Alguns dos experimentos mais interessantes da Solana
Protocolos que mostram esforços ambiciosos e inusitados que estão ganhando força na Solana.
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje, apresentamos a tradução do artigo Some of Solana’s most interesting experiments, de autoria de David C, originalmente publicado em Bankless HQ.
Alguns dos experimentos mais interessantes da Solana
Protocolos que mostram esforços ambiciosos e inusitados que estão ganhando força na Solana.
Solana tem sido o ponto quente para transações neste ciclo, com seu baixo custo e alta velocidade tornando-a o principal "cassino onchain".
A rede também se tornou cada vez mais um polo de experimentação, com desenvolvedores criando uma nova onda de aplicativos que ampliam nossa forma de interagir com blockchains.
Embora muitos questionem a sustentabilidade dessas novas experiências, os melhores desses projetos têm, sem dúvida, expandido os limites.
Vamos dar uma olhada em alguns dos protocolos que demonstram as experiências mais ousadas e inovadoras dos desenvolvedores na Solana 👇
Onde a Solana já Inovou?
Solana no SocialFi
Por meio de bots no Telegram, memes e Blinks, a Solana demonstra que o sucesso do SocialFi está em elevar o nível de negociação e especulação através de plataformas sociais familiares, ao mesmo tempo em que impulsiona o setor em direção a interações mais amigáveis para o usuário.
O SocialFi, a fusão entre redes sociais e finanças descentralizadas, tem sido apresentado como uma grande promessa. Após o fracasso do Friend.Tech V2, o SocialFi praticamente saiu dos holofotes. Enquanto isso, a contínua atividade de memecoins na Solana sugere que o SocialFi pode estar mais relacionado à integração de plataformas sociais no DeFi do que à aplicação do DeFi em redes sociais. Então, embora o comércio de memes não seja o catalisador mais inspirador, as moedas têm mostrado uma forma bem-sucedida de misturar redes sociais com cripto.
No entanto, evoluir além da negociação de memecoins é crucial, e é aí que entram os Actions e Blinks — novas ferramentas da Solana projetadas para simplificar interações com blockchain em ambientes familiares. As Actions incorporam transações onchain em sites ou apps por meio de links, botões ou códigos QR. Os Blinks, ou links de blockchain, permitem que essas ações sejam compartilhadas e executadas com um clique, em qualquer lugar online. Embora ainda em desenvolvimento, os Blinks continuam a tendência da Solana de habilitar novas interfaces de blockchain, abordando ainda mais os desafios de experiência do usuário (UX).
Inovação em DePIN
O ambiente da Solana também promove experimentação, inovação e tração no segmento DePIN. DePIN (infraestrutura física descentralizada) utiliza blockchains para criar redes de recursos físicos e digitais, que dependem da participação dos usuários, que contribuem com recursos em troca de recompensas em tokens.
Atualmente, Solana hospeda a maioria dos projetos DePIN, oferecendo vantagens tecnológicas únicas para desenvolvedores. A rede oferece diversos padrões de token, como cNFTs (NFTs comprimidos), pNFTs (NFTs programáveis) e extensões de token para arquitetura de rede. À medida que os experimentos DePIN avançam, Solana oferece ferramentas únicas para desenvolver redes de recursos eficientes, criando novas estruturas de compartilhamento de recursos para que as blockchains se aprimorem e se tornem mais eficientes.
Onde Mais Solana Está Inovando?
Olhando para o futuro, novos protocolos na Solana podem reinventar a governança, expandir mercados do mundo real, introduzir novos métodos de integração e inovar em negociações.
MetaDAO, um experimento de governança na Solana, introduz a tomada de decisões orientada pelo mercado, afastando-se da votação tradicional.
MetaDAO utiliza o "futarchy", onde os participantes negociam com base nos resultados esperados das propostas, em vez de votar com base na posse de tokens. Por exemplo, se eu propuser comprar um carro novo para um grupo visando melhorar o consumo de combustível, o grupo negocia tokens com base em sua crença no sucesso da proposta. Esse incentivo leva os participantes a analisar profundamente as propostas, pois seus lucros dependem da precisão de suas previsões. No entanto, este processo não garantiria necessariamente uma melhoria no consumo de combustível; ele reflete, em vez disso, a avaliação coletiva dos participantes com base nas informações disponíveis. Após um período determinado, o mercado é liquidado com base na atividade de negociação, e os detentores de tokens recebem pagamentos com base no resultado da proposta. Esse modelo aumenta a participação, reduz a dominação de grandes detentores de tokens e promove uma governança mais justa. É eficaz, testado e está ganhando interesse no ecossistema Solana, com o Drift utilizando o MetaDAO para concessões de tokens DRIFT.
Ore, o token de proof-of-work que quebrou a Solana em abril, está de volta com a versão 2.
A nova versão busca evitar sobrecarregar a Solana e garantir que mineradores em telefones e laptops possam participar, originando-se da intenção do fundador do Ore, HardHat Chad, de introduzir pessoas em cripto de uma maneira diferente. Em vez de pedir que invistam em algo que ainda não entendem — como acontece atualmente — Ore permite que elas participem e usem uma rede baseada em blockchain primeiro, oferecendo exposição a possíveis ganhos sem investimento direto. Esta abordagem, combinada com o fervor da comunidade, sugere que HardHat está desenvolvendo uma nova forma de atrair pessoas para a criptoeconomia.
Smort é um mercado de previsão sem perdas para o preço da Solana, construído com base no smortSOL, um token de liquid staking (LST), e no Sanctum, o protocolo para validadores aprovados criarem LSTs de onde ele foi lançado.
Antes de seu recente airdrop, Sanctum anunciou um plano futuro focado em construir uma economia baseada em LST, utilizando rendimentos para criar uma variedade de produtos além da eficiência de capital. Smort é um dos primeiros, oferecendo um jogo de previsão sem perdas, onde apenas o rendimento está em jogo. Os jogadores prevêem se o preço do SOL subirá ou cairá em uma semana. Os vencedores dobram o rendimento, tirando-o dos perdedores, que só perdem o rendimento, não o SOL. Menos vencedores significam um aumento maior no APY, até 900 vezes o APY de staking nativo! Apesar do burburinho em torno dos mercados de previsão, Smort demonstra um nível único de criatividade, experimentando como o rendimento de staking pode ser uma commodity para reinventar os limites do que os LSTs podem possibilitar.
Em termos de experimentação, a SkyTrade se destaca como uma nova plataforma que visa criar um mercado descentralizado para o espaço aéreo — o espaço vertical acima de uma propriedade que pode ser comprado, vendido ou alugado — um mercado estimado em US$ 30 trilhões globalmente.
SkyTrade permite que proprietários monetizem seu espaço aéreo alugando-o para empresas de drones e outros negócios que precisem de acesso, seja para desenvolvimento de propriedades, estabelecer helipontos ou outros usos. Isso abre novas fontes de renda para proprietários, especialmente em cidades como Nova York e Londres, onde o espaço aéreo pode valer milhões. No entanto, muitos proprietários desconhecem o valor de seu espaço aéreo ou como vendê-lo. As blockchains oferecem uma forma segura e transparente de lidar com direitos aéreos, eliminando as complexidades do mercado tradicional, com a Solana ajudando a SkyTrade ao fornecer NFTs comprimidos para emitir registros de propriedade de baixo custo, mantendo os custos da plataforma baixos.
O ambiente da Solana tem impulsionado uma onda de experimentação que está remodelando como interagimos com blockchains, para o que elas podem ser usadas e como pode ser a vida "onchain".
Por meio de bots do Telegram, memes e Blinks, a Solana desenvolveu novos métodos para interação com blockchain, mostrando como integrar redes sociais com cripto. Isso destaca a importância de encontrar os usuários onde eles estão, tanto em espaços online familiares quanto em interfaces conhecidas, para impulsionar a adoção da indústria. Além disso, a variedade de padrões de tokens da rede permite que ela abrigue algumas das aplicações de cripto mais impactantes, criando redes de recursos mais eficientes e acessíveis com o DePIN. Esse ambiente permite que desenvolvedores experimentem e inovem, ajudando cripto a crescer ao redefinir a governança com o MetaDAO, introduzindo novos métodos de integração com o Ore, expandindo os limites dos LSTs com o Smort ou habilitando grandes mercados emergentes com o SkyTrade.
Juntas, essas aplicações demonstram como o ambiente da Solana nos ajuda a entender melhor como usar blockchains e para o que usá-las.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil ou ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este é um boletim informativo, com finalidade estritamente educacional e não se trata de um conselho de investimento ou uma sugestão para comprar ou vender quaisquer ativos ou tomadas de decisão financeira, também não é um conselho fiscal. Consulte um contador. Faça a sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão caso você realize uma compra através de um desses links. Sempre divulgaremos quando for o caso.