A Corrida do Ouro na Layer 2
Por que há uma terra de oportunidades em soluções de segunda camada (Layer 2)
Prezada Nação Bankless,
O Arbitrum disponibilizou sua versão final (mainnet) e para desenvolvedores no final de maio. É difícil articular a magnitude deste evento, pois ele relata ao progresso imensurável do Ethereum e dos sistemas criptográficos.
Desde o primeiro dia, sabia-se que o Ethereum precisaria de mais escala. Tanto o sharding quanto a segunda camadas foram identificados como a conclusão lógica de como o Ethereum escalaria, mas não havia muito mais detalhe além disto. Na época, a forma com que o sharding seria desenvolvido e como a segunda camada seria construída era uma pergunta de pesquisa muito aberta e sem resposta.
Com o tempo, e com muitas tentativas, recomeços e pesquisas, essas perguntas foram lentamente respondidas. De 2015 a 2018, fomos de canais de estado para plasma, e depois para rollups. (onde estamos agora).
O lançamento da mainnet do Arbitrum é a conclusão de 6 anos de pesquisa e desenvolvimento em sistemas criptográficos, e o Optimism não está muito atrás.
Parece que estamos à beira do…
Verão da L2 🏖
Layer 2 (ou L2 para os íntimos) é o nome dado às soluções que visam melhorar a escala das aplicações em Ethereum, ao retirar o processamento de transações da camada principal (mainnet ou layer 1), mas mantendo as vantagens do robusto sistema de segurança descentralizada da camada principal. A velocidade das transações é comprometida quando a rede está congestionada, o que prejudica a experiência do usuário para utilização de algumas aplicações.
Leia mais sobre isso no site oficial da Ethereum
Continuando…
Estou pensando nisso da seguinte forma:
O Ethereum é a Disneylândia em seus primeiros dias. É um lugar central e quando você “vai ao Ethereum”, você vai ao mesmo lugar que todos os outros, e todos estão tentando ir aos mesmos brinquedos.
Há uma quantidade limitada de coisas que você pode fazer, dado ao enorme congestionamento que limita o que o parque pode fazer (pense na Disneylândia em 1955, mas com a população de 2020). É um lugar bem divertido para estar, mas as filas do FASTPASS ainda são muito longas porque as baleias vão aos mesmos brinquedos toda vez.
A Ethereumlândia precisa de mais espaço. Então o que ela faz?
Ela constrói mais parques!
Equipes diferentes andaram construindo o portal principal do Ethereum, para estabelecer um parque novo e legal para todos os visitantes de main-chain experimentarem, e fugir da congestão dos brinquedos e atrações principais.
> O Polygon foi lançado no início de maio.
> O Arbitrum foi lançado no final de maio.
> E o Optimism teve sua primeira versão de testes, lançado a 2 semanas atrás.
Todas essas são soluções de segunda camada para o Ethereum, que prometem resolver os problemas de escalabilidade que o Ethereum tem.
A quantidade de novos espaços que os visitantes da Ethereumlândia poderão acessar vai ser coisa de louco.
Crescimento Especulativo
Um dos maiores eventos de migração na história da humanidade foi a grande Corrida do Ouro da Califórnia.
O ouro foi descoberto na Califórnia em 1848, e esta notícia trouxe cerca de 300 mil pessoas à Califórnia do resto dos Estados Unidos e de outros países. O fluxo repentino de ouro na reserva monetária revigorou a economia americana. Foi uma das razões para a Califórnia ter se tornado uma das áreas mais bem estabelecidas do mundo.
Especuladores aprenderam que haviam riquezas a serem obtidas, e a demanda para encontrar essas riquezas fizeram com que as pessoas mudassem o rumo de suas vidas, fossem para o oeste, e especulassem por ouro.
Isto é o que está prestes a acontecer (ou pode já estar acontecendo!) com o lançamento de todas essas soluções de segunda camada.
Mas isso deve acontecer duas vezes, na verdade:
Primeiro para os desenvolvedores
Depois para os usuários.
Conquista de terra pelos desenvolvedores
Quando o Polygon, Arbitrum, Optimism, Hermes, ou qualquer outra solução L2 da Ethereum for liberado, eles estarão distribuindo terra grátis para o mundo. Mas é só terra. É terra fértil, talvez a terra mais fértil já criada no universo cripto, mas não há nada nesta terra.
A primeira competição é para que os aplicativos DeFi construam infraestrutura nesta terra! Os aplicativos DeFi são as novas montanhas russas e atrações que virão para convencer as pessoas que estão no parque principal da Ethereumlândia a irem às soluções de segunda camada e verem todas as coisas legais que estão acontecendo.
Soluções de segunda camada criam a terra, mas os aplicativos DeFi precisam reivindicar este terremo como seus!
Uniswap e Sushiswap já demonstraram interesse no Arbitrum.
A votação para decidir à respeito do desenvolvimento da solução no Arbitrum feita pela governança da Uniswap foi unânime. 100% dos que votaram concordaram que faria sentido publicar uma versão da Uniswap v3 no Arbitrum.
A primeira corrida do ouro é para aplicativos DeFi. É por isso que o Arbitrum não deixou nenhum aplicativo DeFi ‘passar na frente’ dos outros. Eles preservaram a neutralidade e não deixaram nenhum aplicativo DeFi começar a construir infraestrutura antes dos outros.
Agora que o Arbitrum está aberto a desenvolvedores, todos eles saíram correndo para esse novo terreno para poder construir seu aplicativo DeFi o mais rápido possível.
A Corrida do Ouro do DeFi
É aí que começa a diversão, e porque eu acredito que um verão do DeFi: Versão L2 está chegando.
Aplicativos DeFi querem que você venha usar seu aplicativo no novo Layer 2. Eles acabaram de construir seus brinquedos favoritos que você usa no parque principal do Ethereum, mas agora eles têm seus aplicativos sem tempos de transação e com poucas taxas. Eles querem que você venha usar o aplicativo deles, e não o da concorrência porque eles querem ocupar o máximo de terreno possível.
Então o que é que eles vão fazer? Emitir tokens!
Mineração de liquidez! Yield farming! Eles farão o que aplicativos DeFi fazem de melhor: incentivar o uso através da emissão de seus tokens.
Já estamos vendo isto acontecer no Polygon, com uma quantidade absurda de sucesso. Aqui estão todas as recompensas $SUSHI e $MATIC que você pode conseguir por prover liquidez ao SushiSwap dentro da Polygon.
Eu andei farmando tokens MATIC no desenvolvimento Polygon da Aave, e tem sido uma boa até agora :)
Não são só tokens de aplicativos DeFi
Eu não faço ideia se isso é verdade, mas cairia em concordância com tudo que conheço sobre projetos no Ethereum.
O Arbitrum, o Optimism e todos os outros Layer 2s certamente terão tokens. Tokens são um jeito de distribuir poder e controle sobre sistemas valiosos, e é dentro do ethos do Ethereum o conceito de descentralizar o poder.
Quando os aplicativos DeFi começaram a minerar liquidez nas soluções de segunda camada, é bem provável que as equipes dos projetos de L2 adicionem seus próprios tokens nas oportunidades de farming. Para ganhar recompensas em SUSHI e em tokens da Arbitrum.
De que outro jeito essas equipes vão fazer o que literalmente todos os outros projetos no Ethereum estão fazendo, que é dar a governança à comunidade?
O Polygon já andou fazendo isso com o MATIC, com bastante sucesso.
Deposite ou pegue um empréstimo do Aave no Polygon, e você ganhará tokens MATIC.
Negocie, provenha liquidez, empreste e pegue emprestado no SushiSwap, para ganhar MATIC
Use o PoolTogether no Polygon para ganhar MATIC
Enquanto terminava de revisar esse artigo, fui surpreendido com uma notícia importante: Detentores de tokens $BANK — o token oficial da Bankless DAO — que votaram em pelo menos 2 propostas de governança, terão direito ao airdrop do token $SWPR, o token de governança do protocolo Swapr, uma DEX da L2, hospedada na Arbitrum.
Mais detalhes sobre o airdrop podem ser encontrados aqui (apenas em inglês).
O Matheus, da equipe Bankless Brasil, conseguiu 419 mil $SWPR. O preço unitário do token ainda não foi divulgado.
Ficou curioso? Não entendeu nada? Entra no nosso telegram que agente te explica!
As soluções de segunda camada precisam competir por usuários tanto quanto os aplicativos DeFi! Eles também precisam distribuir seus tokens para uma base de usuários maior. Mas como eles vão conseguir fazer isto?
Tokens. Yield Farming. Mineração de liquidez.
Verão DeFi: Edição L2
O Ethereum está abrindo muitos raios de L2 do seu portal principal. O portal principal está tão congestionado que as pessoas estão desesperadas para emigrar para os subúrbios do Ethereum.
Os aplicativos DeFi estão correndo para reivindicar espaço nestes novos solos férteis. Quando estiverem prontos, eles se abrirão aos usuários. Usuários virão para economizar em taxas, mas os aplicativos DeFi vão fazer de tudo para convencer usuários do Ethereum principal a usarem seus aplicativos e não a concorrência. Aplicativos DeFi emitirão recompensas de token para incentivar migração ao próprio app.
Soluções de segunda camada irão ser tokenizadas e distribuir tokens através dos aplicativos DeFi como uma maneira de descentralizar o controle sobre o Layer 2.
Será o verão DeFi de novo, só que desta vez uma ordem de magnitude maior porque teremos emissões de tokens na L2 duas vezes: tanto pelo aplicativo DeFi, tanto pela solução de segunda camada. E os imóveis da L2 serão muito valiosos a longo prazo.
É isto que vejo no horizonte.
É hora de fazer as malas. Vamos para o faroeste, porque há ouro lá fora. Há novas terras não ocupadas, e os pioneiros farão o que os pioneiros fazem de melhor.
Hora de ocupar novas terras.
Até lá 🚀
Assine o plano completo e tenha acesso antecipado as novidades que estão para sair no Bankless Brasil, além de acesso exclusivos a artigos, e um POAP personalizado.
2022 está chegando e o preço da assinatura irá aumentar 👀
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
CRIPTONOMIA
A Criptonomia tem especialidade em beneficiar processos corporativos por meio da tecnologia blockchain e promover um novo patamar de transparência entre clientes e fornecedores, auditabilidade de processos e provas de registro também. A empresa avança com soluções abrangentes em tecnologia Blockchain para clientes e parceiros, contando com uma ampla gama de setores como o industrial, financeiro e organizações que trabalham com ativos e/ou informações sensíveis.
👉 Acesse o site da Criptonomia e confira as principais soluções.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no grupo aberto do Telegram, e fale diretamente conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. De vez em quando, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra por meio de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
Post Original: The Layer 2 Gold Rush
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com