A grande oportunidade da Lido?
A frustração em torno do roadmap centrado em rollups da Ethereum pode oferecer um caminho a seguir para os detentores de LDO.
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje, apresentamos a tradução do artigo Lido’s Big Break?, de autoria de Jack Inabinet, originalmente publicado em Bankless HQ.
A grande oportunidade da Lido?
A frustração em torno do roadmap centrado em rollups da Ethereum pode oferecer um caminho a seguir para os detentores de LDO.
A dominância dos contratos inteligentes da Ethereum foi desafiada como nunca neste ciclo. A crescente preocupação de que a Ethereum está perdendo usuários para L1s alternativas como Solana levou alguns na comunidade a defender uma mudança na priorização de melhorias técnicas na camada de execução da L1 em vez de aumentar a largura de banda de disponibilidade de dados dos rollups.
Essa mudança teria grandes ramificações para a rede. Também impactaria de forma interessante as receitas de vários protocolos de infraestrutura ETH. Hoje, vamos explorar como uma mudança de prioridade do ETH pode levar a grandes conquistas para a plataforma de staking líquido Lido e para os detentores de LDO 👇
🤖 Otimizando para Execução
As transações diárias da Ethereum L1 mantiveram-se relativamente constantes em torno de 1 milhão nos últimos quatro anos, no entanto, a receita proveniente das taxas de transação despencou; a Ethereum frequentemente arrecadava mais de $20 milhões em taxas de transação por dia no início de 2021, mas teve sorte de conseguir essa quantia em um mês inteiro em 2024.
Apesar da demanda clara por blockspace adjacentes a Ethereum, demonstrada pela tendência de alta quase ininterrupta no volume transacional realizado em L2, a Ethereum captura receitas extremamente limitadas dessas atividades.
Como resultado do seu roadmap centrado em rollups, a Ethereum está otimizada para fornecer um armazenamento de disponibilidade de dados relativamente barato para suas L2s. Este é o único serviço direto na relação de rollup pelo qual os stakers da Ethereum recebem pagamentos, e gera apenas frações de centavos em ganhos de cada transação.
Embora os rollups e L2s ofereçam tempos de transação rápidos e baixos custos de transação, seus usuários carecem das mesmas garantias de segurança que receberiam na Ethereum L1, onde suas transações são processadas por um grupo descentralizado de validadores e a integridade da blockchain é mantida por esquemas de incentivos econômicos comprovados, como o slashing.
A maior força da Ethereum reside em suas garantias de liquidação de classe mundial, que asseguram que qualquer transação do usuário será processada de maneira confiável (desde que possam arcar com a taxa de transação necessária), e muitos pensadores do ecossistema afirmam que agora é hora de combinar essa competência central com uma execução L1 aprimorada.
Embora a substancial mudança de roadmap necessária para alcançar essa visão exija algumas alterações controversas – como aumento nos requisitos de hardware ou paralelização nativa – a implementação de tais atualizações poderia revigorar a narrativa vacilante do Ether, tornando a Ethereum L1 o local padrão para todas as transações financeiras onchain de valor.
🥩 Economia Simples de Staking
Embora uma mudança abrupta em direção à priorização da execução pareça improvável neste momento, é um caminho atraente para o ecossistema Ethereum considerar.
A natureza prospectiva dos mercados faz com que os investidores muitas vezes tentem "se antecipar" uns aos outros, posicionando-se para capitalizar uma mudança bem antes de sua ocorrência real, e, em tal cenário, o LDO pode se tornar um dos principais destaques nas próximas semanas.
A recente superação no preço do LDO, que subiu 26% em relação às mínimas relativas de 15 de agosto contra o ETH, indica que os investidores podem ter identificado o potencial de alta para este token.
Um novo foco na execução impulsionará um número maior de transações para a Ethereum L1, particularmente o tipo mais desejável de transações DeFi de alto valor e computacionalmente intensivas. Os custos individuais de transação podem diminuir, mas as taxas totais geradas em todas as transações podem aumentar nesse cenário, impactando positivamente a principal variável por trás das receitas da Lido: os rendimentos do staking de ETH.
Além disso, se a Ethereum L1 se tornar mais utilizável, isso poderia aumentar significativamente a demanda por blockspace e gerar efeitos secundários positivos, como a deflação líquida do Ether. Nesse cenário, a Ethereum pode se consolidar como a principal escolha de plataforma de contratos inteligentes, tanto para investimentos quanto para usabilidade. Se essa recuperação de protagonismo elevar o preço do ETH, a Lido poderá lucrar ainda mais em dólares, com base nos níveis de atividade onchain.
Embora as conversas sobre a mudança das prioridades do roadmap da Ethereum ainda estejam em um estágio inicial (e controversas!), é inegável que essas mudanças potenciais poderiam oferecer incentivos fortes para revitalizar a L1 como um lugar onde usuários reais estariam dispostos a pagar por garantias de liquidação robustas para transacionar. Se essa visão grandiosa puder ser alcançada, há esperança de que o LDO finalmente comece a superar as expectativas.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este é um boletim informativo, com finalidade estritamente educacional e não se trata de um conselho de investimento ou uma sugestão para comprar ou vender quaisquer ativos ou tomadas de decisão financeira, também não é um conselho fiscal. Consulte um contador. Faça a sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão caso você realize uma compra através de um desses links. Sempre divulgaremos quando for o caso.