Chainlink Lançará Serviço de Staking como Parte de Uma Enxurrada de Mudanças
Provedor de rede oráculo se une a SWIFT e planeja oferecer suporte a projetos em estágio inicial
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje trazemos a tradução do artigo Chainlink to Launch Staking Service as Part of Flurry of Changes, originalmente publicado em The Defiant.
Você pode assinar a newsletter gratuita do The Defiant por este link.
E, se você não souber inglês, mas ainda assim quiser acompanhar o The Defiant, inscreva-se na newsletter brasileira:
Chainlink lançará serviço de staking como parte de uma enxurrada de mudanças
A Chainlink planeja lançar seu tão esperado serviço de staking em dezembro, anunciou Sergey Nazarov, cofundador do projeto, na última quarta-feira (28) na conferência Smartcon 2022 que ocorreu em Nova York.
Nazarov disse que a Chainlink lançará progressivamente o programa de staking para membros específicos do ecossistema com base na quantidade de tokens LINK, no envolvimento da comunidade e na participação do ecossistema. A Chainlink lançará um aplicativo de elegibilidade em 3 de outubro para notificar os usuários quando eles estiverem qualificados para participar do staking.
Nodes e Stakers
“O staking vai distribuir o valor que o sistema agrega aos participantes relevantes – os nodes e os stakers”, disse Nazarov, que descreveu os programas iniciais de staking como “experimentais”.
Uma postagem no blog da Chainlink apontou que o primeiro programa de staking estará disponível para oráculos que fornecem informações para ETH/USD na Ethereum. O staking será expandido para oferecer suporte a dados adicionais no futuro.
Segundo a “Staking Rewards”, o valor de mercado de US$ 3,8 bilhões da LINK a classificaria como o nono maior criptoativo por capitalização total.
A Chainlink oferece redes oráculos que retransmitem dados do mundo real para dApps da web3, como informações de preços, dados climáticos e comunicação entre redes. Atualmente, o ecossistema da Chainlink abrange mais de 1.500 projetos, incluindo os principais protocolos: Aave, Compound, Synthetic, e dYdX.
A rede Chainlink inclui 1.000 oráculos, que geraram US$ 6,18 trilhões em transações no ano de 2022 até o presente momento.
O staking é um dos vários programas anunciados pela Chainlink na Smartcon como parte da iniciativa “Economics 2.0”, projetada para melhorar a sustentabilidade econômica do protocolo. A Smartcon é a primeira conferência presencial da Chainlink.
No mesmo dia, a Chainlink anunciou o SCALE (Sustainable Chainlink Access for Layer 1 and 2 Enablement).
Redes Oráculos
O programa SCALE permite que projetos de parceiros acelerem a “inovação de contrato inteligente” em troca da cobertura de custos operacionais associados às redes oráculos da Chainlink, como despesas de pesquisa, desenvolvimento e taxas de gas. Os participantes do SCALE terão acesso a uma variedade de serviços oráculos premium, como informações de dados com maior frequência de atualização, permitindo dApps de baixa latência.
As redes proeminentes da camada 1 como Avalanche, Moonbeam e Metis já confirmaram que participarão do SCALE para desbloquear a funcionalidade nativa avançada do oráculo.
A Chainlink disse que as taxas de usuário do dApp podem cobrir as despesas do oráculo à medida que os protocolos ganham adoção. Ela observou que alguns oráculos na Polygon e BNB Chain já são totalmente cobertos pelas taxas de usuário.
O projeto também anunciou o BUILD, um programa destinado a apoiar o desenvolvimento de projetos em estágio inicial.
Os parceiros BUILD se comprometerão a manter as taxas de rede entre 3% e 5% do fornecimento de seus tokens nativos aos provedores de serviços Chainlink, incluindo stakers, em troca de acesso a serviços e suporte técnico aprimorados da Chainlink. Os parceiros do BUILD podem implantar informações de dados personalizados, obter acesso prioritário a versões alfa e beta de novos serviços e receber suporte técnico especializado.
Tokens Nativos
Os participantes do ecossistema Chainlink: Truflation, Space and Time e bitsCrunch, anunciaram sua participação no programa, confirmando que irão entregar “vários pontos percentuais” do fornecimento de seus respectivos tokens nativos para o programa.
“A LINK" acaba de anunciar que agora também é um hedge fund que possuirá de 3 a 5% de todo supply de token de aplicativos”, postou o usuário do Twitter, BuyMoreLink, em resposta à notícia.
“Esse alinhamento de incentivos econômicos entre as comunidades ajuda a promover o sucesso mútuo e de longo prazo de ambos os ecossistemas”, disse Chainlink em um post de 28 de setembro em seu blog.
Nazarov também anunciou que a Chainlink está trabalhando com a SWIFT, o sistema global de pagamentos utilizado por 11.000 bancos, para explorar a utilização do Cross-Chain Interoperability Protocol (CCIP) da Chainlink para transferir tokens e mensagens em várias redes.
“Estou muito feliz em anunciar que estamos trabalhando em uma Proof-of-Concept inicial com a SWIFT em relação ao uso de CCIP nos mercados de capitais para permitir comunicações e a movimentação de tokens entre várias instituições diferentes de forma que irá acelerar a adoção de DLT e blockchains”, disse Nazarov.
Jonathan Ehrenfeld Sole, diretor de estratégia da SWIFT, observou que a rede vem trabalhando em um programa piloto em parceria com a Chainlink nos últimos cinco a sete anos.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com