Cenário atual do Bitcoin por uma Ótica Técnica
Um report com os principais indicadores on-chain do BTC
✨ Patrocinador: A NFTfy é uma plataforma que permite a fracionalização de NFTs. Conheça a RockPool, um produto da NFTFY que permite a criação de Pools para a compra coletiva de NFTs diretamente da OpenSea.
Prezada Nação Bankless,
O que é um “report”?
Entender o porquê estamos comprando determinado ativo é fundamental para qualquer investimento que eventualmente fazemos. E por que será que esse conhecimento só pode ser alcançado por algumas pessoas? Por que não liberar esses modos de análise para toda Nação Bankless?
Hoje Lucas Nakata trás para nosso assinante um pouco desse universo em uma linguagem mais fácil, compreensível e principalmente, sem qualquer tipo de viés para tomarmos nossas próprias decisões de forma embasada.
Nosso primeiro report é sobre o Bitcoin, ativo que falamos pouco aqui, considerando o quanto ele historicamente ditou os rumos do mercado cripto.
Vamos evoluir juntos?
- Nação Bankless
Bitcoin: preço e movimentação
O mês de julho se iniciou com uma movimentação lateral no preço do ativo. Entre os U$17.700 - U$22.000, o Bitcoin se manteve nessa zona na maior parte do mês e sem muitas variações representativas.
O Bitcoin se encontra em região de sobrevenda nos principais osciladores de preço demonstrando uma possível divergência de preço se formando – preço continua caindo, enquanto o oscilador sobe – , o que indica a entrada substancial de compradores na região dos U$ 23.000/U$ 20.000.
Segundo os dados extraídos da Datapool.app, a movimentação das baleias nessa região dos U$ 23.000/U$20.000 tem se intensificado. As transações dos investidores com poder de manipulação de mercado – baleias com mais de 10.000 BTC – atingiram um ponto de volatilidade significativa.
Atenção ⚠️
Ainda assim, o mês de julho foi caracterizado por um momento de acumulação dos investidores de Bitcoin demostrado por um aumento expressivo nas carteiras com mais de 1 BTC (Linha amarela).
Volume nas corretoras
O volume nas principais corretoras subiu em relação ao mês de junho, o que mais uma vez indica uma entrada substancial na rede do BTC.
O mais curioso dessa movimentação é que normalmente, quando temos uma tendência de queda no mercado, o volume diminui e as negociações também diminuem, o que ajuda a manter o volume do BTC em território negativo. A maior concentração de volume continua em quatro grandes corretoras, que detém uma parte considerável do mercado.
Indicadores on-chain
Muitas pessoas conhecem e interagem com a rede do BTC, porém não entendem como o valor do BTC pode ser determinado. Diferentemente de outros mercados, as criptomoedas não possuem fluxo de caixa! Então como determinar o valor justo de um ativo que não possui nenhum cash flow?
O preço do BTC, do ouro ou de qualquer outra moeda, quem determina o preço é a Oferta x Demanda. O ouro, por exemplo, não possui uma métrica específica para determinar seu valuation, porém existe uma forma de determinar um preço razoável.
Analisar um projeto cripto tornou-se algo complexo, porém com a análise on-chain ou análise da rede do Bitcoin, passa a ser algo muito mais palpável, dado que a própria rede disponibiliza informações relevantes para fornecer um ponto de partida para estabelecer a demanda pelo BTC. Por óbvio, só o valuation em si do projeto não é o suficiente para avaliar a progressão financeira de um ativo. Entretanto, acreditamos que, a análise on-chain pode fornecer uma base sólida para a tomada de decisões.
- MVRV-z score
Esse indicador on-chain plota a capitalização do mercado com o valor realizado, ou seja, o valor atual do mercado de BTC dividido pelo valor realizado. Assim, o MVRV-z demonstra situações onde o valor do BTC se encontra em território sobrecomprado/sobrevendido
Reparem que entramos na área de sobrevenda, o que significa que o valor de mercado está muito abaixo do valor realizado, ou seja, BTC apresenta uma oportunidade de compra assimétrica. O gráfico em questão, nos mostra que historicamente comprar BTC durante esses períodos de sobrevenda produziu retornos descomunais.
- NUPL (Net unrealized profit/loss)
Esse indicador on-chain indica a capitalização do mercado subtraído do valor realizado para conseguir calcular o Lucro/Perda não realizados de cada BTC comprado. Essa métrica é principalmente utilizada para identificar mudanças substanciais nas emoções dos participantes da rede do BTC com o passar do tempo.
O NUPL é divido em 5 áreas (1- Capitalização, 2- Esperança/Medo, 3- Otimismo/ Ansiedade, 4- Crença/ Negação, 5- Euforia/Ganância)
O BTC entrou em área de capitalização, o que significa que o sentimento dos participantes dentro da rede está um caos! Investidores de curto prazo, provavelmente, estão em território negativo e investidores de longo prazo acumulando como nunca, uma vez que se analisarmos a história do BTC, sempre que entramos em área de capitalização a recompensas assimétricas aumentam em escala significativa.
- Bitcoin price prediction - price forecast tools
Por último, prever o preço de qualquer ativo com assertividade é algo extremamente difícil, para não falar que é impossível. Esse indicador on-chain compila os diversos dados da blockchain com parâmetros de comportamento dos atuais participantes do mercado. O que por sí só é melhor do que qualquer guru tentando fazer um previsão. O “Price Forecast” em um indicador que mostra zonas de máximas e zonas de mínima de acordo com essas previsões que envolvem crescimento da tecnologia, adoção e usabilidade.
Nesse indicador, as zonas de compra são determinadas pela Balanced Price e pelo CVDD que mostram mínimas de preço no bear market com uma excelente taxa de assertividade, no atual momento, o CVDD mostra que podemos ver uma mínima de preço de até U$ 16.617. Por fim, temos o Delta Top e o Terminal Price mostrando máximas de preço no bull market, hoje em U$ 100.000.
Adoção da tecnologia
Quando falamos da curva de adoção, precisamos falar sobre um ciclo sociológico, quase um ciclo de vida de uma tecnologia. Por mais que estejamos falando de uma tecnologia e isso possa parecer diferente, o comportamento humano e a dinâmica social são iguais!
Em todas as tecnologias disruptivas temos o que chamamos de market gap penetration. Esse vão (gap) representa o ritmo de adoção que sempre parece ser extremamente lento no começo, tendo em vista que essa nova tecnologia ainda não atingiu o ponto de inflexão que muda a percepção do mundo e acelera de forma exponencial o crescimento da fase. Nos primeiros períodos de adoção, um pequeno grupo de pessoas, também chamados de inovadores começam a utilizar essa tecnologia e se especializar no que essa nova tech pode prover de mudanças para a vida ordinária da população.
Por mais que os inovadores tenham entendido e desenvolvido a primeira fase de adesão, a tecnologia continua em fase primária, uma vez que a usabilidade é limitada. Após os inovadores, o grupo de adoção inicial emerge!
Esse grupo (nós), normalmente, é constituído de pessoas suscetíveis a mudanças e que perceberam um movimento inovador! Eles enfrentam uma intensa resistência de pessoas de fora que não entendem os benefícios que a nova tech pode trazer.
Depois da fase de adoção inicial, a tecnologia entra em uma curva de adoção acelerada que é chamada de "ponto exponencial S". Esse é o momento que a nova tech começa a chamar atenção de forma generalizada e começa a ser conhecida como o "futuro".
No estágio de adoção tardia é quando a tech vira "mainstream" e se torna parte do conhecimento de indivíduos comuns. Nesse período, o que uma vez foi disruptivo, passa a entrar em um período de saturação e entra em sua fase final: A fase dos retardatários.
Esse grupo final de indivíduos são caracterizados por entidades ou pessoas que são muito resilientes em adotar algo novo, ou que possuem algum tipo de restrição para a adoção dessa nova tech. Esses estágios foram apresentados em vários processos evolutivos! Automóveis, rádio, celulares, Internet e mídias sociais.
O futuro da adoção
Uma rápida comparação entre Bitcoin vs Internet conseguimos demonstrar o potencial de crescimento do BTC.
Pela leitura do gráfico acima, podemos determinar que a Internet demorou cerca de 7,5 anos para ir de 130 Milhões de usuários para 1 Bilhão de usuários. Nesse sentido, se tomarmos a atual taxa de adoção de 80% ao ano, conseguimos estimar que no final de 2025, o BTC alcançará o número de 1 Bilhão de usuários.
No momento, estamos no meio de 2022 e o Bitcoin se encontra em seu estágio de adoção inicial (como demonstrado no gráfico da Blockware Solutions). Ademais, a adoção de criptomoedas tem crescido de forma rápida nos últimos anos. Em 2021, as taxas de detenção de criptoativos alcançaram uma média de 3,9% Global com os mais de 300 Milhões de usuários, de acordo com a TripleA.io.
E o Brasil nisso tudo?
O Brasil se encontra em uma posição de expansão para o mercado de criptomoedas. Estima-se que cerca de 5% da população brasileira detenha algum tipo de criptoativo, mais ou menos 10 milhões de brasileiros. De acordo com a Chainalysis, o Brasil ocupa a 5ª posição no mundo para valor recebido na rede do BTC (U$90 Bilhões), o 7ª em valor recebido proveniente do varejo e o 14ª no ranking mundial de utilização de criptomoedas.
Um estudo encomendado pela Sherlock Communications e feita através da plataforma de pesquisas Toluna em 2021, mostrou que 48% dos entrevistados acreditam que o Brasil também deveria adotar o bitcoin como moeda legal. 39% dos entrevistados mencionaram que o Bitcoin tem sido utilizado principalmente como proteção contra a inflação e contra as instabilidades econômicas que pairam sobre o país.
Segundo a TripleA.io, 92% dos usuários brasileiros de criptomoedas são do sexo masculino, 40% dos detentores de criptomoedas têm de 20 a 25 anos. As demais faixas etárias de 26 a 30 e 31 a 40 anos, respectivamente, representam 20%.
Além disso, o Brasil lidera a América do Sul em termos de proprietários ativos de criptomoedas, à frente da Colômbia (7,7%), México (5,9%) e Argentina (4%).
Bitcoin como ativo de proteção
Historicamente, ouro e imóveis tem sido considerados durante gerações importantes ferramentas de proteção contra a inflação. Entretanto, em 2021, o Bitcoin superou o Ouro e o mercado imobiliário pelo 3º ano seguido. Durante todo o período pandêmico, investidores institucionais e de varejo preocupados com os gastos do governo e com a impressão desenfreada de moeda tornaram o Bitcoin como uma ferramenta de proteção monetária.
O Bitcoin por ser um ativo limitado e de caráter puramente descentralizado, a maior das criptomoedas traz um senso de escassez pura e poder de resiliência contra as atitudes destrutivas do governo.
Uma maior adoção e regulamentação generalizada poderia ampliar o apelo do Bitcoin? Talvez.
Para o professor de finanças e tecnologia da Universidade de Reading, a própria natureza do Bitcoin como moeda descentralizada poderia afastar alguns dos seus investidores.
"Tradicionalmente, o Bitcoin era visto como um hedge de inflação, pois há um suprimento limitado e conhecido de Bitcoin, enquanto USD e GBP pode ser impresso pelos bancos centrais e eles imprimiram muito durante o COVID. Entretanto, isso aumenta a correlação com o mercado tradicional, o que pode se tornar um problema ” Urquhart, Andrew .
Independentemente de como Bitcoin é visto pelos investidores, seja como reserva de valor, uma forma de crescer sua riqueza ou de cravar ganhos exponenciais, o crescimento descomunal da tecnologia nos mostra que o valor guardado na maior criptomoeda do mundo tem crescido mais do que a própria inflação. Mesmo em 2021, um ano modesto e sem movimentações relevantes, o Bitcoin chegou a crescer 59,8%. Consideravelmente melhor do que a inflação em muitos países, não acha?
Estatísticas nos mostram que o Bitcoin tem performado extremamente bem contra a inflação, muito melhor do que muitos outros ativos como ouro, imóveis e ações.
Os pontos fortes que todos conhecem, como oferta limitada e descentralização, impulsionam o Bitcoin como o único ativo que pode manter a inflação sob controle. No gráfico abaixo, temos a relação entre os países com altos níveis inflacionários e a utilização do Bitcoin como ativo de proteção.
Por fim, se observarmos a participação de pessoas que dizem que “proteção contra a inflação” é uma boa razão para comprar Bitcoin, vemos ser fortemente correlacionado com a inflação taxas por país, com a Argentina liderando a lista.
METODOLOGIA
Este report foi produzido utilizando dados on-chain do sites:
https://www.lookintobitcoin.com/ https://datapool.app/charts/cryptocurrency/btc_whale_stats/
Ademais, os relatórios de adoção da Blockware Solutions e da Block Inc. foram utilizados para caráter informativo. "Bitcoin: Knowledge and Perceptions Block, Inc. Report 2022" "Blockware Solutions 2022 - Bitcoin User Adoption Report"
Os relatórios e/ou em qualquer conteúdo de análise e recomendação providos pela Bankless Brasil possuem caráter meramente informativo e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o leitor a tomar sua própria decisão de investimento, não devendo ser considerado como uma oferta para compra ou venda de ativos. Todo o conteúdo é de uso exclusivo do leitor através de sites da Bankless Brasil, não podendo ser reproduzido ou distribuído sem expressa autorização da Bankless Brasil. As informações contidas nos relatórios e/ou em qualquer conteúdo de análise e recomendação através de sites da Bankless Brasil foram elaboradas a partir de fontes que consideramos fidedignas, mas sua exatidão não está garantida, sejam as informações de conhecimento público, sejam as informações de serviços que, por ventura, foram terceirizados. A Bankless Brasil não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo leitor.
Sobre o autor
Esse relatório foi escrito por Lucas Nakata, Trader com mais de 4,5 anos de experiência em diferentes mercados como Criptomoedas, Forex e Tradicional. Além disso, possui um canal educativo no Instagram e no Youtube @Nakinvest. A intenção desse report foi elaborar um relatório completo com bases sólidas e sem qualquer tipo de viés, demonstrando prós e contras de projetos cripto, uma vez que saber olhar os fundamentos das criptos evita qualquer tentativa scam, patrocíonio de shitcoins e viéses sobre criptomoedas.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
A LoopiPay te ajuda a obter seus tokens de cripto diretamente na sua carteira, de maneira fácil, livre de taxas ocultas e sem várias etapas confusas. Uma maneira simples, direta e elegante de enviar criptomoedas para sua carteira em poucos segundos.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO e fale conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com
Show.
Muito bom!