Agentes de IA em Cripto: 3 Tendências Principais para Ficar de Olho
Com a crescente popularidade dos agentes de IA no universo cripto, aqui estão algumas tendências que vale a pena acompanhar.
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje, apresentamos a tradução do artigo AI Agents in Crypto: 3 Key Trends to Watch, de autoria de William M. Peaster, originalmente publicado em Bankless HQ.
Agentes de IA em Cripto: 3 Tendências Principais para Ficar de Olho
Com a crescente popularidade dos agentes de IA no universo cripto, aqui estão algumas tendências que vale a pena acompanhar.
No mundo cripto, o entusiasmo em torno dos agentes de IA está atingindo novos patamares.
Já vimos o surgimento de "cultos de personalidade" por aqui, mas cultos de personalidade em torno de inteligências artificiais são uma novidade.
E as vastas possibilidades de IA atuando onchain de diferentes maneiras estão capturando a imaginação das pessoas — e seus investimentos. Vamos mergulhar um pouco mais nesse assunto 👇
O que há de novo?
O burburinho recente vem, em grande parte, da conta Truth Terminal. Tudo começou com o projeto Infinite Backrooms de Andy Ayrey, lançado no início deste ano para criar experimentos com salas de bate-papo gerenciadas por IA.
Em julho de 2024, Andy deu controle de uma conta no Twitter ao Truth Terminal, que rapidamente adotou uma personalidade caótica e ao estilo "4chan". Para deixar as coisas ainda mais insanas, a IA abraçou a bizarra "Goatse Gospel", uma religião meme que envolve a dissolução do ego.
Marc Andreessen percebeu a conta e doou o equivalente a US$ 50.000 em BTC para o projeto. Depois, em outubro, alguém lançou o token $GOAT no Pump.fun, que a IA apoiou e recebeu de membros da comunidade.
Depois disso, o interesse disparou e a capitalização de mercado do $GOAT explodiu temporariamente, ultrapassando US$ 500 milhões, tornando o Truth Terminal milionário e desencadeando uma nova onda de memecoins centrados em IA, como $GNON e $LUNA.
Por que isso importa?
Em cripto, as IAs estão agora conquistando seguidores, assim como influenciadores.
Claro, as pessoas ainda estão tentando entender o que exatamente essas inteligências são, e o que elas podem e devem ser na sociedade. Mas não se engane: personalidades impulsionadas por IA moldando a cultura e os mercados, e atraindo investimentos, vieram para ficar.
Dito isso, as implicações vão além das memecoins, pois o interesse aqui indica que mais pessoas estão realmente despertando para as amplas possibilidades dos Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) no mundo cripto.
Esse interesse, combinado com o avanço rápido dos recursos técnicos, sugere que os experimentos de IA onchain estão prontos para florescer em todas as direções. Algo como uma nova era de ouro do cripto está começando.
3 coisas para observar aqui
A ascensão dos agentes realmente onchain
O Truth Terminal não criou o $GOAT. Ele teve seu endereço Solana criado por um humano, e não pode controlar diretamente seus ativos onchain. Esses fatores não diminuem o interesse do projeto, mas seria mais interessante se tivesse esse controle.
No entanto, agentes de IA onchain são possíveis, e estamos vendo a atividade nesse espaço aumentar.
Por exemplo, em uma edição recente do "Tool Tip" da Metaversal, destaquei o NANI, um sistema operacional de agentes onchain que permite que você comande sua carteira na Ethereum, Arbitrum ou Base apenas conversando com um LLM.
Você certamente poderia criar sua própria memecoin com um sistema como esse. Mas e quanto a agentes de IA automatizados que podem operar de forma autônoma onchain seguindo instruções ou seus próprios dispositivos?
Essa é precisamente a arquitetura que as mentes por trás do jogo de cartas Parallel NFT estão construindo no Wayfinder. Trata-se de um combo de protocolo e plataforma para que agentes de IA de propriedade de usuários realizem transações como mints e swaps de forma autônoma entre várias blockchains, incluindo Ethereum e Solana.
Embora ainda esteja em desenvolvimento, o Wayfinder está apontando para um futuro onde IAs poderão gerenciar diretamente e de forma autônoma dinheiro onchain. Esse poder impactará muitas coisas, desde a gestão de carteiras pessoais até economias virtuais onchain. Espere muito mais novidades nessa área.
Mais experimentos com DAOs e bens públicos
Botto é um artista de IA treinado e guiado por sua comunidade Botto DAO, e o bot se tornou um dos primeiros, senão o primeiro, milionário de IA com suas vendas de criptoarte em 2021.
Não surpreendentemente, com o renovado influxo de interesse que o $GOAT trouxe para o cruzamento entre IA e cripto, muitas pessoas voltaram sua atenção para o $BOTTO, com o preço do token de governança subindo 118% na última semana.
Botto mostrou que é possível ter um projeto de IA onchain que seja 1) governado coletivamente e 2) mais do que apenas um jogo de narrativa, como seu sucesso na criação de arte demonstra.
Dessa forma, assim como o interesse está retornando ao $BOTTO, espere que mais projetos voltem à estrutura de governança DAO do Botto como inspiração para novos experimentos comunitários com agentes de IA em várias direções, inclusive dentro e além da arte.
E onde há comunidades, há visões e objetivos compartilhados. Um ponto interessante a ser observado no futuro são novos tipos de esforços de bens públicos impulsionados por IA. Muitas pessoas em cripto apoiam experimentos com bens públicos, então fique atento para que mais coletivos se reúnam onchain e usem mecanismos como divisões de transações para direcionar a IA onchain para o benefício público.
3) Avanços em jogos e realidade virtual
A Onchain Gaias estão criando uma rede descentralizada de agentes de IA, que usa jogos para treinamento e armazena os agentes nos NFTs dos usuários.
Há também o jogo Parallel Colony, que utilizará o sistema Wayfinder mencionado anteriormente para alimentar os avatares de personagens de IA que "jogarão" em nome dos jogadores humanos.
Esses são apenas dois exemplos de destaque de como a IA está se tornando mais fundamental no cenário de jogos cripto de maneiras colaborativas. Mas o que dizer sobre competir contra agentes de IA no futuro? Os humanos conseguirão se manter no jogo?
Sim! Projetos como o mundo virtual Biomes criaram suas regras de física de forma que os competidores de IA não tenham vantagem inerente sobre os humanos. Trata-se de projetar jogos de forma que suas regras mantenham a IA como facilitadora da diversão, e não uma destruidora dela.
No futuro, espere ver muito mais possibilidades colaborativas e competitivas desenvolvidas nesse ponto de interseção, à medida que o papel da IA nos jogos e em ambientes de mundos virtuais continua a se expandir.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil ou ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este é um boletim informativo, com finalidade estritamente educacional e não se trata de um conselho de investimento ou uma sugestão para comprar ou vender quaisquer ativos ou tomadas de decisão financeira, também não é um conselho fiscal. Consulte um contador. Faça a sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão caso você realize uma compra através de um desses links. Sempre divulgaremos quando for o caso.