A evolução dos games através do tempo | Metaverso
Uma breve análise da indústria dos games e como ela está se transformando com a tecnologia cripto e blockchain.
Prezada Nação Bankless,
Em mais um artigo da nossa parceria com a DUX, trazemos para vocês uma breve análise sobre a evolução da indústria de games e como ela vem se transformando com o uso de tecnologia em blockchain e criptografia.
Os cryptogames são muito mais do que passa-tempos. Eles tem o potencial de abrir portas enormes para jogadores se tornarem novos usuários de cripto, despertando seu interesse para outras áreas da Web3.
Normalmente, é um caminho onde o jogador aprende sobre criptomoedas (sistema monetário), NFTs (tokens adquiridos no jogo), DAOs (comunidades) e DeFi (tokenomics).
É o que costumamos chamar da “toca do coelho”, em uma alusão a obra de Lewis Carroll.
Hoje, Bruna Pacheco vai te levar para uma jornada nessa evolução e te convidar para embarcar com a DUX e a Bankless Brasil nesse universo!
- Danko
A DUX é uma porta de entrada para a Web 3, com scholarships em jogos P2E, conteúdo de análise gráfica, cursos educativos, lives no Twitch, Instagram, notícias e informações. Conheça a DUX pelo servidor do Discord e faça parte do Projeto DUX Builders.
A evolução dos games através do tempo
Autora: Bruna Pacheco (DUX)
Os jogos estão presentes nas nossas vidas desde o momento em que nascemos. Jogos de tabuleiro, dados, cartas, futebol, bolinha de gude, queimada. Impossível você nunca ter jogado algum tipo de jogo com as pessoas que estiveram presentes ao longo da sua sua vida. Os gostos vão mudando, as prioridades também, mas sempre - sempre! - tiramos um tempo para nos divertir. A atividade lúdica, como diz Johan Huizinga em seu livro Homo Ludens, é inerente ao ser humano e fundamental para o desenvolvimento da cultura. Os jogos digitais são uma extensão dessa mesma regra e, de alguma maneira, podemos dizer que são fundamentais para que compreendamos a cultura do nosso tempo.
Apesar de uma comunidade que beira os 3 bilhões de pessoas, poucas pessoas deixaram os joysticks de lado e pararam pra pensar na evolução dos jogos ao longo da história. Uma forma interessante de visualizar esse processo evolutivo é a partir das modalidades de aquisição: jogos pay-to-play, jogos free-to-play, jogos play-to-earn (ou NFT Game), a grande novidade do mercado de games. Para que você possa entender mais sobre o assunto, explicaremos um por um neste artigo.
Confira, abaixo, a evolução dos games, desde pay-to-play até os hypadíssimos NFT Games.
Jogos pay-to-play: pague e jogue
A expressão pay to play significa "pague para jogar" - ou seja, quando o jogador tem que pagar para entrar no jogo. Essa modalidade é bastante frequente e a maior parte das pessoas começou jogando dessa forma, investindo dinheiro em cartuchos, discos, créditos, mensalidades ou em uma assinatura. Se você é como eu, já perdeu muitas lágrimas implorando novos jogos para os seus pais, economizando salários, guardando trocados, negociando games por notas mais altas e, claro!, escrevendo cartas dramáticas para Papai Noel. Apesar dos altos valores, para muitos jogadores, os jogos pay-to-play ainda oferecem uma qualidade gráfica superior e uma narrativa mais complexa, profunda e bem concebida.
Free-to-play: jogue de graça!
A categoria free-to-play é a modalidade de jogo em que os jogadores não precisam investir nenhum valor para começar a jogar. Esse tipo de jogo, que era impensável nas décadas de 80 e 90, consiste em uma mudança paradigmática para o mercado de games como um todo, tendo alterado drasticamente a forma de rentabilização das grandes publishers. É interessante pensar que um dos motivos para a concepção desse novo formato foram as lan houses. Como computadores eram menos frequentes nas casas das famílais, muitos jogadores se concentravam na penumbra das lan houses para jogar seus jogos preferidos sem jamais terem comprado o jogo em si. Compreendendo essa tendência como uma potencial obstrução para a comercialização de jogos, as publishers instituíram o conceito de free-to-play, criando uma nova era dos games.
A modalidade free-to-play pode ser segmentada de duas formas: primeiro, os jogos sem nenhum tipo de monetização, com todas as fases, vidas e objetos gratuitos para o jogador.
Os jogos free-to-play totalmente gratuitos para o usuário lucram com publicidade, em banners ou vídeos que não podem ser pulados. Segundo, os jogos free-for-play com compras dentro do aplicativo, in-app, naquilo se configura como o modelo freemium - ou, esclarecendo, jogos que orbitam entre o free e o premium.
Os jogos free-to-play disponibilizam acesso gratuito, mas, em concomitante, bloqueiam, marotamente, alguns recursos importantes para a game play. Nessa modalidade, você pode, de fato, progredir sem ter que investir dinheiro algum, porém, há de se deixar claro que, normalmente, essa progressão é muito mais demorada. Isso faz com que os jogadores invistam dinheiro para que possam avançar com mais velocidade - vamos falar a verdade, todos já padecemos dessa impaciência, não é mesmo? Dentro dessa mesma dinâmica, os jogos dispõem de lojas internas onde podem ser adquiridos itens, personagens, skins, capítulos da história, novas fases ou moedas premium que você pode gastar no jogo. Pois é, apesar desse "free" bem grande estampado na tela, as publishers e os desenvolvedores são bem sedutores nas formas de convencimento.
Play-to-earn: chegou a hora de você ganhar para jogar
Não existe sequer um gamer no mundo que não tenha um dia sonhado com essa possibilidade: receber para jogar! Se antes ganhar dinheiro com jogos só era possível para alguns pouquíssimos gamers profissionais, hoje podemos gritar euforicamente que o nosso sonho virou realidade! Com os NFT Games, os usuários podem se divertir e ainda receber por isso. Para quem não está familiarizado com este conceito, sente-se na poltrona mais próxima porque os jogos em NFT são uma tendência de mercado que veio pra ficar.
A sigla NFT, em inglês non-fungible tokens, pode ser traduzida como "token não-fungível", e é uma espécie de ativo que não pode ser substituído. Apesar do nome complicado, NFTs são artigos únicos, itens digitais exclusivos que só puderam ser criados graças às inovações tecnológicas promovidas pela arquitetura blockchain. Em 2021, fomentada pelo aumento de robustez e visibilidade do mercado de criptoativos, essa modalidade de jogo explodiu no mundo inteiro e, reforçada pela crise da Covid, permitiu que muitos jogadores passassem a sustentar suas famílias com os itens e missões dos jogos, recebendo recompensas que chegavam a 2 mil dólares.
A Dux foi pioneira na introdução desse conceito de games no Brasil e, em apenas 1 ano, tornou-se uma das maiores empresas de NFT games da América Latina. Atuando desde o início de 2021 no mercado, a Dux criou uma das maiores comunidades do mundo de Axie Infinity, a maior guildas de Star Atlas do mundo, a BSA e possui mais de 5 milhões de reais investidos em diversos outros jogos.
No caso do Axie, certamente o mais conhecido dos NFT games, o jogador pode começar a jogar de duas formas distintas: com investimento próprio, comprando diretamente os ativos do jogo (NFTs), ou cadastrando-se em uma Guilda ou Scholarship, que fornecem serviços de "aluguel" desses ativos, permitindo que os interessados possam começar a jogar os games mais hypados do momento pagando uma taxa para a empresa detentora do ativo.
Move-to-earn: agora o negócio é se mover para ganhar
Se os play-to-earn já fazem sucesso entre os gamers, agora uma nova modalidade vai chegar e vai entusiasmar até os jogadores mais casuais. O conceito move-to-earn chegou para tirar todo mundo de casa!
Para ganhar dinheiro, você precisa se mexer. Seu smartphone ou smartwatch vai estar ligado ao seu jogo e toda a sua movimentação vai fazer com que você receba recompensas.
É a hora de deixar o sedentarismo de lado e se divertir fora de casa. Criado na blockchain da Solana e contando com um investimento significativo da Dux, Genopets tem uma missão ousada: mudar o estilo de vida dos gamers. Sair da cama pra dar uma corrida à noite nunca foi tão prazeroso. Todos os passos que você der e forem registrados pelos dispositivos móveis que você costuma utilizar são, imediatamente, contabilizados e podem render dinheiro para você.
E aí? Curtiu? Quem já está com a mão coçando pra começar a jogar os NFT games, conhecer outros jogos e ficar por dentro das principais tendências do mercado de GameFi, pode se cadastrar no Discord da Dux e fazer parte de uma das maiores comunidades de games do mundo.
Mão na Massa!
✨ Entre na comunidade da DUX no Discord
👓 Leia como cripto está virando o jogo na indústria dos Games
🤿 Mergulhe nos jogos e divirta-se!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless Brasil com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbr.com