilizar do SushiSwap para negociar tokens e prover liquidez. O protocolo também está incentivando nove pares de negociação populares, onde provedores de liquidez podem apostar seus tokens SLP para ganhar recompensas em SUSHI e MATIC, com a taxa de swap de 0.25%. Enquanto os juros foram reduzidos recentemente, stakers podem ganhar hoje cerca de 30-110% de juros anuais (APY), dependendo do par.
Além da corretora, usuários também podem aproveitar um dos itens mais novos no menu do Sushi: Kashi! Kashi é o primeiro aplicativo construído em cima do cofre do BentoBox, e permite que qualquer um crie seus próprios pares isolados para tomar empréstimos e fornecer liquidez para outros interessados o fazerem.
Para criar um par, você só precisa:
Escolher um ativo para tomar emprestado
Escolher um ativo a ser usado como colateral
Clicar em ‘criar’ para lançá-lo!
Embora exista uma oferta mais ampla no Ethereum, o Kashi no Polygon atualmente suporta a criação de pares usando qualquer combinação de ETH, DAI, AAVE, MATIC, USDC, USDT, e wBTC.
Economia de Gas
Não consigo pensar em um jeito criativo de dizer isto agora, mas: as economias de usar o SushiSwap no Polygon são enormes! Sushi é caro na vida real, e no Ethereum também.
Nos preços atuais de gas, custa cerca de R$250,00 para fazer um swap, R$500,00 para prover liquidez e R$480,00 reais para criar um par de Kashi. Na Polygon, estes custos são reduzidos, respectivamente, a R$0,0002, R$0,00004 e R$0,0004. São economias de 285,000x, 237,500x, e 245,000x!
5. Jogar na Loteria no PoolTogether
Se sentindo mal por perder aquele bingo?
Você pode tentar a sorte de novo na Polygon usando o PoolTogether! O protocolo de loteria que você não perde o que aposta, atualmente oferece uma pool de USDT com o pagamento de prêmios diários. O pool atualmente tem mais de R$40 milhões em depósitos, com o jackpot diário tendo entre R$5.000 R$12.000. Assim como o Curve, o protocolo também canaliza o poder da composabilidade do DeFi pegando os juros para o prêmio do mercado Polygon do Aave.
Além de uma chance para levar o grande prêmio pra casa, participantes na loteria podem conseguir um yield ganhando ou perdendo, pois depositadores na pool receberão recompensas de MATIC a um APR que flutua entre 20 e 25%.
Economia de Gas
Pareço um disco riscado já… mas a redução nos custos de gas é (mais uma vez) ASTRONÔMICA. O custo para entrar na loteria do PoolTogether no Ethereum L1 é próximo de R$1.000, enquanto na Polygon é apenas R$0,0030. É uma redução de 305,000x!
6. Colecionar NFTs no OpenSea
O maior mercado de NFTs agora tem um lançamento beta na Polygon! Enquanto ele não tem uma oferta de tokens tão extensa quanto na L1 da Ethereum, colecionadores ainda podem comprar uma variedade de NFTs diferentes. O interessante é que tokens de jogos parecem ser as coleções mais populares no mercado. Os NFTs relacionados ao ZED, um jogo digital de corrida de cavalos, e Neon District, um RPG com tema cyberpunk, respondem por mais de 60% do total de colecionáveis listados.
Economia de Gas
Enquanto o custo de se tornar um Chad do DeFi é reduzido a quase zero, o custo de se tornar um colecionador de NFTs no Polygon é literalmente zero. Isto é porque o OpenSea subsidia por completo o custo de gas por comprar NFTs na Polygon. O que custaria R$350 no Ethereum L1, agora é grátis. Este é o poder da Polygon, pessoal.
Conclusão
A escala para o Ethereum está aqui, e vale o hype gerado. No Polygon, você pode mover dinheiro entre aplicativos na velocidade da luz e praticamente sem custo algum. Enquanto ele não herda todas as garantias de segurança do Ethereum, este é um passo para entender aquela visão da internet do dinheiro que nós tanto desejamos.
Há muito a se fazer no Polygon, e mais aplicativos estão sendo lançados a cada dia. E como dito, enquanto há algumas consequências na segurança, os pioneiros são atualmente recompensados com juros altos e/ou custos de uso subsidiados, sem falar das economias nas taxas de gas!
O pesadelo do gas que custa o olho da cara está finalmente chegando ao fim. A economia do Ethereum fica então acessível a todos, de novo.
Você pode se tornar um Polydeus e experimentar o futuro das finanças.
Mão na Massa
Experimente DeFi no Polygon
Leia sobre a corrida por aplicações na segunda camada
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
NFTFY
Com a NFTFY você tem liberdade de transformar seu NFT em seu próprio mercado de liquidez, criar um portfólio diversificado de valorização e aproveitar as negociações em tempo real.
👉 Acesse o site da Nftfy e fracionalize seu NFT ou adquira um NFT já fracionado.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no grupo aberto do Telegram, e fale diretamente conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
Post Original:
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com
/boa noite , teria algum vídeo mostrando o passa a passo para utilizar estes protocolos? Principalmente par aos iniciantes? obrigad0