A Política Monetária do BTC é Superestimada
Parte 1 de 2: Um contraste entre as políticas monetárias do BTC e da ETH
Prezada Nação Bankless,
A política monetária da BTC é superestimada.
Eu deveria qualificar — a política monetária do BTC é superestimada por alguns. E sim, ainda é subestimada por muitos, mas talvez não pelas razões que as pessoas pensam.
Neste artigo e no próximo vou contrastar as políticas monetárias do BTC e do ETH. Vou argumentar que a política monetária do Bitcoin é superestimada e a do Ethereum é subestimada. Que ambos têm diferentes prós e contras.
Por quê? Porque ninguém é corajoso o suficiente. 😄
Estou brincando. Mais ou menos. Falar de política monetária na comunidade Bitcoin é pisar em solo sagrado — por mais estranho que pareça, esse é um dos pontos fortes do Bitcoin.
O motivo? Estas duas políticas monetárias apoiam todo o sistema monetário cripto. E como são as maiores partes de seu portfólio cripto, você deve saber sobre elas — com todos os detalhes.
E lembre—se, você nem sempre tem que concordar com estes pensamentos. Se você discordar e puder articular seu desacordo, provavelmente estará subindo de nível ainda mais rápido.
Então pode ser que eu esteja secretamente esperando que você discorde disso. 😉
🙏 Patrocinador: Criptonomia — Autoridade em blockchain e tokenização de ativos. A blockchain te assegura, a Criptonomia te proporciona.
Seja uma assinante, tenha acesso aos artigos exclusivos do Bankless Brasil, garanta seu acesso à DAO.
O que é política monetária em cripto?
A cripto se apropriou do termo política monetária dos banqueiros centrais. Para os banqueiros, a política monetária é como um país fixa as taxas de juros e a oferta de dinheiro para aumentar o PIB, administrar o emprego e manter taxas de câmbio previsíveis — tudo sem taxas de inflação excessivamente altas.
O dinheiro cripto não tem um mandato envolvendo PIB ou emprego — seu cronograma de emissão é cego para estes. Isto torna sua oferta tão imune às pressões políticas quanto o ouro. Ouro e cripto: ativos não soberanos. Mas, ao contrário do ouro, as criptomoedas têm, na verdade, um mandato de política monetária: garantir ao máximo a segurança da rede.
O ouro é garantido por laços químicos forjados a partir da saída de energia de uma supernova. Não as criptomoedas — elas são um produto de confecção humana — a segurança vem do valor econômico colocado no próprio ativo cripto e da política monetária que o acompanha de sua rede.
O dinheiro fiduciário e o dinheiro cripto têm mandatos diferentes:
Mandato político do fiduciário: PIB, emprego, câmbio — sem hiperinflação
Mandato político das criptomoedas: proteger a rede
Vou continuar usando o termo política monetária para BTC e ETH, mas a política de emissão é provavelmente mais precisa dada a diferença de mandato. Eu poderia até preferir o termo política de segurança, já que esse é o verdadeiro objetivo.
O que protege o BTC e o ETH?
Vamos dar um passo atrás e discutir como o BTC e a ETH são protegidos.
A segurança dessas redes é baseada em incentivos econômicos. Sem uma economia forte, elas são suscetíveis a ataques.
Um atacante de 51 por cento, por exemplo, pode reverter as transações — roubar dinheiro — em qualquer rede. Um ataque deste tipo requer "apenas" o controle de 51 por cento do capital que protege a rede. No caso de prova de trabalho (Proof of Work), o capital é hardware e energia. No caso de prova de participação (Proof of Stake), o capital é token ETH. Uma boa segurança para estas redes significa tornar o custo do ataque mais alto do que o valor que elas protegem.
A diferença entre uma chain de alto valor e uma chain de baixo valor pode ser vista no tempo de liquidação. A Coinbase está disposta a confirmar as transferências de BTC em 6 confirmações — uma hora. Mas uma chain de baixo valor como a chain BSV requer 1.008 confirmações — 7 dias para confirmação! A Coinbase requer mais da BSV para se proteger contra roubo por parte de 51 atacantes.
Mas espere um pouco — porque todo este capital está sendo colocado para trabalhar para proteger a rede em primeiro lugar? Novamente voltamos aos incentivos: os mineradores estão investindo capital para proteger Bitcoin e Ethereum porque são pagos para fazê-lo. Eles fazem isso para ganhar dinheiro.
Sua receita de segurança vem de duas fontes:
Recompensas de bloco — eles ganham todas as novas moedas de BTC e ETH que são criadas.
Taxas de transação — eles ganham taxas dos usuários que pagam pelas transações.
A soma destas fontes é a receita dos mineradores. E a receita dos mineradores é igual ao orçamento de segurança.
Será que uma analogia ajudaria?
Imagine um Estado-nação que tanto cria dinheiro novo a cada ano quanto cobre impostos sobre transações econômicas para pagar por sua defesa nacional. Isso é o que BTC e ETH estão fazendo. O novo dinheiro é uma recompensa em bloco, os impostos são taxas de transação, cuja soma é o orçamento de segurança que paga para os militares — os militares são os mineradores.
A maior parte da segurança vem de recompensas por bloco
Agora a maior parte do orçamento de segurança, estou falando de 95% a 99% de recompensas em bloco e não de taxas de transação. Isto é verdade para ambas as redes.
Qual parte da receita da mineração vem das recompensas de blocos VS. taxas de transação?
Brinque com os gráficos a seguir, e veja:
👉 A receita por bloco do BTC e ETH
👉 A receita por taxas de transação do BTC e ETH
Você notará que a receita do bloco de recompensa aumenta à medida que o valor do BTC e ETH aumenta. Isso porque as recompensas por blocos são denominadas em BTC e ETH enquanto os custos de capital dos mineradores são geralmente medidos em USD. Portanto, se eu ganhar uma recompensa de bloco de 2 ETH como minerador, minha receita será o dobro quando o preço de ETH for R$5.000 vs. quando o preço de ETH for R$10.000.
E o que faz a ETH dobrar de preço? A demanda por ETH como um ativo.
A receita da taxa de transação é diferente. Dobrar o preço do BTC ou ETH como ativo não dobra a receita das taxas de transação. As taxas de transação só aumentam quando a demanda para usar transações de Bitcoin e Ethereum aumenta — a demanda de espaço em bloco e a demanda por ativos são coisas separadas. Isto remonta a uma visão central de que falamos antes — o ativo não é a rede — eles são dois mercados diferentes.
Ok, então o orçamento de segurança é, em sua maioria, um bloco de receitas de recompensa que é impulsionado pela demanda por BTC e ETH como ativos. Então, como isso se vincula à política monetária do BTC?
Emissão e Segurança
Você provavelmente conhece o cronograma de emissão do Bitcoin. É bem simples:s recompensas dos blocos começaram altas e são cortadas pela metade a cada quatro anos.
2012: 25 BTC por bloco
2016: 12,5 BTC por bloco
2020: 6,25 BTC por bloco 👈 estamos aqui
2024: 3,125 BTC por bloco
2028: 1,56 BTC por bloco
2032: .78 BTC por bloco
E assim por diante à medida que se aproxima de 0.
Esta política monetária foi incorporada na configuração do Bitcoin desde o início. Ela é aplicada pelo código e mantida através de um forte consenso social. Realmente difícil de mudar. Uma narrativa muito clara.
Lembre-se do mandato único de uma política monetária cripto? Para proteger ao máximo a rede. A narrativa de escassez — apenas 21m Bitcoin — tem funcionado maravilhosamente para proteger ao máximo a rede Bitcoin até agora. Por quê? Porque em seus primeiros anos, a segurança da rede do Bitcoin é altamente subsidiada por uma receita vinda da recompensa por bloco. A receita do bloco aumenta com a demanda por BTC. E a demanda por BTC aumenta com uma narrativa de escassez. E a narrativa de escassez é perpetuada por uma política monetária que diminui as recompensas de blocos. Um ciclo virtuoso.
Esta é a grande força do Bitcoin.
Mas há também uma falha.
Com cada redução pela metade, esta grande força é usada menos na segurança da rede. Cada halving reduz o subsídio do orçamento de segurança tornando a segurança do Bitcoin menos dependente do preço do BTC e mais dependente da demanda pelo espaço do bloco Bitcoin.
O Bitcoin eventualmente se torna quase inteiramente dependente da demanda de espaço em bloco — em 2032, as recompensas por blocos denominados BTC serão apenas 6% das recompensas de hoje. Sim, podemos assumir que o BTC terá valorizado até então — por exemplo, se o preço subir para $140k por BTC, então o orçamento de segurança do nível 2019 poderá ser mantido. Mas será que o nível de segurança de 2019 é suficiente para uma rede trilionária em dólares?
E o que acontece quando o restante do subsídio de recompensa do bloco é retirado?
Hasu e outros escreveram recentemente um excelente artigo (em inglês) enumerando soluções futuras para o problema da diminuição das recompensas por blocos. Uma delas é alterar a política monetária do Bitcoin para adicionar inflação perpétua — mais de 21 milhões de BTC — sem limite fixo de oferta. Uma ação como esta quase certamente causaria uma bifurcação (um fork). Além disso, é provável que isso prejudique a narrativa de escassez e imutabilidade que alguns argumentam ser a razão de existência do Bitcoin.
Outros assumem que a receita das taxas de transação no Bitcoin vai pegar a folga. Eu estou muito menos convencido. Não está claro que a demanda de espaço em bloco seja a força central do Bitcoin. Recentemente, o Ethereum ultrapassou o Bitcoin nas receitas das taxas de transação. Isto porque o Ethereum serve como uma rede de assentamento para uma multiplicidade de ativos digitais e protocolos monetários.
Superestimando a política monetária do BTC
As pessoas que se superestimam a política monetária do BTC são aquelas que a tratam como a encarnação da perfeição. Não é perfeita. A política monetária de teto fixo do Bitcoin faz concessões:
Pontos fortes do Limite Fixo — narrativa de escassez, previsibilidade percebida e imutabilidade percebida — isso gera valor para o BTC e maior receita de recompensa em bloco.
Pontos fracos do Limite Fixo — A redução da recompensa em bloco fixa pode levar a uma segurança menor que as alternativas e pode exigir uma alteração da política monetária.
Sendo assim, pode—se argumentar que a política monetária do Bitcoin está carregando sua segurança de rede de curto a médio prazo, ao custo de sua segurança de rede de longo prazo. Esta poderia ser a jogada certa — capturar os efeitos da rede através de uma narrativa de escassez e conseguir se posicionar para o domínio da liquidez. Mas o Ethereum está adotando uma abordagem diferente. Uma com um conjunto diferente de escolhas —- certamente com pontos fracos, mas também com pontos fortes pouco apreciados.
Vamos explorar as escolhas da política monetária do Ethereum no próximo artigo desta série de duas partes. Na próxima terça-feira, vamos ver — Porque a política monetária do Ethereum é subestimada.
Mão na Massa
Reflita: quais são os pontos fortes e fracos da política monetária do Bitcoin?
(Avançado) Confira a segunda metade do artigo do Hasu sobre o declínio do subsídio de recompensa em bloco
Preenchendo o cubo de habilidades
Ao entender a política monetária do BTC e do ETH, você está subindo de posição de dinheiro do cubo de habilidade. A camada de dinheiro é a base para tudo o mais.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
CRIPTONOMIA
A Criptonomia tem especialidade em beneficiar processos corporativos por meio da tecnologia blockchain e promover um novo patamar de transparência entre clientes e fornecedores, auditabilidade de processos e provas de registro também. A empresa avança com soluções abrangentes em tecnologia Blockchain para clientes e parceiros, contando com uma ampla gama de setores como o industrial, financeiro e organizações que trabalham com ativos e/ou informações sensíveis.
👉 Acesse o site da Criptonomia e confira as principais soluções.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no grupo aberto do Telegram, e fale diretamente conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Post Original:
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com