Como Cunhar um NFT na Rede Bitcoin
Bem-vindo ao mundo dos Ordinals. Deixe a Bankless ser seu guia.
Prezada Nação Bankless,
Um dos mantras dos Bitcoiners há bastante tempo tem sido a defesa do BTC, como caso de uso exclusivo do dinheiro. Parece que isso está mudando...
Com o surgimento dos Bitcoin NFTs, graças ao protocolo Ordinals, estamos aqui para mostrar como você pode criar seu próprio token não fungÃvel na rede Bitcoin.
- Equipe Bankless.
Como Cunhar um NFT na Rede Bitcoin
Créditos da imagem: Logan Craig
O surgimento dos Bitcoin NFTs tem sido uma das maiores novidades no ecossistema NFT. No entanto, essa cena inicial pode ser bastante confusa. Esse texto vai mostrar como criar seu próprio Bitcoin NFT de maneira simples e direta.
Objetivo: Aprender a criar Bitcoin NFTs
Habilidade: Iniciante/Intermediário
Esforço: Menos de uma hora
ROI: NFTs Ordinals na rede Bitcoin.
Um Guia para Iniciantes sobre como Criar Bitcoin NFTs
Na coluna da Bankless HQ, Metaversal, saÃram dois artigos recentes sobre o inÃcio e o boom da cena do Bitcoin NFT.
Claro, essa cena começou a ganhar vida em 2014, quando a Counterparty, uma rede construÃda sobre o Bitcoin, para tokens personalizados, foi criada.
No entanto, a Counterparty não conseguiu obter grande tração e acabou sendo ofuscada pelo surgimento dos contratos inteligentes Ethereum, que catalisaram vários booms de NFT desde então.
Durante quase uma década, a ideia de um "ecossistema de Bitcoin NFT" florescente não era considerada viável, ou mesmo considerada pela vasta maioria das pessoas do mundo cripto. Tudo isso mudou com a chegada do Ordinals, um novo protocolo que pode inscrever metadados em satoshis individuais, a menor denominação do BTC.
The number of inscriptions created in less than a month passed the number of assets created in Counterparty (XCP) in 9 years. Some notes: 1. XCP numbers specifically refer to the tokens, not the whole edition numbers 2. This doesn't devalue Counterparty's historical status"O número de inscrições criadas em menos de um mês ultrapassou o número de ativos criados na Counterparty (XCP) em 9 anos.
Algumas observações:
1. Os números da XCP se referem especificamente aos tokens, não ao número total de edições.
2. Isso não desvaloriza o status histórico da Counterparty."
Então, por que essa ascensão meteórica agora? O que é diferente entre 2014 e hoje?
Em primeiro lugar, a cripto economia contemporânea agora possui um ecossistema NFT próspero e bem desenvolvido, cheio de exploradores que se sentem confortáveis ​​navegando em cadeias variadas. Podemos dizer que agora estamos prontos.
Em segundo lugar, os NFTs no estilo Ordinals são uma inovação na forma como fornecem uma nova maneira de criar NFTs totalmente on-chain diretamente na rede Bitcoin. Aqui, "totalmente on-chain" significa que os metadados, por exemplo, a arte de um NFT, serão indefinidamente recuperáveis ​​da cadeia de blocos do Bitcoin, em vez de um servidor de armazenamento privado ou de redes de armazenamento como Arweave, Filecoin, IPFS e assim por diante.
Dito isso, e assim como todas as abordagens aos NFTs que vimos até agora, os NFTs no estilo Ordinals têm algumas vantagens e desvantagens únicas.
8. False: We already have Ethereum NFTs, it’s stupid to care about inscriptions. True: Each chain has its own security & risk assumptions. Ordinals & Inscriptions have an elegant & simple design, which is definitely an advantage for them, but Ethereum has better tooling today.
"8. Falso: Já temos NFTs Ethereum, é estúpido se importar com inscrições.Verdadeiro: cada rede tem suas próprias relações de segurança e risco. Ordinals e Inscrições têm um design elegante e simples, o que definitivamente é uma vantagem para eles, mas Ethereum tem melhores ferramentas hoje."
Olhando para os prós, os novos NFTs do Bitcoin oferecem garantias de permanência robustas - pelo menos conforme as coisas estão agora - e armazenamento on-chain barato, o que normalmente é extremamente caro.
Quanto aos contras, essas inscrições não possuem a capacidade de agregação e as possibilidades expressivas que os contratos inteligentes oferecem, e há uma chance de que os nós do Bitcoin possam eventualmente eliminá-las.
O que está claro por enquanto é que essa nova cena do Bitcoin veio para ficar e certamente catalisará uma onda de novas carteiras e serviços de cunhagem amigável ​​ao Ordinals. Vimos o inÃcio de tal onda nas últimas semanas, já que vários projetos se apresentaram para oferecer ferramentas simplificadas para NFTs do Bitcoin, uma vez que inicialmente exigia a execução de seu próprio nó Bitcoin para interagir com esses NFTs.
Começando com Bitcoin NFTs
Então digamos que você esteja interessado. Você quer tentar criar um Bitcoin NFT, mas prefere um fluxo de criação de NFTs simples em vez de ter que iniciar seu próprio nó. Você tem opções, mas para começar você vai precisar de duas coisas:
1. Alguns satoshis
2. Uma carteira compatÃvel com Ordinals.
Assim como a criação de um NFT na Ethereum requer ETH para gas, você paga com BTC para concluir as transações de criação de um Bitcoin NFT.
No momento em que este post foi escrito, a taxa normal de criação de NFT no gamma.io era de cerca de ~50.000 sats, ou seja, ~₿0,0005 ou $13 USD. No entanto, dependendo da demanda, essa taxa pode flutuar consideravelmente. Por isso, ter cerca de $25 em BTC, equivalendo a aproximadamente ₿0,001, deve ser o suficiente para sua primeira criação de NFT, $50 em BTC pode ser a melhor opção para começar, considerando as flutuações.
E quando se trata de configurar uma carteira, fique atento. Se você tentar avançar com uma carteira Bitcoin regular, poderá gastar acidentalmente os satoshis que compõem seus NFTs! Assim, uma das carteiras mais simples que você pode usar agora é a Xverse, uma carteira Stacks e Bitcoin, atualmente disponÃvel como extensão do Chrome ou um aplicativo móvel para usuários de Android ou iOS.
Assim que você baixar a extensão ou o aplicativo, o que preferir, você deverá criar uma carteira. Será perguntado se você deseja fazer o backup da sua carteira agora ou mais tarde e, em seguida, será solicitado a configuração de uma senha para sua nova conta. Feito isso, você pode usar seu endereço BTC Xverse para receber seus fundos para criação e pagamento de suas criações de Bitcoin NFT.
Neste ponto, após receber BTC em sua carteira Xverse, você está pronto para começar a criar NFTs. Para isso, o site gamma.io, mencionado anteriormente, é um dos recursos de criação estilo Ordinals mais simples disponÃveis hoje, então o recomendamos para iniciantes em Bitcoin NFTs.
Para prosseguir com o Gamma, basta acessar o site do projeto assim que seus BTC forem recebidos em sua carteira Xverse. Em seguida, clique no botão "Ordinals" na parte superior da página e selecione "Criar Inscrição". Isso o levará a um painel de upload que se parece com este:
Aqui, comece fazendo o upload do tipo de arquivo desejado. Em seguida, escolha o nÃvel de taxa desejado (Normal, Mais Alta ou Personalizada) e insira o endereço destinatário Ordinal desejado para criar seu NFT. Observação: este não é o endereço BTC em seu aplicativo Xverse; você precisará clicar na guia "Colecionáveis", clicar em "Receber" e, em seguida, copiar seu endereço explÃcito de NFT Ordinals para prosseguir.
Neste ponto, clique em "Continuar" no Gamma, concorde com os termos de uso e, em seguida, pague pela transação de criação, como solicitado desta forma:
E agora? É uma questão de tempo e paciência. Sua inscrição pode levar horas ou até dias para ser concluÃda, dependendo da taxa de transação e da demanda de uso da rede no momento. O Gamma fornecerá uma página de espera onde você pode verificar o status de sua criação e ampliar os detalhes da transação.
Assim que sua transação de criação for concluÃda, você poderá revisá-la no Gamma ou em sua carteira Xverse (selecione a opção "Abrir galeria" na guia Colecionáveis). Quanto à venda do seu NFT, você pode tentar solicitar uma listagem de coleção no Gamma ou tentar a sorte em alguns dos outros mercados Ordinals disponÃveis atualmente:
Considerando tudo, criar NFTs no Bitcoin não é para os fracos de coração no momento, mas serviços como Xverse e Gamma tornam consideravelmente mais fácil em comparação com os caminhos mais avançados que algumas pessoas estão usando agora, como a criação de seus próprios nós Bitcoin.
Olhando para o todo, será interessante ver quanta tração os NFTs do Bitcoin terão a partir daqui. Para os puristas NFT, a permanência e as possibilidades onchain das inscrições satoshi são convincentes, mas ainda resta ver como o ecossistema se moldará no futuro. É provável que o Bitcoin se torne uma das principais opções de armazenamento onchain, mas teremos que esperar para ver o que esse caminho nos trará!
Próximos Passos:
Cunhe seu primeiro Bitcoin NFT: Use a combinação Xverse x Gamma para cunhar seu primeiro NFT de Bitcoin.
Caso não tenha lido, confira a nossa estratégia anterior: A Beginner's Guide to Canto.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida após ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra via um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
Post Original:Â How to Mint a Bitcoin NFT
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da lÃngua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com
Obrigado por acompanhar o Bankless Brasil! Inscreva-se para receber mais posts como esse em seu e-mail!