Como ser um colaborador BanklessBR | DAO Talks
Um passo-a-passo para contribuir na primeira DAO do Brasil, aprender sobre o futuro do trabalho e ganhar uma remuneração em cripto.
Prezada Nação Bankless,
Mais uma vez estamos aqui apelando para você entrar para nossa DAO. Descobrimos que temos diversos assinantes, mas que por algum motivo particular, não tiveram a experiência de contribuir em uma DAO ainda.
Queremos mais uma vez investir contra essa barreira!
A publicação de hoje mostra um panorama do nosso onboarding, tentando desmistificar esse processo e te ajudando a embarcar conosco nessa jornada.
Temos o maior laboratório DAO do Brasil. Não queremos te privar de todo o conhecimento que estamos gerando aqui dentro. Junte-se a nós, aprenda, ganhe e venha para o Futuro do Trabalho!
Conheça a Nodle, nossa nova parceira dessa jornada bankless. Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas em seu smartphone, basta baixar o aplicativo Nodle Cash. A Nodle vem com a proposta de desenvolver a Internet das Coisas (IOT) e, ao baixar o app, ele detectará sensores e dispositivos inteligente e, eventualmente, conectará a eles anonimamente. Em troca, o usuário recebe o Nodle Cash, também conhecido como token NODL.
Como ser um colaborador BanklessBR
Autoria: Guilda de Escrita BanklessBR DAO (Danko8383, BrMoniz)
Então você quer se juntar a uma DAO! Ou nem queria, mas agora finalmente te convencemos. Quem sabe agora você está disposto a entrar na nossa DAO, mas com objetivo de ganhar muito dinheiro trabalhando para uma organização global?
Seja qual for sua motivação, vamos desmistificar essa barreira de onboarding e te mostrar que não tem nada de complicado aqui! Se eu consegui, você também consegue. Vamos evoluir juntos?
Comunidade: Nação Bankless
A maneira mais fácil de participar e ser parte dessa comunidade é muito simples: engajamento em redes sociais. Isso mesmo! Sua curtida (❤), comentário e compartilhamento contam muito para nós. Vale também colocar nosso símbolo nas redes sociais (🏴).
É dessa forma que os algoritmos utilizados nas redes sociais classificam nosso conteúdo por relevância. Quanto mais “likes” a postagem tem, mais ela é mostrada para outras pessoas, assim num ciclo virtuoso de alcance do nosso material para todo o mundo!
Essa comunidade é a Nação Bankless = vocês bandeirantes que estão conosco nessa jornada, explorando as fronteiras da tecnologia rumo ao desconhecido!
Chegando no Discord
O Discord é nossa caixa de ferramentas.
Se você não é gamer ou é alienado da área de tecnologia, provavelmente nunca usou o Discord. Ele pode intimidar no começo, mas não é isso tudo. Esta ferramenta funciona para nós como um grande ponto de encontro, onde podemos organizar as ideias em diferentes salas de bate-papo (como aquelas salas do #mIRC, lembra?).
Como tratamos de diversos assuntos simultaneamente e cada pessoa pode contribuir no seu próprio tempo, o Discord ainda é atualmente a melhor plataforma para fazer isso de forma assíncrona, isto é, não precisam estar todos conectados ao mesmo tempo para trabalhar (como em uma Call, por exemplo).
Ao entrar, basta ler as mensagens iniciais e seguir as (breves) instruções. Se quiser, apresente-se no #chat-geral e conte um pouco sobre você! Está enganado quem pensa que apenas os desenvolvedores e engenheiros que podem trabalhar com tecnologia! Aqui precisamos de escritores, produtores de conteúdo, editores, designers, advogados, contadores e uma infinidade de talentos.
Você verá que temos um canal para selecionar que Guildas te interessam e, conforme vai escolhendo diferentes Guildas, mais canais serão abertos para você acessar.
Na minha opinião, a melhor maneira de começar mesmo é participando das nossas reuniões semanais, no próprio Discord. Assim, você pode ouvir a gente, se apresentar e ir pegando a vibe do nosso trabalho.
Temos uma Call de Boas-Vindas para os novatos (atualmente, ela acontece toda 4a-feira, às 19h00), mas a melhor mesmo é a Call da Comunidade, onde todos se reúnem para trocar uma ideia e repassar tudo que está acontecendo na DAO. Essa reunião acontece toda 3a-feira, às 20h00, mas fazemos um “esquenta” no Twitter Spaces meia hora antes, às 19h30.
Enquanto não chega a hora da Call, recomendo que vá explorando os diversos canais do Discord e principalmente nossa página no Notion. Lá temos um repositório enorme de informações sobre todo o nosso trabalho desenvolvido. Inclusive, você pode acessar as atas das últimas reuniões, se quiser já se atualizar de tudo.
“Tá, entendi. Mas, posso trabalhar aqui?”
Claro! É para isso que estamos escrevendo hoje.
Não importa sua formação ou talento, precisamos de você para crescer a Web3 através da Bankless Brasil. Temos a missão de embarcar 100 milhões de falantes da língua portuguesa nesse universo e não vamos conseguir fazer isso sem um esforço coletivo.
“Mas vou receber por isso?”
Sim!
Nossos incentivos para colaboradores não são salariais, nem pagamos por prestação de serviço. Cada atividade realizada dentro da DAO reflete no recebimento do nosso token social BANK. Se trata de uma “criptomoeda” lançada pela BanklessDAO (de abrangência global, não a brasileira) com objetivo de reconhecer o trabalho entregue pelos seus colaboradores.
Estamos falando de Web3, que para mim se traduz em uma palavra essencial: propriedade. BANK é a tradução da propriedade pelo seu trabalho, suor e lágrimas.
Atualmente, temos três formas de receber esses tokens:
Tips (gorjetas): concedidas de membro para membro, no reconhecimento por algum serviço prestado ou trabalho entregue.
Bounty (recompensa): tarefas definidas e bem delimitadas, são administradas pelos Coordenadores dentro de projetos ou guildas através do DeWork. Por exemplo, a tradução de um artigo paga hoje 200 BANK.
Coordinape: uma ferramenta de reconhecimento mútuo, onde ao final de cada mês os Membros podem indicar outros colegas para receber BANK (atualmente é uma ferramenta em desuso na DAO).
OK, quero começar!
Enquanto as gorjetas podem ser dadas livremente, por interações entre membros, são nas recompensas (bounties) que o trabalho é feito “pra valer”.
Então, hora de arregaçar as mangas e acessar o DeWork da BanklessBR!
Para quem conhece ferramentas de gerenciamento de projetos como Trelo ou GitHub, não deve estranhar o DeWork. A diferença principal é que ele se conecta com nosso Discord, portanto já associando as tarefas que você pode acessar e tem interesse.
Mas, a melhor parte é a conexão com uma carteira Metamask. Assim, você já pode associar sua wallet para receber BANK assim que a tarefa é entregue e revisada pelo Coordenador, normalmente em menos de uma semana!
É isso, Nação Bankless querida do meu Brasil!
Espero que a gente se encontre nas próximas Calls da Comunidade e você esteja oficialmente aboard da nossa DAO!
Até logo! 👋🏼
Bankless BR 🤝 Web3Dev
Para os leitores que são desenvolvedores, ou gostariam de começar a desenvolver em blockchain, nossos parceiros da Web3Dev estão preparando um bootcamp gratuito de Solidity essa sexta-feira.
Solidity é a principal linguagem utilizada para desenvolver contratos inteligentes. As empresas estão loucas atrás desses profissionais, pagando salários de mais de $200 mil (USD) por ano, então não perca essa chance e se inscreva gratuitamente no bootcamp acessando o Discord!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless Brasil com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbr.com