A cripto arte vai engolir a arte tradicional
Como a próxima geração de nativos digitais vai usar a cripto arte como o símbolo de status para o mundo digital
Por que a cripto arte vai dominar o mundo
Aposto que a primeira pessoa que criou arte em alguma tela animal em vez da parede de uma caverna levou uma bela zoeira...
“Viu a pintura do Grok? Ele botou na pele de um animal e não na parede da caverna!”
“É, eu vi. Nem acho que isso é arte de verdade. Arte de verdade tem que ser feita à moda antiga, na parede da caverna, senão não vale.”
Hoje, todos sabemos que Grok era um visionário. Ele desafiou o status quo para fazer o que nenhuma pessoa da caverna fez antes: criou arte numa tela não tradicional. Para Grok, a mídia na qual arte era criada era transformável. Ele só queria criar.
Na comunidade atual de cripto arte, todos são como Grok. Podemos ter higiene e vocabulários melhores que o velho Grok, mas de maneira parecida, estamos entre uma comunidade crescente de artistas e criativos que estão empurrando limites pré definidos, criando cripto arte.
O que é cripto arte?
É apenas arte numa blockchain – providenciando a peça com posse verificável em um mundo digital.
Como este tipo de arte é nativamente digital, ele pode ser criado em uma variedade de maneiras. Artistas podem pintar uma linda peça em uma tela tradicional ou tirar uma foto e botá-la num blockchain – e bum, cripto arte! Ou, um artista pode criar um trabalho digital que é uma imagem estática, um vídeo, um GIF ou qualquer tipo de formato de arquivo que desejarem.
Resumindo, o diferenciador que separa cripto arte de arte digital é que está num blockchain e empoderando a peça com todos os atributos que são possibilitados com esta tecnologia digital.
Por que a cripto arte está pronta para crescer?
Há três razões para a cripto arte ter potencial para virar gigante:
Livre acesso
Novo movimento de arte
Símbolos de status
Livre Acesso
Comprar arte física tradicional não é exatamente difícil, mas há barreiras.
Primeiro, muitas peças de alto valor são vendidas através de redes de galerias e aficionados de arte, que são exclusivas para clientes multimilionários ou bilionários. Além disso, se você for alguém que vive em uma área rural longe de uma cidade com galerias, então é difícil ver que tipo de arte está disponível. Apesar da internet ter democratizado o acesso à arte em grande escala, possibilitando que colecionadores contactassem artistas diretamente nas redes sociais, muitos artistas ainda usam galerias ou negociantes para vender seu trabalho.
A cripto arte vira a exclusividade de cabeça pra baixo. É acessível para qualquer pessoa. Ninguém precisa de um negociante para acessar esses mercados, você só precisa de uma conexão à internet. Você agora pode ver exatamente o que os artistas estão criando, quando seus trabalhos estão à venda, e quanto eles cobram.
Sobre pagamentos, artistas não precisam passar por uma galeria, que tende a cobrar uma taxa de 50% para vender arte. Em vez disso, os colecionadores podem comprar diretamente do artista, em qualquer lugar do mundo, usando criptomoedas.
Novo Movimento de Arte
Há um grupo pequeno, mas fanático, de pessoas na comunidade de cripto arte que estão transformando a cripto arte em um movimento.
Arte digital não baseada em blockchain andou crescendo em popularidade, e faz sentido no nosso mundo digital. Mas antes do blockchain, as pessoas não podiam realmente ser donas de peças de arte digital.
Elas existiam nos servidores de alguém, e a qualquer hora os donos do servidor podiam tecnicamente apagá-las. O blockchain permite a verdadeira posse de bens digitais, que abriu a possibilidade de artistas ao redor do mundo criarem peças digitais de arte que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode ser dona.
Há críticos que dizem que arte digital não é arte “de verdade”, mas quem decide o que é “arte de verdade” mesmo?
Deixe-me começar sugerindo que arte física não é arte de verdade, e que arte verdadeira é só digital. A verdade é que arte é só arte, e pode vir em literalmente qualquer forma. A arte é incrível porque ela não precisa ser reverenciada em massa – pode ser criada só pela criação mesmo.
Símbolos de status
As pessoas estão gastando uma média de 7 horas por dia olhando para telas. O mundo está virando digital, e isto inclui símbolos de status.
Claro, alguém poderia gabar do seu carrão e da sua casa enorme, mas isso é tão pré-internet. Todo mundo que é alguém na vida tá se mostrando nas mídias sociais, mostrando seus aviões privados, carrões, churrascos importados, etc. Todos estes são símbolos de status no mundo físico. Mas e o mundo digital? Não faria sentido começar a mostrar possessões digitais?
Se gabar no século XXI para nativos digitais e os cripto ricos pode significar comprar um CryptoPunk em vez de um Rolex. Em vez de apenas botar o CryptoPunk em uma carteira, eles podem mudar seu avatar no Twitter para uma imagem do NFT. Outros símbolos de status podem incluir mostrar arte de Beeple, Joy, Pak, Hackatao, Josie, etc.
Há muitos artistas incríveis cujo trabalho pode ser usado como a maior “ostentação digital”.
Por que a cripto arte é valiosa?
Eu vejo muitas pessoas rirem do preço de venda de muitas peças de cripto arte. “Como pode alguém pagar 100 mil dólares por um GIF?!”
Eu acho que é igualmente louco alguém pagar 100 mil por uma arte tradicional. Fundamentalmente, é só tinta numa tela que provavelmente custou menos de 100 dólares pra criar, então porque esse troço agora exige 100 mil? Se tinta e telas podem vender por esse preço, um GIF também pode.
Então o que está conduzindo o valor da cripto arte?
Eu acho que os mesmos fatores influenciam o valor em toda arte: a marca e reputação do artista. Se eu decidisse criar NFTs de arte, ninguém se importaria. Mesmo se eu disse, “olha, galera, este é meu primeiro e último NFT”, ninguém se importaria. Eu sou Andrew Steinwold, um cara do NFT, não um artista incrível.
Mas se o Banksy dissesse a mesma coisa, haveria um pandemônio e aquele NFT venderia por milhões. A razão é que o Banksy tem uma marca e reputação notável – ele é um artista de renome mundial.
Quanto às pessoas que dizem que a cripto arte não tem valor porque você pode tirar uma captura de tela da foto e salvar no seu computador, minha resposta é essa: eu tenho uma réplica da Mona Lisa pendurada na minha parede, mas ninguém se importa porque sabem que não é a original.
Este mesmo raciocínio se aplica à cripto arte.
O “Establishment” Odeia a cripto arte
É exatamente assim que você sabe que a cripto arte vai ficar grande.
O estabelecimento de cada indústria sempre odeia qualquer movimento, tecnologia, ou nova “coisa” criada que quebra ou questiona o status quo. A cripto arte é todas essas coisas. Em vez de fechada e insular, é aberta para todos. Em vez de artistas terem dificuldade em ter acesso a colecionadores, os colecionadores estão aproximando os artistas. Em vez de ser esnobe e “high-end”, é amigável, feliz e para pessoas de todo tipo de renda.
O establishment nunca gostará da cripto arte porque significa criatividade aberta e acessibilidade a todos. Podem dizer que o “estilo” não é certo e que os artistas não sabem se apresentar – qualquer desculpa para manter suas posições dominantes.
Mas mesmo assim, olhe esta estatística:
A cripto arte está decolando. Tudo bem que teve um pico uns meses atrás, mas há de se concordar que ela ganhou notoriedade esse ano. Não só por ser melhor que o mundo da arte tradicional de várias formas, mas porque está se tornando um movimento implacável.
No passado, houve muita conversa sobre o “flippening”, que refere a quando o valor de mercado do Ethereum supera o valor do Bitcoin.
Mas o verdadeiro flippening que devemos ver é quando a cripto arte supera o mercado de arte tradicional que rende 67 bilhões de dólares por ano.
Inscreva-se para o programa completo do Bankless Brasil. Conteúdo premium para quem quer ser fora da curva. R$ 15,00 por mês, com 30% de desconto até o final de 2021.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. De vez em quando, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra por meio de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
Post Original: https://newsletter.banklesshq.com/p/crypto-art-is-going-to-eat-traditional
- Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
- Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.