As DAOs e o Futuro da Educação | Estado das DAOs #38
Explorando a Aprendizagem Colaborativa e os Caminhos Alternativos de Carreira para além de Estudos em Universidades
Prezada Nação Bankless,
GM e Bem Vindos ao Estado das DAOs,
Sem sombra de dúvidas, as DAOs são playgrounds para crescimento e desenvolvimento, como siddhearta, colaborador de longa data da BanklessDAO, escreveu: As DAOs oferecem aos colaboradores uma infinidade de maneiras de alcançar novos objetivos pessoais e adquirir novas habilidades, enquanto constroem o futuro das organizações on-chain. Mas você já pensou em como enquadrar as DAOs em termos de educação tradicional?
Esta semana, Bruvton, estudante universitário e colaborador da Bankless DAO, reflete sobre seu tempo na universidade e discute como as DAOs forneceram a ele um tipo totalmente diferente de educação, que não pode ser encontrado dentro dos limites de uma Universidade. Por meio de seu trabalho em DAOs, ele construiu amizades globais, aprendeu como funciona a tecnologia descentralizada e se esforçou de maneiras impossíveis na universidade.
Como escreve Bruvton, “Sem mergulhar no mundo das DAOs, minha educação convencional pareceria vazia. Meus antigos limites foram ultrapassados e o tempo que estou investindo em mim agora renderá juros no futuro. Além disso, as experiências que tive e as pessoas que conheci sempre terão um lugar no meu coração. Não importa como eu pense sobre isso, parece que ganhei muito para mim e posso contribuir para os outros. As universidades não exploram esse vasto potencial.”
A DAO destaque desta semana se concentra em um novo grupo de engenheiros de token estabelecendo o padrão para nosso setor e concluímos, como sempre, com um TL;DR (“sem tempo irmão”) em algumas das mais recentes Opiniões do Ecossistema de DAOs, tornando mais fácil para você filtrar os ruídos e aprender tudo o que você precisa sobre o Estado das DAOs.
- Nação Bankless
As DAOs e o Futuro da Educação.
Explorando a Aprendizagem Colaborativa e os Caminhos Alternativos de Carreira.
Autor: Bruvton
Como centros de aprendizagem e sistemas de informação distribuídas, as DAOs fornecem um playground para estudantes universitários praticarem habilidades recém-adquiridas e, ao mesmo tempo, obterem benefícios tangíveis e intangíveis que vão além de uma educação universitária e até mesmo da web3.
O conhecimento não tem preço. É a base das liberdades individuais e por mais que pensemos que sabemos, sempre existem oportunidades de crescimento. Como ferramenta para melhorar nossa sociedade, não podemos contar apenas com a educação universitária. Para enfrentar os desafios deste século, precisamos de uma cultura de aprendizado que leve as pessoas a experiências e compreensões mais aprofundadas. As DAOs são uma das formas de organizar comunidades em torno da aprendizagem e podem substituir uma educação padrão, baseada na Universidade.
Como estudante, recebo um fluxo constante de informações. Cabe a mim aproveitar esta oportunidade para construir minha própria visão de mundo e descobrir minha verdade. A graduação em filosofia me ensinou muito, mas é uma disciplina que deixa de fora alguns dos meus valores fundamentais. Platão, Aristóteles e Santo Agostinho parecem ter esquecido de considerar ecossistemas descentralizados e distribuídos e as alternativas de código aberto para finanças. Vai saber? Juntar-se a uma DAO foi minha porta de entrada para descobrir os valores de tais ecossistemas.
Não foi fácil no começo. Eu tinha uma paixão por escrever e um interesse em web3 que minhas aulas não conseguiam satisfazer, mas o trabalho como freelance me aterrorizava, e minha falta de experiência e de um currículo me faziam sentir condenado. No entanto, mergulhei de cabeça e procurei oportunidades no ecossistema web3 para me ajudar a aprender mais sobre essa inovação. Espero que minha experiência encoraje outras pessoas a seguirem um caminho semelhante.
Aprendendo na Prática…
Quando entrei na BanklessDAO, eu estava perdido. Uma recepção calorosa estava esperando por mim no servidor do Discord, mas em segundos, eu estava sobrecarregado em um labirinto de canais e guildas, cargos e projetos. Eu esbarrei na Guilda de Escrita, onde minha primeira tarefa surgiu de repente. Tive que escrever sobre algo que desconhecia e não sabia por onde começar. Após receber algumas orientações amigáveis e conselhos simples, consegui organizar uma entrevista com alguém cujo entusiasmo por DAOs me contagiou instantaneamente. Meu medo se transformou em empolgação quando absorvi o máximo de informações que pude e, antes que percebesse, enviei meu primeiro artigo.
Só melhorou a partir daí.
Trabalhar com um editor pela primeira vez foi emocionante. Nunca recebi um feedback tão detalhado sobre algo que escrevi, especialmente de nenhum dos meus professores. Por trabalhar em uma DAO, tive contato direto com editores profissionais (eles às vezes negam, mas espero que aceitem esse elogio). Na época em que foi publicado, eu havia aprendido um assunto totalmente novo e adquirido habilidades e experiência que meu diploma nunca teria proporcionado. Eu ainda aprendo algo novo com cada artigo que escrevo. Não importa em que campo você esteja, se você ingressar em uma DAO, certamente encontrará ajuda além do que jamais poderia imaginar.
Subindo de Nível
Escrever esses artigos foi apenas a porta de entrada para um novo mundo. A DAO me orientou a ultrapassar meus limites, às vezes com a ajuda de pessoas extremamente qualificadas. Em pouco tempo, tornei-me um mestre em navegar pelos canais do Discord e encontrar recursos e informações. Eu estava me tornando um cidadão de uma nação que já foi estranha para mim, um mestre de uma maré que um dia quase me afogou. Além dessas oportunidades, tive o privilégio de fazer parte de um grupo de escritores de alto nível que me incentivou a publicar meu próprio conteúdo. Foi um workshop que estaria muito além das minhas possibilidades se não fosse financiado pela DAO.
Ao participar do Coletivo de Escritores, pude conhecer novas pessoas com interesses semelhantes e muito mais experiência. As portas para novas DAOs foram sendo abertas para mim, e eu fui exposto a campos e tópicos além do meu já amplo escopo. A melhor parte dessa experiência é que ela é aberta a todos! Mesmo que você não escreva com frequência, é uma experiência que você não pode perder. Certifique-se de ficar de olho no Coletivo de Escritores da Bankless DAO.
Benefício dos Contribuidores
Admito que minha atração pelas DAOs não foi totalmente devido ao meu amor pelo conhecimento. Enquanto eu ansiava por informações, também esperava por alguns benefícios materiais. Eu queria investir em criptomoedas, mas como estudante morando em um país estrangeiro, trabalhar em um emprego tradicional parecia quase impossível. Trabalhar de acordo com minha agenda já era bastante difícil, mas minha falta de conhecimento do idioma local era frustrante.
Contribuir para uma DAO acomoda todas essas dificuldades. Posso trabalhar no meu próprio tempo, estou exposto a um grupo internacional de pessoas e sou pago on chain. Sou literalmente incentivado financeiramente a fazer algo que amo e viver novas experiências de uma forma que ajude a resolver minha dependência de bancos tradicionais e transferências caras.
À medida que continuo a crescer como colaborador, poderei assumir mais tarefas e responsabilidades. Minha capacidade de adaptação e resolução de problemas evoluirá a ponto de poder fazer contribuições mais significativas para projetos e equipes na DAO. Estou estabelecendo meu futuro em algo pelo qual sou apaixonado e estou me desenvolvendo no limiar de uma nova fronteira.
Uma Lição para as Universidades: Aprendizado pela Ação.
Estou na nova fase do sistema financeiro, crescendo e me adaptando com a tecnologia. Embora tenham muito a melhorar, acredito que as DAOs vieram para ficar. À medida que continuamos a refinar nossas habilidades, avançando em nossas missões e dando as boas-vindas a novos exploradores, nossas ideias irão florescer. Quando olho para trás e vejo o quanto melhorei em menos de um ano, fico cheio de esperança na trajetória futura de pessoas como eu. Dói-me quase ter perdido esta experiência.
Sem mergulhar no mundo das DAOs, minha educação convencional pareceria vazia. Meus antigos limites foram ultrapassados e o tempo que estou investindo em mim agora, me renderá juros no futuro. Além disso, as experiências que tive e as pessoas que conheci sempre terão um lugar no meu coração. Não importa como eu pense sobre isso, parece que ganhei muito para mim e posso contribuir para os outros. As universidades não exploram esse vasto potencial. Alunos como eu precisam entender o impacto que as DAOs podem ter, tanto em sistemas quanto em indivíduos.
As DAOs fornecem conhecimento e entendimento de forma distribuída e descentralizada para aqueles que o buscam. Além disso, elas fornecem uma nova maneira de buscar a liberdade, ganhar uma renda e crescer juntos. Não posso deixar de imaginar como seriam as universidades se adotassem a tecnologia web3. Notas on chain, participação e contribuição incentivadas e um sistema em que os alunos ajudam a definir o currículo seriam revolucionários para muitos jovens alunos. Estamos muito longe de trazer o melhor da web3 para a educação tradicional, mas enquanto os estudantes universitários continuarem a explorar tudo o que as DAOs têm a oferecer, não demorará muito até que vejamos uma universiDAO no mundo físico.
Opiniões do Ecossistema
Insights de todo o ecossistema de DAOs
DAOs, DACs e Organizações de Design On Chain: Um Manifesto DAC.
Autor: 0xJustice,eth
🔑Insights:
Vitalik escreveu em 2014 que as DAOs são entidades sem fins lucrativos, enquanto as DACs (sigla em inglês para Companhias Autônomas Descentralizadas) têm fins lucrativos. A partir disso, devemos nos perguntar como organizações sem fins lucrativos podem ser sustentáveis na web3? E se o financiamento de bens públicos acabar? Neste artigo, o autor articula um Manifesto DAC, um canto de sereia para construtores ansiosos para avançar para a próxima geração de organizações digitais.
Valor antes da Comunidade. Crie o produto e, em seguida, crie a comunidade. Não descentralize até que seu produto tenha valor.
Jogos de Coordenação sobre Governança. As organizações devem mover o máximo possível de coordenação, que você pode imaginar como seu plano de negócios, na cadeia.
Autossustentabilidade sobre Subsídios. É essencial criar modelos de negócios sustentáveis, não depender de doações e da benevolência de terceiros.
Renovação sobre Reinvenção. As organizações on-chain devem aprender com a história organizacional e os negócios de sucesso.
Módulos sobre Monólitos. Devemos enquadrar as organizações on-chain de acordo com suas capacidades, e as compensações são fundamentais.
A Sequência: Produto, Protocolo e Comunidade.
Autor:Rafa
🔑 Insights:
O design organizacional passou por várias evoluções, e outras ainda estão por vir. Novas empresas são vistas integrando componentes de blockchain e estendendo suas funções em um ecossistema digital que consiste em um produto, protocolo e comunidade.
Os indivíduos veem os produtos ou protocolos como a âncora das organizações. No entanto, uma comunidade também pode ser a âncora principal, pois participa do sucesso e da sobrevivência da organização.
Comunidade vai além de fontes potenciais de receita; é a rede de agentes dentro da qual uma determinada organização opera.
Os líderes organizacionais devem considerar todos os três componentes de um ecossistema digital para desenvolver uma estratégia completa. As oportunidades e riscos associados à organização dependerão de sua sequência, desenvolvimento e integração.
Três das sequências mais comuns incluem ferramentas (baseadas em um roteiro de produto), protocolos e DAOs, iniciadas com o estabelecimento de uma comunidade.
O Enigma da Governança DAO Parte II
Autor: Leo Paturel
🔑 Insights:
A Fyde e o Snapshot publicaram um artigo de pesquisa sobre as estruturas de governança de DAOs. Este artigo fornece um recurso valioso para indivíduos que procuram entender o estado atual da governança DAO. Vários aspectos da governança de DAOs, como mecanismos de votação, números de propostas e taxas de participação, com mais de 6.000 pontos de dados exclusivos, também são abordados.
Os dados sobre as 200 maiores DAOs foram coletados e organizados em cinco tabelas com diferentes categorias, incluindo informações básicas sobre a DAO, dados instantâneos, participações em tesouraria, dados de contagem e dados agregados de governança em propostas on e off chain.
O artigo examina os comportamentos de votação das 200 principais DAOs e descobre que, embora mais de 25.000 propostas tenham sido enviadas com uma média de 139 por DAO, a taxa média de participação foi de 20% e não houve correlação significativa entre o tamanho da DAO e a taxa de participação ou taxa de sucesso.
O artigo oferece acesso aos dados de governança DAO por meio de um banco de dados Supabase Postgres hospedado publicamente e em formato CSV. O banco de dados Supabase requer uma chave de API pública e fornece instruções para acessar os dados usando JavaScript, e o artigo inclui uma demonstração rápida de como consultar os dados usando os métodos do Supabase.
Construindo Apego Psicológico - Não Apenas Propriedade - na Web3.
Autor: Li Jin
🔑 Insights:
Os projetos em cripto, frequentemente experimentam interesse transacional, mercenário e passageiro do usuário, apesar da propriedade real do ativo digital. É importante para projetos cripto e web3 alavancar a propriedade psicológica. Isso melhorará a retenção de usuários e promoverá ecossistemas duradouros.
As pessoas desenvolvem um apego psicológico aos produtos nos quais investiram, seja seu tempo, energia, esforço ou dinheiro. Ter uma forma de controle e gerência sobre um produto também pode promover propriedade psicológica.
Os produtos que distribuem tokens aos usuários podem transformá-los em acionistas reais com governança potencial ou direitos econômicos, aumentando ainda mais seu senso de propriedade psicológica.
A propriedade psicológica no espaço criptográfico pode resultar em comportamentos positivos, como participação ativa e retenção de longo prazo, enquanto a baixa propriedade psicológica pode levar a um baixo envolvimento na governança.
Aproveitar a combinação de propriedade de ativos e propriedade psicológica pode levar a um crescimento mais rápido e sucesso de longo prazo em projetos criptográficos.
DAO em Destaque: Token Engineering Commons
A Token Engineering Commons (TEC) é um grupo de engenheiros, cientistas, pesquisadores, educadores, embaixadores, filósofos, designers de jogos AR/VR, nômades digitais, ativistas, artistas e pioneiros que criam designs sustentáveis e éticos para o ecossistemas de tokens. Em um sentido mais amplo, eles são uma organização que lida com recursos de propriedade coletiva projetados para vantagens individuais e coletivas. Eles conseguem isso concentrando-se no design de sistemas integrados e nas ferramentas usadas para projetar e confirmar ecossistemas tokenizados.
A criação de sistemas econômicos éticos, seguros e diversificados que beneficiam as sociedades está no centro da Token Engineering Commons. Com seu sistema de duas camadas, eles têm a missão de se tornar uma referência para a sociedade de engenharia de tokens. Sua camada econômica é configurada para apoiar financeiramente projetos que descobrem, crescem e aumentam as práticas mais adequadas para a engenharia de economias tokenizadas seguras, enquanto sua camada social visa conectar o campo da engenharia de tokens em torno dos princípios éticos, medidas, mecanismos e metodologias que se materializam à medida que o campo em desenvolvimento da engenharia de tokens progride.
Seu forte sistema de valores permite que seus bens comuns funcionem de uma perspectiva pró-social centrada no ser humano, priorizando a progressão da engenharia de tokens sobre os lucros de curto prazo. Eles promovem um espírito radical de código aberto, transparência e responsabilidade em seus membros. Outra coisa fascinante sobre essa comunidade é que ela estabeleceu práticas de engenharia para a próxima geração de economias descentralizadas.
Para fazer parte da comunidade, confira o Token Engineering Commons no Discord, Forum, GitHub, Gitbook, Medium, YouTube e Twitter. Você também pode acompanhar o calendário de eventos deles.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recompensação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Post Original:
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado;
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um e-mail para: contato@banklessbr.com