Arbitrum Nitro escalando a Ethereum e Últimos passos antes do Merge
“O Nitro é para a Arbitrum o que o Merge é para a Ethereum”
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje trazemos explicações e novidades sobre os assuntos mais comentados nos últimos tempos envolvendo o ecossistema Ethereum, a atualização que deixou a Layer 2, Arbitrum, ainda mais barata, e também sobre a fase final antes do Merge. Trouxemos então a tradução dos artigos: Arbitrum Executes Nitro Upgrade in Push to Scale Ethereum e Bellatrix Fork Goes Live and Clears Way for Merge, originalmente publicados em The Defiant.
Você pode assinar a newsletter gratuita do The Defiant por este link.
✨ Patrocinado por:
Arbitrum executa atualização Nitro em tentativa de Escalar a Ethereum
Por Samuel Haig
A Arbitrum, a principal rede de camada 2 da Ethereum, iniciou sua grande atualização Nitro, em uma tentativa de reforçar ainda mais a escalabilidade da rede rollup de camada 2 (L2).
Em 31 de agosto, a Arbitrum iniciou o processo de migração da rede Arbitrum One para a Arbitrum Nitro. A atualização começou às 11h30, horário de Brasília, e foi estimado que levaria de duas a quatro horas para ser concluída.
A migração começou oficialmente, a rede permanecerá inativa durante o processo de atualização pelas próximas 2-4 horas.
“O Nitro é para a Arbitrum o que o Merge é para a Ethereum”, disse Anthony Sassano, host do podcast The Daily Gwei. Ele disse que a atualização reduz as taxas de transação e, ao mesmo tempo, melhora a escalabilidade e a segurança da rede.
A Arbitrum é atualmente a maior rede L2 da Ethereum por valor total bloqueado (TVL) com mais de R$ 12 bilhões, conforme a L2beat. A Arbitrum também é a quarta maior rede de contratos inteligentes por TVL, atrás de Ethereum, Tron e Binance Chain, segundo a DeFi Llama.
Steven Goldfeder, co-fundador da Offchain labs, a equipe por trás da Arbitrum, publicou que a mudança para o Nitro é como atualizar o motor de uma aeronave em pleno voo. “Construímos um novo motor para alimentar a L2”, disse ele.
O usuário do Twitter, DataSnoot, respondeu, “não sei se é… justo dizer que você está trocando no meio do voo se a rede está inativa durante a manutenção”. Goldfeder respondeu “por favor, mantenha o cinto de segurança afivelado”.
Picos de atividade
A atividade na Arbitrum saltou em antecipação à atualização Nitro.
Em 29 de agosto, o Nansen, um provedor de análise de criptomoeda, publicou que as transações diárias na Arbitrum superaram 180.000 transações. Dados do Nansen mostram que 99.000 endereços únicos estavam ativos na Arbitrum nos últimos sete dias, e 302.000 carteiras estavam ativas na rede nos últimos 30 dias.
Rollups
A Arbitrum usa optimistic rollups para oferecer taxas de transação reduzidas em comparação com a rede principal do Ethereum. Os rollups funcionam agrupando transações executadas na Layer 2 e enviando-as em lotes para validação na camada base do Ethereum.
Optimistic rollups assumem que as transações são precisas, mas permitem sete dias para que os participantes da rede as contestem e exijam que os validadores das L2 postem garantias significativas. Os validadores que apresentarem transações imprecisas terão suas garantias reduzidas.
A conta do GitHub da Offchain Labs disse que o Nitro reforça a escalabilidade da Arbitrum oferecendo um sequenciador aprimorado, provas de fraude, token bridges, comunicação entre chains e compactação avançada de dados.
A atualização também inclui a substituição do emulador Ethereum Virtual Machine (EVM) da Arbitrum pelo mais popular Geth EVM. “Essencialmente, o Nitro executa o Geth na camada 2 no topo do Ethereum e pode provar fraudes sobre o mecanismo principal do Geth compilado para o WASM”, segundo documento.
Arbitrum Odyssey
A Odyssey, a campanha de oito semanas da Arbitrum destinada a promover a adoção da L2 oferecendo NFTs como recompensa pelo envolvimento na rede, deve ser retomada nos próximos dias ou semanas, agora que a atualização do Nitro está concluída.
A Odyssey começou no final de junho, mas foi interrompida devido à atualização Nitro, depois que a atividade na chain subiu a níveis recordes e elevou as taxas de gás acima da rede principal Ethereum.
Em 9 de agosto, a Offchain Labs lançou a Arbitrum Nova, uma L2 projetada para jogos e aplicativos sociais. A rede foi projetada para permitir taxas de transação extremamente baixas e tempos de blocos mais rápidos.
A rede social Reddit aproveitou a Nova para seus tokens de Pontos da Comunidade. Os Community Points são emitidos para recompensar os usuários ativos nos subreddits Fortnite e Cryptocurrency, e o Reddit também pretende lançar o recurso em outros subreddits no futuro.
Fork Bellatrix entra no ar e abre caminho para o Merge
Beacon Chain agora está pronta para se fundir com a Mainnet do Ethereum
Por Samuel Haig
O hard fork Bellatrix foi executado na Beacon Chain do Ethereum no dia 6 de setembro e completou a primeira metade da tão esperada fusão da rede e transição do Ethereum para o algoritmo de consenso de Proof of Stake.
A Beacon Chain, camada de consenso da Proof of Stake da Ethereum, agora está pronta para se fundir com a camada de execução da Ethereum, a mainnet, que hoje atua utilizando do Proof of Work. O upgrade Bellatrix permite que os stakers produzam blocos contendo a base de código que suporta a unificação das duas camadas do Ethereum.
A atualização foi ativada às 8h36, horário de Brasília. O hard fork ocorreu com sucesso no epoch 144.896. “Bem-vinda ao mundo, Bellatrix”, publicou Trent Van Epps, da Ethereum Foundation.
O Ether subiu 7% nos últimos três dias para US$ 1.665, segundo dados do The Defiant Terminal. Em contraste, o Bitcoin obteve um ganho de 0,51% nesse período.
Atualização Secundária
Uma atualização secundária chamada Paris concluirá o Merge após a dificuldade total terminal (TTD) do Ethereum ser atingida na altura do bloco 58.750.000.000.000.000.000.000.
A TTD, também conhecida como bomba de dificuldade, exige que o próximo bloco, após o pico do bloco terminal ser atingido, seja produzido por um validador da Beacon Chain, forçando a realização do Merge.
Vitalik Buterin, co-fundador e cientista chefe da Ethereum, publicou em 6 de setembro que a bomba de dificuldade acontecerá entre 13 e 15 de setembro.
A Kiln, uma rede de testes fechada usada para hospedar os primeiros testes do Merge, já foi encerrada.
Reduzir Barreiras
O Merge deixará de lado os mineradores intensivos em energia da rede Ethereum em favor dos stakers. A mudança para Proof of Stake reforçará a descentralização da rede, reduzindo drasticamente as barreiras para participar como validador, com muitos usuários capazes de executar um node em casa.
Isso reduzirá o consumo de energia da rede Ethereum em quase 100%, diz a Ethereum Foundation, e reduzirá a nova emissão de Ether em cerca de 88%.
De acordo com a Ethernodes, 73% dos nodes estão executando softwares atualizados que suportam o Merge. Em 24 de agosto, a Ethereum Foundation publicou uma postagem em seu blog pedindo aos operadores de nodes que atualizem seus softwares antes que a TTD seja alcançada.
Versão mais recente
“Se você estiver usando um software Ethereum que não está atualizado para a versão mais recente… seu software será sincronizado com a blockchain pré-fork assim que a atualização ocorrer”, disse a Ethereum Foundation.
“Você ficará preso em uma chain incompatível seguindo as regras antigas e não poderá enviar Ether ou operar na rede Ethereum pós-merge.”
O Merge está sendo conhecido como “triple halvening” da Ethereum devido à redução drástica na emissão de novos Ether após a atualização.
Em uma aparição recente no podcast The Defiant, Justin Drake, pesquisador da Ethereum Foundation, estimou que o Merge reduzirá a emissão de ETH em oito vezes.
Doze anos
“Três halvenings do Bitcoin equivalem a uma redução na emissão em 8x, o que levaria 12 anos para acontecer. No caso da Ethereum, isso acontecerá em um único momento”, disse Drake.
Espera-se que o Merge faça do ETH um ativo deflacionário, o que significa que mais Ether serão destruídos por meio da queima das taxas de rede básicas do que ETH emitido como recompensa aos validadores. No entanto, a queda recente na atividade on-chain questionou a hipótese deflacionária do Ethereum.
A emissão pós-Merge do Ether equivalerá a 166 vezes a raiz quadrada do número de ETH em stake. A equação complicada foi projetada para aumentar a emissão de novos Ethers a uma taxa decrescente à medida que aumenta o número de participantes na validação da rede.
Circulação
Por exemplo, se 1 milhão (1M) de ETH estiverem em stake, 166.000 novos Ether entrarão em circulação a cada ano, mas se 100M ETH estiverem em stake, a emissão só aumentará para 1,66M Ether.
De acordo com dados do Beaconcha.in, quase 13,5 milhões de ETH estão atualmente em stake, o que significa que 1.670,3 novos ETH entrarão em oferta diariamente sob o consenso de Proof of Stake – uma queda de 87,6% em relação aos atuais 13.500 ETH que entram em circulação todos os dias.
Mas, de acordo com o Ultra Sound Money, um site que rastreia o ritmo de queima do Ethereum, apenas 1.246,5 ETH em média foram queimados a cada dia no prazo de uma semana e 1.239 foram destruídos diariamente nos últimos 30 dias.
Os dados indicam que a atividade da rede Ethereum deve aumentar em cerca de um terço para que a queima acompanhe a nova emissão de Ether após o Merge.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
Minke
Conheça a Minke, nossa parceira na Jornada Bankless. A Minke é uma carteira digital que ajuda você a atingir suas metas, fornecendo um portal para os melhores protocolos de DeFi. Com a Minke você consegue comprar, economizar e investir com stablecoins e DeFi de uma maneira muito mais intuitiva que qualquer carteira da atualidade.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com