7 coisas para fazer na 2ª Camada do Ethereum
A escalabilidade do Ethereum hoje com a Camada 2. Aqui está o que você pode fazer com ela.
Prezada Nação Bankless,
Se você não acompanhou nas últimas semana , Ethereum está crescendo agora.
Optimism, ZK-Rollups, Starkware1... Há cada vez mais opções na 2ª Camada para ajudá-lo a ser bankless sem sacrificar as garantias de segurança da camada base do Ethereum.
Já existem bilhões de ETH travados na 2ª Camada do Ethereum e eles são usados todos os dias por nativos cripto que estão obtendo transações mais rápidas, taxas mais baratas e economizando muito gas.
Apenas um lembrete: como tudo nesta nova fronteira, ainda é cedo. É necessário muito trabalho antes que essas soluções sejam escaladas para o mundo.
Mas estamos indo para o oeste. Somos os pioneiros. Este é o momento de começarmos a explorar a C22 (Camada 2) — ela está aqui e está se mostrando promissora.
Veja por si mesmo.
Aqui estão 7 coisas que você pode fazer hoje.
🙏 Patrocinador: Nftfy — Negocie frações dos NFTs mais valiosos do mundo
Seja uma assinante, tenha acesso aos artigos exclusivos do Bankless Brasil, garanta seu acesso à DAO.
7 coisas que você pode fazer na Camada 2 hoje
Ethereum é a infraestrutura principal para aplicativos abertos globais. Infelizmente, por causa das vantagens e desvantagens exclusivas do Ethereum, pode ser caro e lento usar a rede em constante evolução durante tempos de alta demanda — afinal de contas, há apenas um limitado espaço nos blocos (blockspace) para contrução.
Dito isso, o Ethereum acabará escalando na camada de base por meio do ETH 2.0, o que melhorará consideravelmente a taxa de transferência da transação. O bom é que não precisamos esperar o ETH 2.0 para escalabilizar as soluções.
A resposta imediata são soluções de escalonamento da Camada 2 (C2).
As soluções de Segunda Camada são construídas em cima do Ethereum (fora da rede para mitigar o congestionamento na Camada principal), mas contam diretamente com a segurança e a finalidade do Ethereum para oferecer transações quase instantâneas e acessíveis, ou seja, coisas como transferência, negociação ou staking de tokens.
Esses sistemas de C2 não são apenas teoria. Várias soluções de 2ª Camada já estão ativas e novos projetos e integrações C2 estão chegando aparentemente todos os dias. No momento em que este artigo foi escrito, havia mais de US $ 300 milhões em crypto protegida pelos dois modelos C2 reinantes: ZK Rollups e Optimistic Rollups.
A era das soluções de dimensionamento C2 chegou, e está apenas começando. Se você é do tipo colono, agora é um momento incrível para experimentar algumas das melhores possibilidades da C2 disponíveis para nós hoje. Portanto, você deve estar se perguntando: quais são os principais serviços na Segunda Camada ativos atualmente?
Aqui estão 7 ótimas oportunidades da Camada 2 para você começar! 👇
1. Emprestar e pegar emprestado na Polygon com Aave
No início deste ano, Matic — um projeto de dimensionamento que abriu caminho para o trabalho em torno da Cadeia de Plasma Matic e da rede secundária de Matic PoS — foi rebatizado para Polygon como parte de um pivô para se tornar "Internet de Blockchains de Ethereum".
Como parte da reformulação da marca, a equipe agora está adotando optimistic rollups, ZK rollups e muito mais.
Não muito depois, o popular protocolo de empréstimo DeFi Aave anunciou a New Frontiers, uma campanha que fará com que o projeto adote uma gama de soluções de escalabilidade para que seus usuários possam desfrutar de opções. Nesse mesmo anúncio, Aave revelou que a primeira integração da campanha de dimensionamento seria com a cadeia paralela de PoS do Polygon.
É importante destacar que esta cadeia paralela não herda diretamente as garantias de segurança do Ethereum como a maioria das soluções C2s, mas oferece taxa de transferência semelhante ao do C2. E a partir da campanha New Frontier, parece altamente provável que Aave e Polygon coordenarão ainda mais as integrações de rollups daqui para frente.
Enquanto isso, você pode lidar de forma barata com o seu Aave pegando emprestado e emprestando no sidechain da Polygon. Primeiro, certifique-se de que a rede Polygon foi adicionada à sua carteira MetaMask e, em seguida, vá para Aave e clique na guia de mercado “Polygon” para ver as oportunidades de mercado disponíveis.
2. Trade Perpétuo Descentralizado
dYdX é uma corretora descentralizada, ou DEX, com nome inspirado por fornecer margem descentralizada, negociação à vista e perpétua na Ethereum.
No entanto, os comerciantes querem negociar o mais rápido e acessível possível. Felizmente, a dYdX acaba de anunciar o lançamento do L2 perpetuals trading, cortesia do mecanismo de escalabilidade StarkEx da StarkWare.
StarkEx é notavelmente poderoso e flexível, capaz de oferecer suporte à disponibilidade de dados na cadeia por meio de ZK Rollups ou dados fora da cadeia por meio do Validium. Independentemente de como você deseja dividi-lo, o motor está levando a experiência do usuário em torno das negociações perpétuas de dYdX para o próximo nível. Os produtos perpétuos já existentes na integração C2 da DEX incluem:
ETH-USD
BTC-USD
LINK-USD
UNI-USD
AAVE-USD
Portanto, se os derivados são seu caminho, considere acessar o painel de controle da dYdX. Lá, você pode depositar facilmente no sistema C2 da DEX e começar a negociar!
3. Ganhe tokens SNX como Premio de Staking
Synthetix é o principal projeto de derivados de DeFi. Se um ativo existe, seja em qualquer blockchain ou no mundo real, ele pode ser negociado como um sintético on-chain por meio da Synthetix.
No centro deste poderoso protocolo está o staking, onde os usuários fornecem o token nativo da Synthetix (SNX) ao protocolo para garantia em uma pool. Em troca deste serviço, os stakers SNX ganham recompensas em SNX inflacionárias junto com taxas de negociação. Este é o principal incentivo por trás do staking de SNX!
Legal? Agora você pode controlar seu staking SNX na C2! No início de 2021, staking de SNX entrou no ar com a equipe do Optimism, com o mesmo nome do modelo de contrução Optimistic Ethereum (OΞ) C2, que, como o nome sugere, é sustentada pela tecnologia de Optimistic Rollups.
Se esta nova forma de staking despertar seu interesse, você pode migrar e fazer staking com seu SNX através de OΞ usando o painel oficial de staking Synthetix. Ainda é cedo para Synthetix e OΞ — a troca de synths e outras funcionalidades principais do protocolo ainda precisam ser integradas.
Além disso, enfrentam períodos para retirada com cerca de 7 dias. Em outras palavras, não deposite nada que você não possa esperar uma semana para acessar!
Ainda é cedo, mas vale a pena ser um pioneiro na selva DeFi!
4. Minerar Recompensas LRC
A mineração de liquidez está na moda do DeFi desde que o fenômeno decolou no verão passado. A ideia? Você fornece liquidez com seus tokens e, assim, ajuda a iniciar projetos jovens em troca de uma recompensa (ou seja, um rendimento).
No entanto, quando as coisas estão congestionadas, a mineração de liquidez em Ethereum pode ser cara. Todas as taxas de transações para aprovação, depósito, staking e retirada podem subir rapidamente!
Mas a mineração de liquidez não precisa ser algo doloroso. Um excelente exemplo disso agora são as minerações de liquidez C2. Loopring é um protocolo de troca e pagamentos desenvolvido pela tecnologia ZK-Rollup, e os construtores do projeto criaram o Loopring Exchange para oferecer aos usuários uma experiência de formador de mercado automatizado (AMM) com as vantagens da C2.
Uma vez que a AMM depende da liquidez para prosperar, a Loopring atualmente realiza rodadas de mineração de liquidez para atrair protocolos de liquidez (LP). Qualquer um que fizer LPs para Loopring pode ganhar recompensas designadas no token nativo do projeto em questão, LRC, de acordo.
Se você está entusiasmado com o futuro do escalonamento C2 e acha que o Loopring pode ter um grande papel nesse futuro, você certamente deve considerar minerações LRC. Você pode começar navegando pelo Loopring, depositando em sua carteira C2 e, em seguida, depositando ativos em seus pools de escolha!
5. Faça Trade de DeFi Tokens em DeversiFi
Equipado com o mecanismo de escalabilidade StarkEx da StarkWare, o DeversiFi é uma bolsa de valores descentralizada e eficiente que oferece uma gama de serviços, incluindo ordens de limite descentralizadas, negociações OTC e transferências gratuitas.
Isso naturalmente torna o app fantástico para a troca de tokens DeFi populares, como UNI, MKR e AAVE.
Claro, a solução que comentamos anteriormente, Loopring AMM, pode ser usado para negociar tokens DeFi também, então não é como se este fosse apenas o domínio de DeversiFi.
Os traders avançados podem gostar do DeversiFi, pois ele oferece mais recursos de negociação do que os AMMs padrão, então, se você está procurando aplicativos C2 centrados em negociações, certamente vale a pena explorar esse aplicativo.
6. Faça Doações para Projetos do Ethereum com o Gitcoin
Muito do que sabemos e amamos o que Ethereum e DeFi oferece para nós, e que é entregue por meio do trabalho árduo dos desenvolvedores de software de código aberto (OSS). É por isso que uma estrela em ascensão na criptoeconomia é o Gitcoin, uma plataforma que tornou mais fácil do que nunca para os criadores de OSS serem pagos trabalhando na rede Ethereum, DeFi e muito mais.
A Gitcoin é mais conhecida por suas rodadas de concessões Gitcoin, onde os projetos captam recursos de forma coletiva e se beneficiam de fundos quadráticos (QF) e doações equiparadas. Ainda assim, notavelmente, os projetos podem receber doações a qualquer momento por meio do Gitcoin, e o que é incrível é a plataforma recentemente integrada ao suporte para zkSync para que os usuários possam economizar por meio de doações C2 sempre que desejarem.
O processo é simples. Adicione um projeto ou projetos ao seu carrinho, vá para o checkout e selecione a opção “Checkout with zkSync”. Neste ponto, você será levado a um painel onde poderá depositar fundos na C2. A partir daí, você pode desfrutar de uma enorme economia nas taxas enquanto apoia com estilo o ecossistema Ethereum.
Sem surpresa, a funcionalidade já está se provando bastante popular. Por exemplo, no Gitcoin Grants Round 9, mais de 80% de todas as doações foram facilitadas por zkSync!
7. Transfira Dinheiro com o Superfluid
Superfluid é um protocolo de transferência de dinheiro. Ele permite que qualquer pessoa abra um fluxo de pagamento para o qual envia dinheiro em tempo real. O protocolo aproveita duas soluções de dimensionamento diferentes - xDAI e Polygon - para que os usuários tenham opções dependendo de qual tipo você gosta.
Se você já sonhou com DAOs que podem lidar com vários fluxos de entrada de valor e recompensar seus contribuidores com uma parte desses fluxos ou NFTs que representam direitos musicais com royalties pagos a cada segundo ao titular do NFT, Superfluid é o aplicativo que permite isso .
O legal do Superfluid é que os streams não estão bloqueados. Eles ainda podem se mover livremente entre contas!
Você pode dividir e redividir seu fluxo como quiser - ou seja, se você estiver recebendo um fluxo de tokens, pode encaminhá-lo para outro destinatário em qualquer quantidade de sua escolha, e o destinatário também pode. Isso cria efetivamente uma rede de carteiras interconectadas trocando valor em tempo real!
É o dinheiro programável 2.0 , o nascimento das “finanças em tempo real” e um aplicativo com o qual os cripto nativos sempre sonharam. E isso só é possível por causa da Camada 2!
Conclusão
A idade de ouro da solução de 2ª Camada está apenas começando. O ecossistema está definido para crescer ainda mais a partir daqui, à medida que as melhores soluções C2 continuam a inovar, iterar e entregar soluções poderosas e viáveis que os projetos desejam usar.
A equipe zkSync acaba de anunciar o zkPorter, um sistema de escalonamento sem precedentes que tem chances não triviais de se tornar a arquitetura de escalonamento preferida no ecossistema Ethereum nos próximos anos.
Você também tem os principais aplicativos Ethereum, como Uniswap, que estão lançando suas principais integrações na Segunda Camada a qualquer momento.
Adicione em cima de todas as soluções de usabilidade como o Vector da Connext, que pode servir como um hub conector para Ethereum e todas suas C2s, e fica claro que os problemas de escalabilidade logo serão uma coisa do passado.
Ethereum está crescendo, e está fazendo isso hoje.
Mão na massa
Experimente os projetos em C2 que você achar interessantes!
Aumente o nível de habilidades nas Segundas Camadas com os recursos mencionados neste artigo.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
NFTFY
Com a NFTFY você tem liberdade de transformar seu NFT em seu próprio mercado de liquidez, criar um portfólio diversificado de valorização e aproveitar as negociações em tempo real.
👉 Acesse o site da Nftfy e fracionalize seu NFT ou adquira um NFT já fracionado.
Se você gostar desse artigo, considere ser um assinante do Bankless Brasil. Artigos exclusivos e um NFT customizado para os assinantes. Promoção especial até o final de 2021.
Tem interesse em interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no discord da DAO, e fale diretamente conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
Post Original: 7 things you can do on Layer 2.
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com
Optimism, ZK-Rollups e Starkware são modelos de contrução rollups. Rollups são soluções que realizam a execução de transações fora da rede Ethereum principal (C1), mas depois o conjunto de dados é validado na Camada 1.Herdando as propriedades de segurança da Camada 1 durante a execução na Camada 2 é uma característica definidora de rollups.
No inglês a segunda camada da rede Ethereum é chamada de Layer 2, ou apenas L2.