A guerra dos Rollups: uma batalha pelo futuro da escalabilidade do Ethereum
Co-fundador da Matter Labs (zkSync) mira na tecnologia zero-knowledge
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje, apresentamos a tradução do artigo Rollup Wars: Battle Rages For the Future Of Ethereum Scaling, originalmente publicado em The Defiant.
Você pode assinar a newsletter gratuita do The Defiant por este link.
Se quiser acompanhar o The Defiant em português, inscreva-se na newsletter brasileira:
— Nação Bankless
A guerra dos Rollups: uma batalha pelo futuro da escalabilidade do Ethereum
Algumas das principais equipes das soluções de segunda camada da Ethereum estão debatendo com unhas e dentes se serão os optimistic rollups ou os zero-knowledge rollups que triunfarão como a principal solução de escalabilidade da rede Ethereum.
No dia 29 de janeiro, Steven Goldfeder, co-fundador da Offchain Labs, equipe por trás do principal optimistic rollup, Arbitrum, se posicionou sobre o que ele descreve como uma crença comum - que os ZK-rollups emergirão como a solução de escalabilidade dominante da Ethereum, uma vez que a tecnologia se tornar amplamente disponível.
“Existe por aí uma narrativa de que os ZK-rollups conseguirão fazer tudo o que os optimistic rollups fazem, mas melhor”, tuitou Goldfeder. “Deixe-me dizer por que ainda estou otimista com a vitória da tecnologia da Arbitrum”.
Rollups reduzem as taxas de transação agrupando transações na segunda camada para, em seguida, enviá-las em lotes à rede principal do Ethereum para finalização.
Arbitrum e Optimism, são dois optimistic rollups e atualmente as principais redes de segunda camada do Ethereum, com 51% e 31% do valor total bloqueado do setor, respectivamente, segundo o site L2beat.
Optimistic Rollups
Esses rollups funcionam assumindo de forma otimista que todas as transações enviadas pelos validadores são honestas e precisas, mas as transferências para a rede principal têm um atraso de sete dias para permitir a detecção de fraude. Os validadores devem depositar garantias significativas, que podem ser cortadas se eles enviarem transações fraudulentas.
ZK Rollups
Por outro lado, rollups baseados em zero-knowledge prometem acabar com o atraso de sete dias nas transferências para a rede principal, oferecendo transações mais rápidas e com maior privacidade.
No entanto, as soluções baseadas em zero-knowledge existentes ainda não oferecem compatibilidade com a Ethereum Virtual Machine (EVM), principal mecanismo de contrato inteligente da Ethereum, o que significa que os desenvolvedores não podem simplesmente exportar seu código da Ethereum para os ZK-rollups já existentes.
Compatibilidade EVM
Goldfeder também ridicularizou o fato de não haver nenhum ZK-rollup disponível para uso público que ofereça compatibilidade com a EVM. “Nos últimos anos, sempre nos disseram que faltam de 3 a 6 meses, isso nunca pareceu diminuir”, disse ele.
Polygon, Matter Labs, Scroll e a peso pesado dos softwares blockchain, Consensys, estão entre as equipes que atualmente trabalham em ZK-rollups compatíveis com Ethereum. Embora as primeiras redes de teste estejam ativas para cada uma de suas respectivas zkEVM, a Matter Labs e a Polygon esperam lançar suas redes principais até o segundo semestre de 2023.
O cofundador da Offchain Labs também afirmou que optimistic rollups podem suportar contratos não EVM dentro do mesmo ambiente de execução que suporta transações EVM.
EVM+
“Há muito que podemos fazer para complementar a EVM (EVM+), e tornar a Arbitrum mais inclusiva e acolhedora para um conjunto mais amplo de desenvolvedores e usuários”, disse Goldfeder. “As equipes ZK estão fazendo uma tonelada de engenharia complexa para direcionar a EVM, e muitas das decisões que estão tomando hoje tornarão a adição desses recursos EVM+ quase impossível”.
Embora o tópico tenha obtido algum apoio nas mídias sociais, muitos usuários do Twitter responderam aos comentários de Goldfeder defendendo soluções ZK ou criticando os optimistic rollups.
Hkm.eth, um investidor cripto, acredita que a Arbitrum atualmente desfruta de uma participação dominante no mercado das soluções de segunda camada, devido à sua vantagem inicial em relação às soluções ZK. “No dia em que virmos implementações mais maduras de ZK-rollups e zkEVMs, os optimistic rollups podem perder sua participação no mercado”, ele twittou.
“As primeiras iterações ZK não terão nem de perto o nível de polimento que o lote atual de [optimistic rollups] tem”, opinou Pikag.eth. “Assim como a Arbitrum, [ZK-rollups] começará na versão beta”.
Brendan Farmer, um dos principais colaboradores da Mir, uma solução de escalabilidade zero-knowledge adquirida pela Polygon em um negócio de US$ 400 milhões fechado em dezembro de 2021, respondeu a Goldfeder que “a melhor maneira de escalar a Ethereum é com ZK, não com optimistic rollups”.
Taxas de transação mais baixas
“Os custos de transação da 0xPolygon zkEVM já são minúsculos — US$ 0,0019 para uma negociação na Uniswap”, disse Farmer.
Farmer também observou que a testnet zkEVM da Polygon já produziu 80.000 blocos e está a caminho para a implantação da rede principal (fora do ambiente de testes) em menos de três meses.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com