A Web3 é Boa Para o Mundo?
Enfim, a web3 possui a real capacidade de gerar impacto positivo no mundo?! Tire suas próprias conclusões!
Prezada Nação Bankless.
Enfim, o Sam Bankman-Fried, CEO da FTX, foi preso. Missão cumprida… certo?!
Não totalmente, ainda existem outros a serem responsabilizados, e o universo cripto ainda precisa de algum tempo e muito trabalho para restabelecer a confiança dos investidores e entusiastas.
Parte dessa construção é continuar desenvolvendo ferramentas, protocolos e estratégias de impacto positivo no mundo.
Como a Web3 e DeFi podem tornar o mundo melhor?
Na edição de hoje, o escritor Kevin Owocki nos apresenta alguns critérios para avaliar como a web3 poderia se sair melhor.
- Equipe Bankless.
A Web3 é Boa para o Mundo?
Autor: Kevin Owocki.
Gráfico por Logan Craig
Não é nenhum segredo que existem pessoas mal intencionadas, golpes e armadilhas envolvendo o mundo cripto e que essas partes dominaram boa parte do cenário web3 nesse ano de 2022.
Refletindo sobre o atual clima pós-FTX, pensei que seria útil catalogar e pesar os impactos sociais positivos e negativos do universo web3.
Um desafio ao fazer isso é que as partes boas da web3 muitas vezes passam despercebidas. As partes ruins são impossíveis de ignorar. É natural que as carências e desilusões do universo cripto suguem a maior parte das atenções e das notícias desse nosso mundo. Esse viés de negatividade é a tendência do cérebro humano de colocar mais foco psicológico ou importância no negativo, mesmo quando a quantidade de coisas positivas supera as ruins.
Nesse artigo, tento adotar uma abordagem sóbria, neutra e racional para avaliar se a web3 é boa ou ruim para o mundo.
Minha Escala de Classificação web3. Como é a sua?
O scorecard acima certamente não é definitivo. Estes são meus próprios critérios e opiniões. Convido você a criar seu próprio scorecard, se desejar, copiando este modelo no Figma. Compartilhe suas ideias nos comentários abaixo!
Vamos começar dando uma olhada nos Impactos Negativos no mundo, que tentei classificar em uma escala de avaliação relativa:
Destruição de capital por meio de sistemas de custódia como 3AC/FTX/LUNA
Minha pontuação: -70
A coisa mais negativa que vimos na web3 este ano foi a turbulência do mercado e o prejuízo de diversos investidores, que aconteceu quando empresas como 3AC ou FTX entraram em colapso. Se você é um investidor que tinha dinheiro em empresas de cripto TradFi como BlockFi, FTX ou Voyager, você perdeu dinheiro nesse ciclo e isso foi péssimo.
O meme “não são suas chaves, não são suas moedas” significa que as pessoas devem ter a auto custódia de suas moedas, porque se deixarem que outras organizações guardem seu dinheiro e peçam empréstimos em nome delas, então correm o risco de perderem seus fundos. Minha esperança é que mais pessoas comecem a usar DeFi e a ter a própria custódia de suas criptos, tornando o sistema menos frágil no futuro.
Projetos inúteis ou esquemas Ponzi.
Minha pontuação: -30
Projetos inúteis e esquemas Ponzi construídos sobre a web3 são ruins porque vendem a promessa de “dinheiro fácil” mas, na verdade, não fornecem nenhuma utilidade ou valor. Esses rug pulls geralmente só compensam para seus fundadores e denigrem todo o universo cripto.
O que o ecossistema realmente precisa é construir um “sistema imunológico” descentralizado contra os malfeitores. Não dê espaço a eles e, se eles conseguirem espaço por conta própria, denuncie-os e certifique-se de que eles não possam atacar as pessoas.
Ransomware e lavagem de dinheiro
Minha Pontuação: -15
Embora a transparência dos registros distribuídos possa permitir que se rastreie fundos na web3, a segurança computacional precisa ser aprimorada e projetada a partir dos primeiros princípios para podermos criar um sistema imunológico contra os problemas de ransomware. Até que possamos construir essas ferramentas de imunidade, as ações criminosas na web3 ainda existirão.
Produção de Carbono (PoW)
Minha pontuação: -1
O impacto negativo da produção de carbono advinda das blockchains tem sido um argumento central contra seu uso e adoção em massa. Com o Merge, o Ethereum mudou recentemente de Proof of Work(PoW) para Proof of Stake(PoS), reduzindo massivamente a produção de carbono do ecossistema Ethereum em aproximadamente 99,95%. Portanto, essa não é realmente uma crítica válida ao Ethereum.
Os Bitcoiners têm muitos argumentos complicados e não comprovados sobre como o Bitcoin incentiva a energia renovável e nos permite gastar energia em lugares remotos que, de outra forma, seriam desperdiçados. Na minha opinião, os fatos não confirmam isso e parece uma tentativa de racionalizar o sistema PoW do Bitcoin.
Na minha opinião, o Merge bem-sucedido do Ethereum prova que o PoS é o futuro e que, com sua produção de carbono quase zero, o impacto dos sistemas PoS pode ser quase neutro.
Em seguida, vamos nos aprofundar em alguns impactos neutros no mundo:
Produção de Carbono (PoS)
Minha Pontuação: 0
Como necessitam de muito menos energia para operar, os sistemas Proof of Stake (PoS) permitem que a web3 tenha um impacto de carbono quase neutro. Passar do negativo para o neutro é uma conquista positiva, louvável para o espaço web3 e impactante para o mundo.
Vigilância do Usuário.
Minha Pontuação: 0
Como as blockchains são transparentes e incorruptíveis, a vigilância do usuário é mais fácil. Isso tende a ser negativo devido a preocupações com a privacidade, mas também é positivo porque a transparência e a confiança se transformam na tônica de um novo mundo. Os pontos positivos e negativos se nivelam.
Por fim, vamos descortinar alguns impactos positivos que a web3 traz para o mundo:
Redes de dados transparentes podem ajudar a combater a lavagem de dinheiro
Minha Pontuação: +20
Redes de dados transparentes permitem que se rastreie as operações financeiras para combater a lavagem de dinheiro. Redes de dados transparentes tornam muito mais fácil para as autoridades fazerem seu trabalho quando se trata de “seguir o dinheiro” em empresas obscuras. A web3 pode ser positiva para a humanidade nesta área.
Remoção de terceiros e intermediários desnecessários
Minha Pontuação: +15
O antigo sistema financeiro tem todos esses intermediários que extraem valor em diferentes partes do sistema. Se pudermos remover esses terceiros e empregar contratos inteligentes baseados em protocolos, poderemos ter soluções muito mais eficientes para transferir valores pela web. A remoção de terceiros desnecessários simplificaria o sistema e deixaria as operações muito mais baratas.
Potencial para reduzir colapsos financeiros
Minha Pontuação: +10
Este é o grande argumento para DeFi. Se você tiver um sistema financeiro baseado em contratos inteligentes transparentes, poderá rastrear ativos e riscos. Você pode se antecipar a eventos “destrutivos” antes que eles aconteçam e se espalhem. Com sistemas web3 transparentes, podemos evitar os tipos de colapsos financeiros que ocorreram na crise bancária e financeira de 2008.
As transferências de criptos são uma virada de jogo
Minha Pontuação: +10
Antes da web3, se você fosse um imigrante que quisesse enviar dinheiro de volta para sua família em seu país de origem, suas únicas opções eram pagar à Western Union (por exemplo) 10% do seu dinheiro para facilitar a transferência. O fato de você poder usar Ethereum e Bitcoin para essas transferências muda completamente o jogo, permitindo que as pessoas fiquem com mais dinheiro enquanto permitem transferências rápidas.
Acesso a stablecoins (especialmente em áreas com hiperinflação)
Minha Pontuação: +10
O acesso às stablecoins de qualquer lugar, especialmente em partes do mundo com hiperinflação, pode mudar a vida de milhões de pessoas em termos de estabilidade, de riqueza e poupar dinheiro de modo seguro.
Concorrência web3 pressionando as Big Techs a evoluir
Minha Pontuação: +10
Devido à inovação advinda do universo web3, as Big Techs estão sendo pressionadas para uma evolução. Os desenvolvedores Web3 estão construindo versões descentralizadas do Amazon Web Services, mecanismos de pesquisa descentralizados e redes sociais descentralizadas.
Agora existem projetos web3 que estão saindo do papel e podem competir com os efeitos de rede que as empresas de Big Tech têm. Essa pressão competitiva sobre as Big Techs vinda da web3 é realmente uma grande virada de jogo para todos. Por exemplo, com o Lens Protocol posso iniciar uma nova rede social web3. Posso usar a interface do Lens Protocol, o que significa que não preciso começar minha própria interface do zero para competir com o Facebook. Todos nós podemos fazer isso juntos como uma indústria.
Separação do dinheiro + estado cria mais descentralização + Soberania
Minha Pontuação: +5
A separação entre dinheiro e estado cria mais descentralização e soberania, mas também é responsabilidade dos usuários a auto custódia de seus ativos (de volta a: “Não são suas chaves, não são suas criptos”).
Se você mora em uma parte do mundo onde há hiperinflação – a Argentina, por exemplo – a separação entre dinheiro e estado significa que agora você pode ter acesso a dólares americanos ou a uma moeda mais estável, o que significa que você não verá suas economias desaparecerem dia após dia. Para as pessoas nos países em desenvolvimento, somente isso já é uma revolução.
Além disso, existem lugares do mundo onde pode haver confisco de ativos de sua propriedade sem o devido processo legal. É muito mais fácil esconder ou proteger criptoativos. Você pode até mesmo memorizar uma chave privada ou frase inicial em sua cabeça e não ter que escondê-la do estado.
Redução da Pegada de Carbono
Minha Pontuação: +5
O Merge, os mercados de crédito de carbono e várias DAOs estão trabalhando para reduzir a pegada de carbono da humanidade. Tudo isso é positivo para o planeta e para a evolução humana.
Carteiras multisigs simplificam o gerenciamento das propriedades comuns
Minha Pontuação: +5
Carteiras multisigs são uma maneira mais fácil de gerenciar propriedade comum do que os complexos mecanismos legais que existiam até hoje. A capacidade de configurar uma carteira de contrato inteligente em que vários membros de um grupo possam assinar uma transação e transmiti-la para um registro transparente torna o gerenciamento de propriedade comum muito mais fácil. Carteiras multisigs nos permitem gerenciar propriedades comuns com mais facilidade e de qualquer lugar do mundo.
As DAOs inovam com abordagens inéditas de governança democrática
Minha Pontuação: +5
A criação de DAOs e suas estruturas de governança democrática permitem muitas novas ideias interessantes, com muito potencial a se explorar à medida que evoluem. Veja a GitcoinDAO. Veja o financiamento quadrático. Este poster sobre a construção coletiva é um ótimo visual do progresso que está sendo feito neste espaço.
A Web3 permite novas economias e a capacidade de trabalhar de qualquer lugar
Minha Pontuação: +5
Agora podemos programar nossos valores dentro de nosso dinheiro. Isso abre o espaço de conversa sobre novas economias, políticas e cria oportunidades para as pessoas trabalharem de qualquer lugar.
Você pode ganhar com o Gitcoin. Você pode ganhar com financiamento quadrático. Você pode ganhar no Mirror. A Web3 tem o potencial de desencadear a Internet do Trabalho - um assunto sobre o qual já escrevi para a Bankless.
O dinheiro foi investido em tecnologias de privacidade produzindo novos protocolos
Minha Pontuação: +5
Devido à web3, muito dinheiro foi investido em tecnologias de privacidade e novos protocolos financeiros acessíveis a qualquer pessoa. Assim temos, por exemplo: empréstimos que auto se pagam. Como os sistemas baseados em blockchain são construídos em software de código aberto que enfatizam a tecnologia de privacidade e a criptografia, a tecnologia de privacidade e os novos protocolos financeiros obtêm mais financiamento.
Dessa maneira, cada vez mais bens públicos são financiados porque agora podemos usar abordagens baseadas no mercado para construir uma melhor inteligência coletiva e uma melhor alocação de recursos comuns.
Tudo Depende de Nós.
Se a web3 é boa ou não para o mundo, isso só depende de nós. O futuro é uma história ainda não escrita.
A conclusão aqui não é se a web3 é ou não extremamente boa para o mundo agora, mas que a web3 tem um potencial incrível para regenerar o mundo, se continuarmos a aproveitar as suas oportunidades de impacto positivo.
Então, como podemos movimentar capital, atenção e talento dos projetos com as melhores soluções para os projetos que terão os impactos mais positivos no mundo?
O grande desafio que temos pela frente, no próximo ciclo de mercado, é continuar construindo ferramentas e estratégias transformadoras para o mundo. Precisamos mover o universo web3 em uma direção regenerativa, onde os projetos positivos para o mundo recebam o capital, a atenção e o talento de que precisam para cumprir a promessa da web3 para a humanidade.
Aqui está o meu desafio para você - leia meu livro Green Pill. Crie uma ImpactDAO. Envolva-se no movimento regen web3 e ajude a fazê-lo realmente acontecer.
Se não fizermos isso, então não vai acontecer. Se realmente quisermos "fazer isso", então isso acontecerá.
Vamos fazer acontecer.
Kevin.
Biografia do Autor.
Kevin Owochi é fundador do Supermodular e contribuidor da BanklessHQ.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
Post Original: Is Web3 Bad for the World?
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com