Prezada Nação Bankless
Not your keys, not your (?) complete a frase se você já ouviu isso antes.
A falência da FTX causou prejuízos tanto para novatos quanto para holders experientes do mercado. Não é possível mensurar qual deles perdeu mais, mas o que pode-se afirmar é que os novatos que foram prejudicados acabaram entrando no mercado da pior maneira possível. Mas a lição primordial que podemos tirar dessa situação é que de fato ninguém deveria deixar os seus tokens em exchanges centralizadas.
Se você quer controlar o seu futuro, então você deve estar no controle de seus tokens e de suas chaves.
Nesse artigo, o autor se aprofundou no tema de como holders de cripto podem se proteger, e deu algumas dicas até para os mais experientes entre nós.
Mesmo que a sua hardware wallet esteja escondida de maneira segura, há sempre algo a mais que você pode fazer para evitar que um desastre aconteça.
– Nação Bankless
Como Manter a Custódia de suas Chaves Cripto
Autor: William M. Peaster,
Imagem por Logan Craig
“Se não são suas chaves, não são suas moedas” (“Not your keys, not your coins”). Tenho certeza que você já ouviu essa frase. Essa é uma máxima criada e popularizada pelo especialista em Bitcoin e blockchains, Andreas Antonopoulos. Ela traz a ideia de que se você não tem a custódia de fato sobre as suas moedas, elas não são suas e sim da exchange centralizada (CEX) onde elas estão.
Mas em momentos críticos como o atual é que vemos a importância de seguir esse primeiro ensinamento do mundo cripto. Com o colapso da gigante FTX, ficou claro que quem suportou todas as perdas foram as pessoas e os projetos que mantinham seus fundos na corretora.
Sendo assim, para falar desta tática, vamos revisitar os fundamentos da Bankless e mostrar como você pode fazer a custódia de suas próprias chaves com confiança, para que você, e somente você, possa decidir o que fazer com as suas tão suadas criptos.
Objetivo: Aprender como custodiar suas chaves
Nível de habilidade: Iniciante
Esforço necessário: 1 hora
Recompensa: A segurança mínima viável que você pode utilizar para proteger os seus ativos digitais
Obtendo o Controle das suas Chaves
Imagem (output) gerada pelo autor a partir do texto (input) “setting up hardware wallets at the frontier” por meio da IA da Stable Diffusion.
Somente transfira seus tokens para uma CEX quando você efetivamente precisar trocar ou vender ativos. E não se esqueça sacar imediamente o seu dinheiro para a sua conta bancária após a venda. Nunca deixe os seus fundos em uma CEX por tempo indeterminado, pois elas são plataformas de custódia, o que significa que: se não são suas chaves, não são suas moedas.
Mas a boa notícia é que enquanto você não estiver realizando operações de compra e venda, você pode guardar todos os seus ativos de uma forma segura e não custodial utilizando uma hardware wallet.
Por não custodial, quero dizer que se trata de uma carteira que você gera pessoalmente, de modo que somente você consegue controlá-la. E por hardware wallet, eu quero dizer uma carteira baseada em um dispositivo (device-based crypto wallet), o qual está sob a sua posse. Através dele você pode acionar fisicamente e assim confirmar suas transações, o que significa que outros não poderão transacionar seus fundos em seu lugar.
KISS, no Estilo Ledger
“Keep it simple stupid” (abreviado por KISS, que em português significa: “Manter algo estupidamente simples”). É um princípio da engenharia militar que estabelece que uma tecnologia sólida e fácil de usar deve sempre prevalecer, privilegiando sempre a praticidade.
No contexto cripto, penso que a abordagem KISS significa, no mínimo, possuir uma hardware wallet Ledger Nano S series. A Ledger, recentemente trouxe o modelo otimizado Nano S Plus, mas o conteúdo deste artigo vale tanto para os usuários da Nano S clássica quanto para os usuários da Nano S Plus.
Por que os dispositivos Ledger Nano se encaixam no princípio KISS, então? Porque são dispositivos acessíveis (a nova Nano S Plus custa US$79 a unidade), são fáceis de usar e, ainda mais importante, são muito duráveis.
Por exemplo, eu passei a me interessar por cripto ainda no primeiro semestre de 2017 e adquiri minha primeira Ledger Nano S alguns meses depois. Eu utilizo a mesma Nano S que comprei em 2017 para assinar transações com a minha wallet principal. Meu dispositivo continua firme e forte por cinco anos. Uma Nano S Plus nova deve durar tanto quanto ou talvez ainda mais.
Configurando sua Ledger
Hardware wallets, como os dispositivos da Ledger, facilitam a geração das suas próprias chaves públicas e privadas, isto é, das suas próprias contas cripto.
Uma vez que você tenha adquirido sua primeira Ledger, você terá:
Uma hardware wallet
Um cabo USB para conectar com computadores
Um folheto de instruções
3 folhas de recuperação para a sua frase de recuperação, também chamada de main password (senha principal)
Uma fita de chaveiro
A seguir, você deve:
Instalar o aplicativo Ledger Live
Utilizar o Ledger Live para Configurar o Novo Dispositivo (Set Up New Device)
Inicializar seu dispositivo e configurar o PIN code da sua wallet
Utilizar as folhas de recuperação para gravar múltiplas cópias da sua frase de recuperação, que servirá para restaurar sua wallet caso necessário
Confirme sua frase de recuperação passando pelos comandos que aparecerem e os confirmando
Conecte e desbloqueie o seu dispositivo para confirmar que ele é verdadeiro
Instale os aplicativos que você desejar, como contas do Bitcoin, contas da Ethereum, etc. Agora você está pronto para prosseguir!
Para usuários da MetaMask, veja este artigo da Ledger sobre como proteger sua wallet de navegador com o seu dispositivo da Ledger. A seguir, o vídeo que acompanha o artigo (disponível somente em inglês).
Salvando a sua Frase de Recuperação
Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades.
Por exemplo, digamos que você detinha ETH, SOL e USDC e fazia trade na FTX, mas sempre movia seus fundos para a sua hardware wallet.
Quando a FTX quebrou, você pessoalmente manteve controle do seu próprio dinheiro em sua carteira não custodial (non-custodial wallet), de forma que você não teve nenhum prejuízo financeiro com o colapso da FTX.
Entretanto, qual seria então a possível desvantagem da autocustódia? A desvantagem é que toda a responsabilidade recai sobre você mesmo!
Em outras palavras, se você decide por fazer a autocustódia dos seus fundos com a sua própria hardware wallet, as suas criptos estarão seguras se a sua frase de recuperação estiver segura também.
Traições inimagináveis acontecem. Desastres naturais impensáveis acontecem. Assim, você precisa se certificar de preservar as folhas de recuperação da sua Ledger da forma mais segura possível.
Por exemplo, você não quer manter todas as suas folhas em um mesmo local, como a sua casa. Você deve querer manter backups em outros lugares, como em caixas à prova d’água, ou de outras intempéries ou até mesmo na casa do seu familiar mais confiável.
Enchentes podem acontecer. Incêndios podem acontecer. E assim por diante. Certificar-se de que suas frases de recuperação estão guardadas de maneira segura em pelo menos um número de lugares razoável pode fazer toda a diferença caso o pior aconteça. Se você quiser ir mais longe, considere adquirir uma Cápsula Cryptosteel para defender de forma ultra segura a frase de recuperação da sua Ledger.
Indo Ainda mais Longe Utilizando uma Multisig
Você sabe o que é melhor do que uma hardware wallet da Ledger?
Três hardware wallets da Ledger!
Isto porque se você tiver três Ledgers você pode criar uma espécie de cofre cripto de multiassinaturas, por meio da Safe (antiga Gnosis Safe) que irá requerer ao menos 2 ou 3 assinaturas de quaisquer das suas principais três wallets para confirmar qualquer transação.
O benefício desse recurso? Mesmo em um caso extremo em que alguém o ponha sob coação física ou digitalmente faça um phishing em sua wallet, ainda assim não conseguiriam controlar suas criptos, porque não teriam acesso às assinaturas adicionais para assinar a transação multisig. Em outras palavras, definitivamente suas chaves, definitivamente suas criptos.
Se você quiser levar a autocustódia das suas criptos para o próximo nível, aqui está como você pode configurar a Safe em minutos:
Vá para gnosis-safe.io/app/welcome e conecte sua carteira
Clique no botão “+Create a new Safe”
Na interface de usuário que aparecerá, selecione a rede de deploy “deployment chain” desejada — e.g. Ethereum (mais de 10 outras redes são suportadas atualmente)
Nomeie a sua Safe, por exemplo, “Meu Cofre,” e então adicione os outros endereços de assinatura que você desejar para configurar quantas contas você precisará para confirmar suas transações, como, por exemplo, 2 de 3 endereços
Revise todos os detalhes da Safe para se certificar de que está tudo correto, e então pressione o botão “Create” e aguarde para que sua transação seja confirmada!
Segurança primeiro, trabalho em equipe depois
O ecossistema cripto é uma das áreas mais interessantes para ser explorada e experimentada no século 21.
Para obter o máximo proveito desse incrível movimento cultural e financeiro, no entanto, você deve sobreviver.
Dito isto, se a sobrevivência é o seu objetivo, ter controle das suas chaves é o primeiro passo fundamental, e utilizar uma Ledger ou uma multisig de Ledgers são as melhores apostas que você poderia fazer para sobreviver de forma certeira e acessível. É sobre ter o controle de suas próprias chaves para ter o controle do seu próprio futuro!
Mão na massa
👛 Configure sua hardware wallet Ledger
🔍 Confira nossa tática em Como coletar NFTs de conteúdo (disponível em inglês)
Biografia do Autor
William M. Peaster é escritor profissional e criador do Metaversal— a nova newsletter da Bankless com enfoque na emergência dos NFTs na criptoeconomia (cuja versão em português, Metaverso, está disponível no substack da BanklessBR). Ele também vem recentemente contribuindo com conteúdo para a Bankless, JPG, e muito mais!
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
Post Original: How to take custody of your crypto keys
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com